Anotações

O Okular permite-lhe revisar e fazer anotações em seus documentos.

Anotações do Okular

O Okular possui dois tipos de anotações:

As anotações de texto, como o Realce em amarelo e o Sublinhado em preto para os arquivos de texto como, por exemplo, PDF.

As anotações gráficas, como Nota instantânea, Nota integrada, Linha livre, Realce, Linha reta, Polígono, Carimbo, Sublinhado, Elipse e Máquina de escrever, para todos os formatos que o Okular possui suporte.

Se usar o menu de contexto na área de Revisões do painel de navegação ou na janela principal, você poderá abrir uma Nota instantânea para os vários tipos de anotações e adicionar ou editar comentários.

As anotações não estão limitadas apenas para arquivos PDF, podendo ser usadas em qualquer formato com suporte no Okular.

O Okular possui um recurso chamado "arquivo de documento". Trata-se de um formato específico do Okular para transportar o documento com os vários metadados associados a ele (atualmente, apenas as anotações). Você pode salvar um "arquivo de documento" para o documento aberto, escolhendo ArquivoSalvar como e selecionando Arquivo de documento do Okular no seletor Filtro. Documentos salvos dessa forma terão a extensão .okular. Para abrir um arquivo de documento, basta abri-lo com o Okular da mesma forma como, por exemplo, um documento PDF.

Você também pode salvar as anotações diretamente nos arquivos PDF. Use ArquivoSalvar para salvar sobre o arquivo atual ou ArquivoSalvar como... para salvá-lo como um novo arquivo.

Nota

Devido a limitações do DRM - Digital Rights Management (normalmente com documentos em PDF), pode não ser possível a adição, edição ou remoção de propriedades e anotações.

Nota

Qualquer ação sobre as anotações (criação, remoção, edição das suas propriedades, mudança de posição com Ctrl+arrastar o mouse e edição do conteúdo de texto) podem ser desfeitas ou refeitas com o item correspondente do menu Editar. Também é possível desfazer a ação ao pressionar Ctrl+Z e refazê-la ao pressionar Ctrl+Shift+Z.

Você pode configurar as propriedades e a aparência padrão de cada ferramenta de anotação. Para mais informações, consulte a seção correspondente deste manual.

Adição de anotações

Para adicionar anotações ao documento, você precisa ativar a barra de ferramentas de anotações. Isso é feito ao selecionar a opção FerramentasRevisão ou pressionando a tecla F6. Assim que a barra de ferramentas de anotações for exibida, basta pressionar um dos botões ou usar os atalhos de teclado (teclas de 1 a 9) para iniciar a construção da anotação.

A barra de anotações ajuda-o a fazer anotações com desenhos, formas e mensagens de texto. Você pode usar a barra de anotações para marcar um documento (por exemplo, adicionar linhas, elipses, polígonos, carimbos, realces, sublinhados, etc.). A tabela abaixo descreve exatamente o que faz o conjunto de botões padrão.

Botão Nome da ferramenta Descrição

Nota instantânea

Para desenhar uma nota com várias linhas. A nota poderá ser vista com um clique duplo sobre um ícone do documento.

Clique no botão da ferramenta e depois no local do documento onde a nota deve ser adicionada. Indique o texto da nota e depois clique no botão Fechar esta nota no canto superior direito da janela.

É possível definir a Cor, a Opacidade e o Ícone da nota. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da nota criada e selecionar o item de menu Propriedades.

Nota integrada

Para desenhar uma nota integrada. A nota será apresentada integrada ao documento.

Clique no botão da ferramenta e depois com o botão esquerdo do mouse para colocar o canto superior esquerdo da nota. Depois arraste para colocar o canto inferior direito. Indique o texto da nota e depois clique em OK para salvar a nota, em Cancelar para cancelar a introdução da nota ou em Limpar para apagar o conteúdo da nota.

É possível definir a Cor, a Opacidade, a Fonte, o Alinhamento e a Largura da borda da nota. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da nota criada e selecionar o item de menu Propriedades.

Linha livre

Para desenhar linhas à mão livre.

Clique no botão da ferramenta e depois clique com o botão esquerdo do mouse para marcar o início da linha, depois arraste para desenhar a linha.

É possível definir a Cor, a Opacidade e a Largura da linha. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da nota criada e selecionar o item de menu Propriedades.

Realce

Para realçar o texto no documento com a cor de fundo indicada.

Clique no botão da ferramenta e depois clique com o botão esquerdo do mouse para marcar o início do texto a realçar, depois arraste para fazer o realce.

É possível definir o Tipo (Realce, Ondulado, Linha ondulada ou Sublinhado), a Cor e a Opacidade do realce. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o texto realçado e selecionar o item de menu Propriedades.

Linha reta

Para marcar com uma linha.

Clique no botão da ferramenta e depois clique com o botão esquerdo do mouse para marcar o ponto inicial da linha e depois arraste para marcar o ponto final. Para finalizar, clique mais uma vez.

É possível definir a Cor, a Opacidade, a Largura, o Início da linha, o Fim de linha, o Comprimento da linha principal e Comprimento das extensões da linha principal da linha. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da nota criada e selecionar o item de menu Propriedades.

Polígono

Para desenhar uma figura plana fechada com três ou mais segmentos. A nota correspondente poderá ser vista com clique duplo dentro do polígono.

Clique no botão da ferramenta e depois com o botão esquerdo do mouse para marcar o primeiro vértice do polígono, depois arraste para marcar o segundo vértice. Continue até que tenha desenhado todo o polígono até ao primeiro vértice. Clique duas vezes se quiser adicionar alguma nota ao polígono. Digite o texto da nota e depois clique em OK para salvar a nota, em Cancelar para cancelar a introdução da nota ou em Limpar para apagar o conteúdo da nota.

É possível definir a Cor, a Opacidade, a Forma de preenchimento (e sua cor), assim com a Largura do polígono. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da nota criada e selecionar o item de menu Propriedades.

Carimbo

Para marcar o texto ou imagem com alguma forma predefinida.

Clique no botão da ferramenta e depois no botão esquerdo do mouse para colocar o carimbo.

É necessário um único clique para colocar um carimbo quadrado (útil para ícones). Para adicionar um carimbo retangular, você poderá clicar com o botão esquerdo do mouse e mantê-lo pressionado para colocar o ponto superior esquerdo, arrastando depois para colocar o inferior direito.

É possível definir a Opacidade e o Símbolo do carimbo. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da nota criada e selecionar o item de menu Propriedades.

Atenção

Esta funcionalidade é experimental. Carimbos personalizados inseridos em documentos PDF serão visíveis apenas no Okular.

Sublinhado

Para sublinhar algum texto.

Clique no botão da ferramenta e depois com o botão esquerdo do mouse para definir o início do trecho de texto sublinhado, em seguida, arraste-o para o sublinhar.

É possível definir o Tipo (Realce, Ondulado, Linha ondulada ou Sublinhado), a Cor e a Opacidade do sublinhado. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o texto sublinhado e selecionar o item de menu Propriedades.

Elipse

Para desenhar uma elipse ou retângulo em torno de uma área determinada.

Clique no botão da ferramenta e depois com o botão esquerdo do mouse para definir o canto superior esquerdo do retângulo circunscrito da elipse. Depois, arraste para definir o canto inferior direito.

É possível definir o Tipo (Retângulo ou Elipse), a Cor, a Opacidade, a Forma de preenchimento (e sua cor), assim com a Largura da borda. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da nota criada e selecionar o item de menu Propriedades.

Máquina de escrever

A máquina de escrever possui letras opacas em fundo transparente, o que é útil para preencher formulários não interativos.

Clique no botão da ferramenta e depois com o botão esquerdo do mouse para colocar o canto superior esquerdo da nota. Depois arraste para colocar o canto inferior direito. Indique o texto da nota e depois clique em OK para salvar a nota, em Cancelar para cancelar a introdução da nota ou em Limpar para apagar o conteúdo da nota.

É possível definir a Fonte e a Cor do texto. Basta clicar com o botão direito do mouse no texto da máquina de escrever e selecionar o item de menu Propriedades.

Estas são as anotações padrão e fornecidas pelo Okular. Ao usar a página Anotações da caixa de diálogo de configuração, você poderá adicionar as suas próprias anotações, como carimbos personalizados, formatação de texto com Linha ondulada ou Tachado, ou uma forma geométrica, como um Retângulo com cor interna para realçar determinadas regiões, etc.

Nota

É possível adicionar código em LATEX ao texto das anotações. Basta, adicionar $$código$$ ao texto da anotação, onde o código será qualquer equação válida em LATEX, seguindo as instruções na tela para permitir a renderização com uma distribuição de LATEX instalada no seu sistema.

O conteúdo da barra de anotações pode ser configurado usando a página de Anotações da caixa de diálogo de configuração do Okular. Essa página pode ser aberta com o botão direito do mouse se clicar na barra de anotações e depois escolher Configurar anotações... no menu de contexto.

Com um único clique do botão esquerdo do mouse no botão de ferramentas de anotação você pode usar uma vez a ferramenta. Por exemplo, se quiser realçar todas as partes importantes de um texto, ative essa ferramenta de forma permanente com um clique duplo sobre o botão respectivo. Pressione a tecla Esc ou o botão da ferramenta mais uma vez para sair do modo permanente.

Nota

A barra de ferramentas de anotações pode ser acoplada em qualquer lado da área de visualização. Para isso, basta arrastá-la para outro local.

Nota

Se ativar a barra ferramentas de anotações, a exibição do documento será alterada para o modo de navegação.

Você pode parar a construção a qualquer momento, clicando novamente no botão da anotação que estiver construindo ou pressionando a tecla Esc.

A anotação recém-criada terá como autor o nome definido na página Anotações da caixa de diálogo de configuração do Okular. A página Anotações também pode ser usada para configurar o conteúdo da barra de anotações.

Remoção de anotações

Para remover uma anotação, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar Excluir ou selecione uma anotação usando o botão esquerdo do mouse e pressione a tecla Del.

Ao removê-la, a janela da anotação será fechada, caso esteja aberta.

Nota

Esta opção pode estar desabilitada, se o documento não permitir a remoção de anotações.

Edição de anotações

Para editar uma anotação, clique nela com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Uma caixa de diálogo irá aparecer com as configurações gerais da anotação (cor e opacidade, autor, etc.), assim como as configurações específicas para esse tipo de anotação.

Janela de propriedades das anotações

Para mover uma anotação, mantenha pressionada a tecla Ctrl, mova o ponteiro do mouse para ela e então arraste com o botão esquerdo do mouse.

Se clicar com o botão esquerdo do mouse sobre uma anotação, ela fica selecionada. As alças de dimensionamento irão aparecer no retângulo de seleção. Quando o cursor passa sobre uma das 8 alças de dimensionamento nos cantos ou bordas, a forma do cursor muda para indicar o modo de dimensionamento. Clique em qualquer outro local da anotação para movê-la. Se pressionar Esc ou clicar em uma área fora da anotação irá cancelar a seleção.

O dimensionamento só se aplica aos tipos de anotação Nota integrada, Máquina de escrever, Carimbo e Elipse.

Nota

Dependendo das permissões do documento (normalmente com documentos em PDF), algumas opções podem estar desabilitadas.