Capítulo 3. Usando o Remote Desktop Connection

É bastante simples usar o Remote Desktop Connection - ele possui uma interface simples, tal como é demonstrado na captura de tela abaixo.

A janela principal do Remote Desktop Connection

Conectando o Remote Desktop Connection a servidores compatíveis

O Remote Desktop Connection é um cliente e necessita de ser usado com servidores compatíveis. Existem diferentes formas de se conectar a esses servidores:

  • Digitando diretamente o nome do servidor (ou o seu endereço IP) no campo Conectar a:.

  • Usando um convite que tenha recebido. O Desktop Sharing usa convites e pode enviá-los por mensagem eletrônica.

Vamos olhar para um de cada vez.

Entrada do nome do servidor

Se você souber o nome da máquina (ou o seu endereço IP) do servidor ao qual se deseja conectar, você poderá indicá-lo diretamente no campo Conectar a:.

Se você quiser conectar à máquina chamada 'maria', que esteja rodando um servidor de VNC na tela 1 (5901), você poderá digitar maria:1 ou maria:5901 e escolher o vnc como protocolo na lista.

Inserindo um nome de uma máquina no Remote Desktop Connection

De forma similar, se você estiver usando um servidor RDP nessa máquina, você poderá inserir maria. Escolha o rdp como protocolo. O RDP não necessita que o número da tela seja indicado. Se o servidor rodar o servidor de RDP numa porta diferente do padrão, você poderá indicá-la no formato maria:3910

Você precisa indicar uma URL com uma sintaxe codificada em porcentagens, isto é, @ como %40, por exemplo, usuário%40ad.domínio.exemplo

Usando um convite

Dentro do aplicativo servidor do Desktop Sharing, é possível enviar convites por e-mail (e de outras formas, ainda que a do e-mail seja a mais útil). Se você receber este tipo de convite por e-mail, você poderá simplesmente clicar na ligação fornecida pelo e-mail. Isto irá iniciar o Remote Desktop Connection se não estiver já rodando, e conectar-se-á ao servidor indicado no convite.