Janela do Editor

A janela de edição principal mostra um padrão em grade e réguas de escala no topo e à esquerda. As réguas podem ser formatadas em pontos, centímetros ou polegadas. O editor é uma área que se pode deslocar ou ampliar/reduzir sobre o seu padrão, permitindo-lhe usar as diversas ferramentas de edição para modificar o seu visual.

De um modo geral, o botão esquerdo do mouse é usado para ativar qualquer uma das ferramentas no padrão. Os detalhes de cada uma das ferramentas, bem como o seu uso, são apresentados na seção de referência de comandos.

A grade mostra linhas mais carregadas que dividem as células em grupos. O número de células por grupo é configurável, sendo o valor padrão igual a 10, assim como as cores das linhas. Isso é útil se você estiver criando padrões sobre um fundo escuro que necessite de linhas coloridas mais claras para criar contraste.

Uma opção do menu permite-lhe adicionar imagens de fundo à janela do editor, para usar como modelo para a adição de pontos. Para mais detalhes, veja a seção para Criando padrões.

Menu de Contexto

Usando o botão direito do mouse no editor irá ativar um menu de contexto que lhe permite alterar o formato das réguas e a aparência visual dos pontos. Também lhe permite ativar ou desativar as imagens de fundo, os pontos, os pespontos, a grade e as réguas.