Importar, Exportar e Manter os Calendários

Embora os arquivos locais sejam apenas um entre outros recursos que poderão ser usados pelo KOrganizer, eles são a forma mais conveniente de compartilhar calendários, salvar cópias ou importar itens do seu programa de calendário antigo.

Importando calendários

Se você tiver um arquivo iCalendar ou vCalendar e quiser importá-lo, selecione o item ArquivoImportarImportar calendário.... O KOrganizer perguntará se deseja Adicionar como um calendário novo, o que irá adicionar o arquivo do calendário como um novo recurso de arquivo local, Mesclar ao calendário existente, que irá reunir os itens do calendário num recurso existente ou Abrir numa janela separada, que lhe permitirá ver e editar o calendário, mas não o adicionará à sua vista principal.

Um bom momento para isto será quando receber um arquivo vCalendar com alguns itens através de e-mail, por exemplo, ou se estiver planejando importar o seu calendário a partir de outro aplicativo. No último caso, a primeira coisa a fazer é usar esse aplicativo para exportar os dados do calendário num dos formatos acima ou usar uma ferramenta de conversão do formato nativo do aplicativo.

Se você tiver usado o ical, um programa conhecido mas antigo de calendários para o UNIX®, poderá desejar importar os seus eventos e tarefas diretamente para o KOrganizer. Para fazer isto, selecione o item ArquivoImportarImportar da ferramenta Ical do UNIX®. Esta ação irá ler o arquivo .calendar da sua pasta pessoal e mesclar os itens que existem no seu calendário atual. Se ocorrerem erros ou fenômenos suspeitos durante o processo, o usuário será notificado através de mensagens.

Exportar Calendários

Você poderá exportar os seus dados como uma página Web ou como um arquivo iCalendar ou vCalendar, que são suportados pela maioria dos aplicativos de agenda. A página Web poderá ser usada para publicar o seu calendário e a lista de tarefas na Web ou na rede local. Em qualquer um dos casos, o KOrganizer irá exportar todos os itens dos recursos ativos (assinalados) que não estão filtrados (chamemos a esses itens os itens ativos). Em outras palavras, se você não conseguir ver um item do calendário, ele não irá aparecer no arquivo exportado. Para filtrar os itens indesejados antes de exportá-los, você poderá criar filtros. Os filtros são ainda mais efetivos se classificar os seus eventos e tarefas em categorias. Para ativar e desativar recursos, assinale ou desligue a opção de recurso na barra lateral da Gerenciador de calendários.

Para exportar todos os seus eventos, tarefas ou de diário ativos (independentemente do recurso a que pertencem) como um novo arquivo iCalendar, escolha a opção ArquivoExportarExportar como iCalendar.... Para exportar os mesmos dados como um novo arquivo vCalendar, escolha a opção ArquivoExportarExportar como vCalendar.... A janela Salvar como. irá então aparecer. Insira o nome do arquivo e a localização do novo arquivo para completar a ação de exportação.

Você poderá exportar o seu calendário ou uma parte dele como um arquivo em HTML, adequado para publicar na Web. Todos o que tiverem acesso a este arquivo, usando um navegador web, poderão visualizá-lo. Esta é uma forma simples de compartilhar as informações dos calendários com os seus colegas e amigos.

  1. Desative todos os recursos que não deseja exportar, e filtre os itens que também não deseja exportar.

  2. Selecione opção ArquivoExportarExportar a Página Web.... Você obterá uma janela com três páginas: a Geral, a Eventos e a Tarefas.

  3. Página Geral:

    1. Indique o intervalo de datas que deseja publicar. Insira as datas manualmente ou utilize o calendário.

    2. Se você quiser exportar as tarefas, assinale a opção Exportar a lista de tarefas.

    3. Se você quiser exportar os itens apresentados na vista de Mês, assinale a opção Exportar a vista mensal.

    4. Se você quiser exportar os eventos formatados como uma lista de eventos, assinale a opção Exportar os eventos como uma lista.

    5. Indique o arquivo de resultado Web no campo Arquivo de saída. Se quiser definir outra localização, pressione o botão Janela para abrir arquivo para encontrá-la.

  4. Página de Eventos: especifique se deseja incluir as categorias e os participantes na página Web exportada.

  5. Página Tarefas: especifique se deseja listar as Datas-Limite, as Categorias e os Participantes.

Mantendo os Seus Calendários

Os computadores de hoje em dia possuem um espaço de armazenamento amplo. Contudo, se você sincronizar o seu calendário do KOrganizer com uma máquina de memória limitada como o dispositivo Palm, poderá achar o arquivamento útil. A performance do KOrganizer poderá se tornar também pior quando existirem vários eventos. Para arquivar os itens antigos, siga o procedimento abaixo:

  1. No menu, selecione a opção ArquivoArquivar os itens antigos....

  2. Preencha a data no campo Arquivar agora os itens mais antigos que ou use o Item do Calendário para escolher a data. Alternativamente, você poderá arquivar todos os itens que sejam mais antigos que um determinado período de tempo.

  3. Se você optou por arquivar, também precisa fornecer o nome para o arquivo no campo Arquivo de Arquivamento. Se você quiser usar novamente um arquivo de arquivamento mais antigo, clique no botão Janela para abrir arquivo e descubra um arquivo existente. Ele será sobrescrito, assim certifique-se de que não precisa dos dados originais ou que possui uma cópia de segurança.

O arquivo irá manter todos os itens em um arquivo, incluindo os itens por-fazer completados. Mas se você não quiser armazenar todas as tarefas completas, a opção ArquivoLimpar as tarefas completadas no menu, para remover todas as tarefas dos seus recursos ativos. Se quiser manter as suas tarefas completadas, mas não os desejar ver nas listas de tarefas, considere filtrá-los em vez de eliminá-los.