Capítulo 3. Configuração

Caixa de diálogo Configurações

O Kronometer é personalizado em vários aspectos. Você pode abrir a caixa de diálogo de configuração clicando na opção Configurar o Kronometer do menu Configurações. A caixa de diálogo de configuração está organizada nas seguintes categorias.

Configuração geral

Na página de configurações gerais, você encontra as definições do cronômetro e das voltas. Na aba do cronômetro, você pode definir o formato de tempo preferido no visor do cronômetro. Também pode escolher se deseja mostrar as horas, minutos ou frações de segundo (os segundos sempre ficarão visíveis). O Kronometer tem suporte a granularidade para os milissegundos, ainda que isto exija uma grande carga de processamento da CPU, devido à taxa de atualização elevada da interface.

Dentro da aba de voltas, você pode ativar a funcionalidade de gravação das voltas. Se as mesmas estiverem ativas, você pode escolher o formato das horas, se deve mostrar as suas notas e se deve mostrar suas horas absolutas, que são as horas do cronômetro quando foram gravadas.

Configuração da fonte

Na página de configuração da fonte, você poderá personalizar a fonte usada no visor do cronômetro. Poderá escolher diversos estilos, famílias e tamanhos de fonte para cada componente do temporizador (horas, minutos, etc.). Por padrão, cada componente do cronômetro usará a mesma fonte, de acordo com a fonte padrão do sistema.

Configuração de cores

Na página de configuração de cores, você poderá personalizar as cores padrão do visor do cronômetro. Poderá mudar as cores de fundo e do texto. As cores padrão irão respeitar o tema que estiver selecionado no sistema.

Configurações incorporadas do KDE

O Kronometer utiliza as ferramentas de configuração padrão do KDE. Você pode encontrá-las no menu Configurações, sob os itens Configurar os atalhos e Configurar barras de ferramentas. Elas permitem-lhe alterar os atalhos das ações do Kronometer, assim como mudar a posição da barra de ferramentas e do seu conteúdo.