Capítulo 4. Resumo da interface

A tela de boas-vindas

A tela de boas-vindas é a primeira coisa que você vê quando iniciar o KSudoku ou use a barra de ferramentas ou menu para pedir um novo jogo. Ele tem uma lista com todos os tipos e tamanhos de quebra-cabeça, podendo clicar em um deles para selecioná-lo.

Se você clicar no botão Inserir um quebra-cabeça, irá aparecer um tabuleiro vazio do tipo e tamanho selecionados. Aqui você poderá usar o mouse ou o teclado para inserir um quebra-cabeça de outra origem, como um jornal. Quando tiver concluído, use o botão Verificar da barra de ferramentas ou do menu para verificar o quebra-cabeça. Ele deverá ter apenas uma solução. Se for o caso, você poderá começar a resolver o quebra-cabeça ou pedir ao KSudoku para o resolvê-lo. Se não existir uma solução ou existir mais que uma, provavelmente significa que você cometeu um erro ao inserir os dados.

Se você clicar no botão Gerar um quebra-cabeça, o KSudoku irá mostrar um tabuleiro com alguns quadrados já preenchidos. Dependerá de você preenchimento do resto.

Antes de gerar um quebra-cabeça, verifique se as configurações dos botões de Dificuldade e Simetriaestão a seu gosto. Você pode alterá-los durante um jogo, mas não farão efeito até que o próximo quebra-cabeça seja gerado.

Nota

Se você não conseguir ver os botões de Dificuldade e Simetria, use o item do menu ConfiguraçõesMostrar a barra de status para se certificar de que a barra de status está visível.

O botão Dificuldade oferece seis níveis de dificuldade, do Muito fácil ao Difícil, Diabólico e Ilimitado. Os níveis mais fáceis podem levar alguns minutos para serem resolvidos em um tabuleiro 9x9. Os níveis Difícil e Diabólico podem levar cerca de uma hora e pretendem ser equivalentes aos níveis de dificuldade encontrados nos jornais. Os quebra-cabeças Samurai e os tamanhos 16x16 ou 25x25 levam mais tempo para resolver, simplesmente porque existem mais linhas, colunas e blocos para preencher.

O nível Diabólico normalmente necessita de uma ou mais adivinhações, com a hipótese de voltar atrás se você se enganar. Os níveis mais baixos podem ser resolvidos normalmente apenas com lógica. O nível Ilimitado não tem limites sobre o número de adivinhações necessárias, quando é necessária a primeira adivinhação ou quão complexa poderá ser a lógica. É fornecido apenas para interesse dos jogadores experientes, mas tende a gerar quebra-cabeças quase impossíveis e desinteressantes, não sendo recomendado para o uso geral.

O botão Simetria oferecem sete tipos de simetria, incluindo a Sem Simetria. Isto controla a disposição e aparência dos quadrados que são preenchidos no início de um quebra-cabeça e tem apenas um efeito estético, exceto no caso dos quebra-cabeças sem simetria, que tendem a ser mais complicados que aqueles que possuem alta simetria, sendo menos provável que o KSudoku gere um quebra-cabeça com dificuldade elevada e uma alta simetria conjugadas.