Navegação

Esta seção descreve como você pode navegar pelo documento no Okular.

Existem diversas formas de rolagem da área de visualização. Uma delas é usar as teclas Seta para cima e Seta para baixo. Você também pode usar a barra de rolagem, a roda do mouse ou as teclas Page Up e Page Down.

Você pode usar as teclas de navegação no estilo vim, sendo H para mover para o topo da página anterior, L para mover para o topo da próxima página, J para mover uma linha para baixo e K para mover uma linha para cima.

Outra forma é manter pressionado o botão esquerdo do mouse em qualquer local do documento, enquanto arrasta o mouse na direção oposta de onde você deseja mover. Este procedimento somente funcionará se a ferramenta Navegação estiver ativa, a qual pode ser selecionada em FerramentasNavegação.

Nota

Ao visualizar um documento no modo Apresentação, use as teclas Seta para cima e Seta para baixo para alternar entre as páginas ou slides. O número e a posição do slide atual serão mostrados no canto superior direito da tela.

Se quiser ler um documento com várias páginas, use a funcionalidade de deslocamento automático do Okular. Inicie o deslocamento automático com as teclas Shift+Baixo ou Shift+Cima. Depois, use essas teclas para aumentar e diminuir a velocidade de deslocamento. Você poderá iniciar ou parar o deslocamento automático temporariamente, usando a tecla Shift; pressione outra tecla qualquer para desativar esta funcionalidade.

Outra forma de navegar por um documento com diversas páginas é usar o ponteiro do mouse. Arraste a página para cima ou para baixo, continuando a arrastar até atingir a base ou o topo da tela. Assim que passar os limites de uma página, o cursor do mouse aparece no topo ou na base da tela novamente, permitindo continuar o arrastamento.

O painel de navegação do lado esquerdo da tela habilita outras duas formas de navegação pelo documento:

  • Se clicar na miniatura da página, a área de visualização será aberta nesta página.

  • Se o documento tiver um sumário, ao clicar em qualquer dos itens mostrados será aberto o documento na página associada a esse item.

  • Caso o documento tenha camadas, você poderá controlar a visibilidade através dos itens da lista Camadas.

  • Se o documento possuir favoritos, ative a área de Favoritos e clique nos mesmos para ir para a página associada. Se os favoritos não forem só visíveis para o documento atual, você poderá mudar rapidamente para os favoritos de todos os arquivos abertos recentemente.

  • Se o documento tiver anotações, ative a visão das Revisões e clique nas anotações ou selecione-as com as teclas Seta para cima e Seta para baixo e pressione Return para acessar a página associada.

Alguns documentos possuem links. Nesse caso, você pode clicar neles que a visualização será alterada para a página referenciada. Se o link for uma página Web ou algum outro documento, o aplicativo padrão responsável por esse formato no KDE será executado. Por exemplo, ao clicar no link que direciona para http://www.kde.org, será aberta uma página Web no navegador padrão do KDE.

Importante

Os links internos do documento funcionam somente quando for usada a Ferramenta de Navegação.

Adicionalmente, você pode usar as funcionalidades a seguir, para mover-se rapidamente a locais específicos do documento:

  • Você pode ir para o início do documento usando o Ctrl+Home ou usando a opção IrInício do documento.

  • Você pode ir para o fim do documento usando Ctrl+End ou usando IrFim do documento.

  • Você pode avançar no documento usando a tecla Espaço ou Page Down. Para ir para a próxima página, use o botão Próxima página da barra de ferramentas ou IrPróxima página na barra de menus.

  • Você pode voltar no documento usando a tecla Backspace ou Page Up. Para ir para a página anterior, use o botão Página anterior da barra de ferramentas ou IrPágina anterior na barra de menus.

  • Você pode voltar para as posições no documento de onde veio em ordem cronológica. Considere, por exemplo, ler a frase Como apresentado em [15], … e quer consultar rapidamente a referência [15]. Para isso, você pode clicar na mesma, para que o Okular salte para a lista de referências. Se usar Alt+Shift+Esquerda ou IrVoltar na barra de menus, irá voltar exatamente para a posição de onde veio.

  • Você pode avançar no documento, após ter recuado, com a combinação de teclas Alt+Shift+Direita ou usando a opção IrAvançar.

  • Você pode ir para a próxima ocorrência quando pesquisar usando as teclas F3 ou Enter (quando o foco estiver no campo Localizar) ou o item de menu EditarLocalizar próxima, ou então voltar para a ocorrência anterior usando as teclas Shift+F3 ou Shift+Enter (quando o foco estiver no campo Localizar) ou o item de menu EditarLocalizar anterior.