Regras dos Jogos Individuais

Klondike

O Klondike é o jogo mais famoso da paciência — muito provavelmente porque existe um sistema operacional muito usado que vem com ele. É jogado com um baralho.

O objetivo do Klondike é colocar todas as cartas como famílias reais por ordem ascendente na fundação. Isto funciona normalmente muito bem à medida que as cartas vão ficando com a face para cima nas pilhas de jogo.

As sequências nas pilhas de jogo têm de ser postas lá por ordem descendente, e as cartas deverão alternar em termos de cores (vermelha e preta). Você poderá mover as sequências completas ou partes delas se a primeira carta se ajustar noutra pilha.

Numa pilha livre, o jogador poderá pôr um rei de qualquer cor ou uma sequência que comece por um rei.

Quando você clicar no talão, será movida uma carta para a pilha do lixo, a partir da qual você poderá movê-la para as pilhas de jogo ou para a fundação. Se o talão estiver vazio, você poderá mover a pilha do lixo completa no talão se clicar no talão vazio.

Você poderá procurar as cartas no talão tantas vezes quantas desejar.

Vovô

Este jogo foi apresentado ao Paul Olav Tvete pelo seu vovô, daí o nome deste jogo. Não existe nenhum jogo conhecido de paciência que implementem estas regras de jogo.

O Vovô distribui um baralho para sete pilhas de jogo, onde algumas das cartas da pilha estão viradas para baixo no início.

O objetivo é colocar todas as cartas como famílias reais, por ordem ascendente, nas fundações.

Você poderá mover qualquer carta de qualquer pilha se ela se adequar a outra carta para formar uma sequência real numa ordem descendente. Por exemplo, você pode mover o cinco de espadas para cima do seis de espadas, independentemente de quantas cartas estejam no topo do cinco de espadas. Só o seis de espadas é que pode estar no topo dessa pilha.

Numa pilha livre, você pode colocar um rei (mais uma vez, não interessa quantas cartas estão por cima dela).

Se não existirem mais movimentos possíveis, você pode redistribuir as cartas. Uma redistribuição consiste em pegar as cartas das pilhas em jogo (pilha por pilha, da esquerda para a direita) e redistribuí-las no padrão inicial (ziguezagueando linhas cartas com a face para baixo formando um bolo e então deixando as linhas à direita com as cartas do topo com a face para cima). Observe que as cartas não são embaralhadas e que as cartas nas pilhas da fundação não são tocadas. Você pode redistribuir não mais de duas vezes num jogo simples.

Ainda que as regras sejam simples e permitam ainda algumas jogadas, o jogo é ainda difícil de ganhar, embora seja ainda divertido de jogar (ou devido a isso).

Aces Up

Esta paciência tem regras muito simples, mas é ainda difícil de ganhar. É jogado com um baralho e o objetivo é pôr todas as cartas ao lado dos ases na fundação. Depois disso, deverá existir um ás em cada pilha de jogo restante.

Cada carta de topo do mesmo naipe (por exemplo espadas) e que tenha um valor mais baixo que outra carta de topo (por exemplo o seis de espadas e o quatro de espadas) podem ser colocados na fundação se clicar nela.

Se você não conseguir mover mais cartas para a fundação, você poderá obter uma nova carta para cada pilha de jogo se clicar no talão.

Numa pilha livre, você poderá mover as outras cartas para o topo da pilha. O jogador deverá escolher estes movimentos para libertar as pilhas, de forma a que as novas cartas possam ser movidas para a fundação depois disso.

A função de largada automática está desativada para esta paciência.

Freecell

A Célula Livre é jogada com apenas um baralho de cartas. Você tem quatro células livres no canto superior esquerdo. Além disso, existem as quatro pilhas da fundação e, por baixo, existem oito pilhas de jogo.

O objetivo do jogo é ter todas as cartas, como famílias reais por ordem ascendente, na fundação. Isto pode ser conseguido com muita frequência se você souber jogar. O Célula Livre é solucionável com uma taxa aproximada de 99,9% — das 32.000 primeiras combinações de jogo, só uma não é solucionável (a 11.982, se desejar saber).

Nas pilhas de jogo, o jogador tem que ir construindo sequências descendentes, onde as cartas vermelhas e as pretas alternem. Numa célula livre, você poderá colocar qualquer carta.

Você só pode mover uma única carta que fique no topo de uma pilha ou de uma célula livre. As sequências só podem ser movidas se tiver espaço suficiente (células livres ou pilhas de jogo livres) para colocar as cartas enquanto as move.

O número máximo de cartas que pode mexer é calculado através de:

Para resolver este jogo, recomenda-se que pegue nas cartas fora das sequências de jogo na mesma ordem pelas quais terão que ser colocadas na fundação (primeiro os ases, depois os 2, etc.)

Você deverá tentar manter tantas células ou pilhas de jogo livres quantas possível, para que consiga criar sequências suficientemente grandes.

Mod3

O Mod-3 é jogado com dois baralhos de cartas. O objetivo do jogo é colocar todas as cartas nas três filas superiores. Nelas, você terá que criar sequências da mesma cor. Na primeira fila, você terá que criar a sequência 2-5-8-J, na segunda fila a sequência 3-6-9-Q e, finalmente, na terceira fila a 4-7-10-K. O naipe das cartas terá que ser o mesmo para cada sequência, assim você só pode pôr um cinco de copas por cima de um dois de copas, por exemplo.

A quarta fila é a pilha do lixo e a de jogo ao mesmo tempo. Num espaço livre, você poderá colocar qualquer carta das três primeiras filas e uma do topo da quarta fila.

Você pode colocar os ases nas suas pilhas em cima do talão. Eles estão no jogo para que você consiga ter um ponto de partida para criar espaços livres.

Se você não tiver mais cartas, poderá obter cartas novas na quarta fila se clicar no talão.

A função de largada automática está desativada para esta paciência.

Cigano

O Cigano é jogado com dois baralhos. O objetivo do jogo é colocar todas as cartas em famílias reais ascendentes na fundação.

As pilhas de jogo têm que estar por ordem descendente enquanto que as cartas pretas e vermelhas têm que estar alternadas. Você só poderá mover sequências ou cartas isoladas. Num espaço livre, você poderá colocar qualquer carta ou sequência.

Se você não conseguir mover mais cartas, poderá clicar no talão para obter um novo conjunto de cartas para cada pilha de jogo.

Usar a funcionalidade de Desfazer, você poderá facilitar bastante o jogo, uma vez que terá que tomar algumas decisões, decisões estas que poderão se tornar erradas depois que você clicar no talão.

Quarenta & Oito

O Quarenta & Oito é jogado com dois baralhos. O objetivo do jogo é pôr todas as cartas como famílias reais na fundação.

As pilhas de jogo têm que estar por ordem descendente. Aqui você terá de se preocupar com as cores. Você só poderá colocar um cinco de copas por cima de um seis de copas, por exemplo.

Você só poderá mover uma única carta para o topo de uma pilha. Você poderá pôr qualquer carta num espaço livre.

Ao clicar no talão, você poderá colocar uma carta na pilha do lixo, a partir da qual poderá colocá-la numa pilha de jogo ou na fundação (o KPatience poderá fazer isso por você). No caso do talão ficar vazio, o jogador poderá colocar todas as cartas da pilha do lixo de volta no talão. Isto só funciona uma vez e, se esvaziar o talão uma segunda vez, o jogo irá terminar.

Esta paciência não é muito fácil de resolver, mas com alguma experiência, você poderá resolver várias combinações, especialmente se você usar a funcionalidade para Desfazer da jogada de tempos em tempos para corrigir as suas decisões e as que o KPatience faça ao colocar as cartas na fundação.

Simão simples

O Simão Simples é jogado com um baralho de cartas. O objetivo do jogo é colocar todas as cartas como famílias reais na fundação.

Nas pilhas de jogo, você poderá criar as sequências. De um modo geral, você não terá que se preocupar com os naipes das cartas, mas as sequências só poderão se mover se fizerem parte de uma sequência real. (por exemplo, você poderá mover o seis de espadas somente se por cima dela estiver o cinco de espadas; por outro lado não poderá mover a carta para cima de um cinco de paus).

As cartas só poderão ser movidas para a fundação se todas as 13 cartas de uma família estiverem umas por cima das outras nas pilhas de jogo.

Sugestão

Você deverá tentar mover o mais cedo possível as cartas das pilhas à direita para ficar com pilhas livres, de modo a poder colocar as cartas temporariamente nelas.

Com espaço livre suficiente, você poderá criar famílias nos espaços livres, independentemente da cor. Se você tiver todas as cartas dessas famílias, poderá ordená-las pela sua cor, de modo a enviá-las para a fundação.

Yukon

O Yukon é jogado com um baralho de cartas. O objetivo do jogo é colocar todas as cartas como famílias reais por ordem ascendente na fundação.

As sequências das pilhas de jogo têm que estar por ordem descendente com cartas vermelhas e pretas alternadas. Você poderá mover todas as cartas com a face para cima, independentemente de quantas cartas estão por cima dela. Deste modo, poderá colocar um cinco de copas por cima de um seis de espadas, se esta for a carta no topo da sua pilha.

Você poderá colocar um rei de qualquer cor num espaço livre (mais uma vez, não interessa quantas cartas estão por cima dele).

Relógio do Vovô

O Relógio do Vovô é uma paciência simples e, depois de algumas experiências, você deverá ser capaz de resolver a maior parte dos jogos. É jogado com apenas um baralho e o objetivo do jogo é colocar as cartas como sequências reais ascendentes na fundação.

A fundação fica no lado direito e consiste em 12 pilhas que formam um relógio. O nove às 12 horas, a dama fica às 3 horas, o três fica às 6 horas e o seis fica às 9 horas.

Existem 8 pilhas de jogo ao lado do relógio e existem 5 cartas em cada uma das pilhas. Nas pilhas de jogo, você poderá criar sequências descendentes, ignorando a cor das cartas. Só poderá mover uma única carta de cada vez.

Golf

O Golf é jogado com um baralho de cartas. O objetivo do jogo é colocar todas as cartas da mesa na fundação.

O layout da paciência Golf é relativamente simples. No início do jogo, você verá no tabuleiro sete colunas, nas quais cada uma tem cinco cartas. Por baixo desta, existe o talão e a fundação.

O Golf é simples, mas necessita de estratégia para ganhar. As cartas na base de cada coluna do tabuleiro estão disponíveis para jogo. As cartas disponíveis são colocadas na carta de topo da fundação por ordem ascendente ou descendente, independentemente do naipe. Se não existirem mais jogadas possíveis, você poderá mover uma carta do talão para a fundação. O jogo acaba quando todas as cartas do talão tiverem sido jogadas e não houverem mais jogadas possíveis.

Aranha

A Aranha é jogada com dois baralhos de cartas. As cartas são distribuídas por 10 pilhas de jogo, 4 delas com 6 cartas e as outras 6 com 5 cartas cada uma. Isto deixa 50 cartas de sobra que poderão ser distribuídas, 10 de cada vez, por cima de cada pilha de jogo.

Nas pilhas de jogo, você poderá colocar uma carta por cima de outra carta de qualquer naipe com um valor superior. Poderá mover-se uma sequência de cartas descendente do mesmo naipe de uma pilha de jogo para outra.

O objetivo da Aranha é colocar todas as cartas como famílias reais descendentes a partir do Rei em qualquer local das pilhas de jogo. Quando uma dessas famílias for criada numa pilha de jogo, esta é removida para o canto inferior esquerdo da janela.

Os diferentes níveis indicam quantos naipes são distribuídos - o Fácil usa 1 naipe, o Médio usa 2 naipes e o Difícil usa todos os 4 naipes. O jogo é relativamente simples de ganhar no nível Simples e é muito complicado de ganhar no Difícil.