Capítulo 3. Importar, Exportar e Gerenciar Calendários

O KOrganizer pode gravar (e obter) eventos, itens de diário e tarefa utilizando-se de métodos e a partir de diferentes locais. Cada um destes locais chama-se de recurso de calendário.

O KOrganizer suporta os arquivos de calendários com base em padrões como o iCalendar e o vCalendar de forma nativa (adicionando-os como recursos novos), mas você poderá importar os dados (mesclar) para um recurso existente e abrir o arquivo em uma janela nova também. A importação de arquivos no formato usado no antigo aplicativo ical também é suportada.

Você poderá exportar os seus dados como uma página Web, um arquivo iCalendar ou um vCalendar. Estes arquivos são suportados pela maioria dos aplicativos de calendários. A página Web pode ser usada para publicar o seu calendário e a lista de tarefas na Web ou na rede local.

Neste capítulo, iremos explicar como gerenciar o seu calendário, usar os recursos, importar e exportar ações e a maneira para obter coisas novas.

Recursos de Calendário

O KOrganizer usa um arquivo local, normalmente o $KDEHOME/share/apps/korganizer/std.ics, como recurso padrão. Mas essa não é a sua única opção: existem muitos outros recursos que você poderá adicionar: servidores de recursos, itens de diário como blogs, arquivos na rede, etc. Se você usar mais de um recurso, o KOrganizer poderá ser configurado para usar o recurso padrão ou perguntar qual recurso usar ao salvar novos itens de evento, tarefa ou diário. O KOrganizer irá mesclar de forma transparente os itens de dois ou mais recursos nas exibições.

O recurso padrão é uma boa escolha para muitos dos casos de uso, mas você poderá desejar usar outro recurso, especialmente se usar um servidor de 'groupware' suportado. Por favor solicite ao administrador de sistemas as informações necessárias para configurar o recurso de 'groupware', incluindo a publicação e obtenção da informação de livre/ocupado. O acesso à informação de livre/ocupado permite ao organizador de um evento levar o calendário do participante em consideração ao adicioná-lo à lista de participantes do evento.

Nota

Além do armazenamento do calendário, os servidores de 'groupware' oferecem tipicamente contatos, correio e o armazenamento da informação de livre/ocupado. Assim, alguns recursos aqui discutidos poderão estar relacionados com outros recursos do KMail e do KAddressBook (os componentes de correio e de contatos do Kontact), ou com a configuração de livre/ocupado na configuração principal.

Por favor, observe que a comunicação das agendas em grupo do KOrganizer baseia-se numa norma de e-mail ponto-a-ponto. Isto significa que você não precisa de um servidor de 'groupware' para usá-la!

Uma imagem da janela para Adicionar Calendários do KOrganizer

Uma imagem da janela para Adicionar Calendários do KOrganizer

Procedimento 3.1. Adicionar um Novo Recurso do KOrganizer

  1. Abra a janela de configuração do KOrganizer com a opção ConfiguraçõesConfigurar o KOrganizer... e selecione a página de Calendários na página Geral.

    Em alternativa, abra o menu de contexto na barra do Gerenciador de Calendários com o botão direito do mouse e selecione Adicionar calendário...

  2. Se o Gerenciador de Calendários não estiver visível na barra lateral, escolha a opção do menu ConfiguraçõesBarra LateralMostrar o Gerenciador de Calendários para exibi-lo.

  3. Pressione o botão Adicionar... para acrescentar recursos novos à lista de recursos disponíveis.

  4. Clique aqui para ativar ou desativar a área de recursos.

  5. Mais tarde, se você quiser editar ou excluir um recurso, selecione-o na barra do Gerenciador de calendários e clique em Apagar calendário para excluí-lo ou em Propriedades do calendário... para modificá-lo.

Entre os recursos existentes, você poderá encontrar no KOrganizer:

Datas de nascimento & aniversários

Oferece o acesso às datas de nascimento e aniversário dos contatos no livro de endereços como eventos do calendário.

Recurso de groupware por DAV

Recurso para gerenciar calendários e livros de endereços por DAV (CalDAV, GroupDAV).

Arquivo de calendário ICal

Carrega os dados de um arquivo iCal.

Livro de endereços do KDE (tradicional)

Carrega os dados do tradicional recurso do livro de endereços do KDE.

Servidor de groupware Kolab

Fornece acesso as pastas groupware Kolab em um servidor IMAP (as contas IMAP precisam ser definidas separadamente).

Servidor de groupware Open-Xchange

Fornece acesso aos compromissos, tarefas e contatos de um servidor groupware Open-Xchange.

Alternativamente, você poderá configurar os recursos do KOrganizer (mais todos os outros recursos do KDE) no Configurações do Sistema, usando o módulo de configuração de Recursos do KDE.

Akonadi

Oferece o acesso aos calendários guardados nas pastas de calendários Akonadi.

Diário num 'blog'

Adicione este recurso para ser capaz de ler os seus 'blogs' como itens do diário, diretamente a partir dos servidores de 'blogs', como o 'blogger' e o 'drupal'.

Lista de Tarefas do Bugzilla

Adicione este item para carregar os erros em aberto do Bugzilla como tarefas. Este recurso baseia-se no aplicativo kbugbuster e usa a sua informação de 'cache' de erros. O Bugzilla é um sistema de registro de erros de 'código aberto'.

Se você for um programador que está trabalhando em um projeto que usa o Bugzilla, você poderá usar este recurso para ver os erros em aberto dos aplicativos ou bibliotecas em que está interessado como tarefas (chamam-se produtos e/ou componentes no Bugzilla). Este recurso está disponível como parte do Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) do KDE.

Calendário em arquivo local

Adicione este recurso para ser capaz de salvar (e carregar) os seus eventos, tarefas e do diário em um arquivo local. O arquivo poderá estar no formato normalizado iCalendar ou vCalendar. O KOrganizer usa este recurso por padrão, gravando as informações do seu calendário em $KDEHOME/share/apps/korganizer/std.ics.

Servidor de GroupDav (p.ex. Open Groupware)

Se você tiver acesso a um servidor que suporte o protocolo GroupDav, adicione este recurso para ser capaz de salvar (e carregar) os eventos e tarefas no servidor. Para adicionar o recurso, você deverá saber o URL do servidor, o seu usuário e a senha. O protocolo GroupDav suporta o armazenamento de contatos, assim você poderá querer adicionar e configurar o recurso do KAddressBook também.

Desde junho de 2005, os servidores de 'groupware' que implementam este protocolo são o servidor OpenGroupware e o servidor Citadel. Uma lista atualizada poderá ser obtida na página Web do GroupDav.

Calendário em servidor IMAP via KMail

Se você tiver acesso a um servidor que compartilhe os calendários através de IMAP, adicione este recurso para ser capaz de salvar (e carregar) os eventos, informações de livre/ocupado, tarefas e do diário no servidor de IMAP. Para ativar o acesso de IMAP, você terá que configurar primeiro o KMail e depois adicionar o recurso do KOrganizer. O KOrganizer irá tentar abrir o KMail automaticamente e usá-lo para acessar os seus dados. O esquema de Servidor IMAP via KMail tem suporte ao armazenamento de contatos, assim você poderá querer adicionar e configurar o recurso do KAddressBook também.

A maioria dos servidores de IMAP pode ser usada para manter os recursos de calendário e de agenda, o que lhe permite acessar os seus dados de qualquer maneira! Se você for um usuário que está à procura de uma forma simples de acessar e gerenciar as suas informações de 'groupware', esta é uma forma simples e muito eficiente.

Para usar este recurso, é necessário configurar primeiro o KMail. Escolha a opção ConfiguraçõesConfigurar o KMail.... Clique no ícone Contas na janela de configuração e adicione o servidor IMAP como uma conta de recepção de IMAP desligado. Agora, clique no ícone Diversos da barra lateral e clique na página Groupware para ativar e configurar as opções da pasta de recursos de IMAP. Só então você poderá adicionar os recursos do KOrganizer (e do KAddressBook). Para mais informações sobre a configuração do KMail, consulte o manual do KMail.

Uma implementação mais completa deste esquema é o Servidor de Kolab. Esta implementação de 'groupware' oferece funcionalidades adicionais para os administradores de sistemas, como o suporte de ambientes de clientes mistos (Microsoft® Outlook(R), KDE PIM e e-mail na Web), uma interface de administração na Web, um livro de endereços compartilhado, um servidor de e-mail, etc. Desde Junho de 2005, os servidores de 'groupware' que implementam os protocolos do Kolab 1 e do Kolab 2 são o servidor Kolab, versões 1 e 2 e o servidor do Citadel (apenas Kolab 1). Uma lista atualizada poderá ser obtida na página Web do Kolab.

A forma mais prática de configurar o acesso a um servidor de Kolab é usar o assistente kolabwizard. Você poderá iniciá-lo a partir da linha de comando:

$kolabwizard

Calendário em uma Pasta Local

Adicione este recurso para poder salvar e carregar os seus eventos, tarefas e itens de diário a partir de uma pasta local. Cada item do calendário será salvo em um arquivo separado, dentro da pasta.

Uma vez que só existe um arquivo por evento, tarefa ou do diário, o KOrganizer não precisa processar um arquivo de calendário grande, muitas vezes com milhares de itens, ao salvar e carregar, mas sim apenas um único item de calendário. Do mesmo modo, no caso de danos em um arquivo, somente se perde um item de calendário, não o calendário inteiro.

Calendário em arquivo remoto

Adicione este recurso para poder salvar e copiar os seus eventos, itens por-fazer e do diário a partir de um arquivo remoto. Existem duas grandes vantagens de manter os seus dados de calendário num servidor remoto: você poderá acessar os seus dados, mesmo que esteja ausente do seu computador e poderá deixar que outras pessoas (por exemplo, uma secretária) os vejam. O KOrganizer mantém uma 'cache' local dos dados.

Uma imagem da Configuração dos Recursos de Arquivos Remotos do KOrganizer

Uma imagem da Configuração dos Recursos de Arquivos Remotos do KOrganizer

Você poderá configurar o recurso para ser apenas para leitura, mantendo o arquivo remoto. Nesse caso, você não precisará inserir uma localização Enviar para, apenas uma Obter de, para o arquivo remoto. Se planejar usar um recurso remoto também para escrita, terá que inserir ambos os locais. A razão para ter locais separados é que alguns servidores poderão ter uma fila de envio, um local onde terá de colocar o arquivo a enviar, diferente do local onde ficará. Na maioria dos casos, se você tiver acesso de escrita para o arquivo remoto, as localizações do arquivo Enviar para e Obter de serão as mesmas.

É importante compreender que o recurso dos arquivos remotos não adiciona ou remove itens individuais do arquivo, ele simplesmente salva o arquivo remoto numa 'cache' local ao recebê-lo e salva a 'cache' local no arquivo remoto ao enviar. Assim, se o recurso for apenas para leitura, fará sentido que a opção Carregamento Automático tenha um Intervalo regular, mas se não for (se o recurso puder ser escrito), recomenda-se que se recarregue o arquivo apenas antes de começar a editá-lo, configurando a opção Carregamento Automático como Na inicialização e salvá-lo antes de sair, configurando a opção Salvamento Automático pelo menos como Ao sair ou, melhor ainda, se tiver uma conexão rápida e estável ao arquivo remoto, configure-a como Em todas as alterações para evitar a perda de dados.

Atenção

Se você adicionar, modificar ou remover eventos, itens de diário ou tarefas e recarregar o arquivo remoto, todas as suas modificações locais serão perdidas e o arquivo irá voltar ao seu estado anterior. Isto poderá acontecer em vários cenários (por exemplo, se o sistema estourar, o KOrganizer irá recarregar o arquivo remoto na próxima inicialização, se configurar o Salvamento Automático para Nunca ou se tiver configurado o Carregamento Automático para um intervalo regular). Se você planeja usar um recurso de calendário num modo de escrita, certifique-se de que a sua conexão é estável, configure o recurso para salvar o arquivo a cada alteração (ou em intervalos frequentes) e não recarregue o arquivo em intervalos regulares.

Um problema relacionado, mas oposto, é o de dois usuários não poderem editar em segurança o mesmo arquivo remoto ao mesmo tempo, uma vez que o recurso de arquivos remotos não oferece um mecanismo de resolução de conflitos. Por exemplo, se alguém alterar (e salvar) o arquivo remoto após tê-lo carregado e depois salvar o arquivo, as alterações da outra pessoa serão perdidas.