Capítulo 6. Agendamento de Grupo

A funcionalidade de agenda em grupo do KOrganizer permite-lhe organizar compromissos, reuniões e tarefas compartilhadas, pedir respostas dos participantes e publicar os itens. Se você estiver sendo convidado para um evento ou tarefa, poderá responder ao mesmo, indicando se é possível participar ou enviando uma contra-proposta, com organização diferente, como uma hora ou local diferente. Você poderá também publicar a sua informação de livre/ocupado, para que as outras pessoas saibam quando você está disponível, pedindo também você a mesma informação sobre os outros.

Atualmente, o KOrganizer agenda os eventos e as tarefas, usando o e-mail para transportar os dados, num esquema-padrão que é o protocolo IMIP, para as agenda em grupo. Como norma que é, o IMIP é usado por vários clientes também. Por exemplo, o Microsoft®Outlook, o Lotus Notes e o Novell Evolution. Isto significa que você poderá compartilhar eventos com outros usuários, usando um destes clientes. O KOrganizer está integrado com o KMail para receber, processar e enviar eventos, respostas aos mesmos, atualizações, cancelamentos, etc. Por exemplo, quando receber um convite no KMail e decidir aceitá-lo, clicando na ligação Aceitar no corpo da mensagem, o evento será adicionado ao seu calendário, assim como será enviada automaticamente uma resposta para o organizador do evento.

Se você assinalar a opção Usar comunicação do Groupware na configuração da agenda em grupo do KOrganizer, o KOrganizer irá lidar com a comunicação da agenda em grupo. Em outras palavras, você raramente precisará usar o menu Agendar diretamente para efetuar as ações de agenda. Por exemplo, se você criar um evento ou tarefa com participantes, o KOrganizer perguntará se deseja enviar os convites para os participantes, assim você não precisará usar a opção AgendarEnviar o Convite aos Participantes do menu mais tarde. Do mesmo modo, se alterar o seu estado como participante para um evento onde foi convidado, ele irá perguntar se você deseja enviar o seu estado atualizado para o organizador do evento, assim você não precisará usar a opção AgendarEnviar a Atualização do Estado do menu mais tarde.

Publicar um Evento, Tarefa ou do Diário

Se você quiser apenas enviar às outras pessoas um evento, então selecione AgendarPublicar a Informação do Item..., quando o evento estiver selecionado. Após isso, irá aparecer uma janela que lhe pedirá o endereço de e-mail para quem deseja enviar este evento. O item será enviado por e-mail no formato iCalendar.

Por favor, observe que você poderá usar esta ação para enviar qualquer item para qualquer pessoa, não apenas para os participantes do item. De fato, você poderá publicar um item sem nenhum participante, uma vez que a publicação não solicita nenhuma resposta dos participantes.

Um exemplo: você está tocando em uma banda e, de tempos a tempos, você dá concertos ao vivo. Para notificar os seus fãs sobre os concertos, você poderá manter uma lista de correio. Se você usar o KOrganizer para organizar as datas dos seus concertos, você poderá simplesmente selecionar a opção AgendarPublicar a Informação do Item..., colocar o endereço da lista de correio e os eventos serão então enviados. Os inscritos na lista de correio que usarem o KOrganizer irão ter as datas dos concertos automaticamente inseridas nos seus calendários.

A publicação de um evento, como descrito acima, só irá informar o destinatário do evento, mas não lhe dará a opção de pedir a participação. Use a opção AgendarEnviar como iCalendar... se quiser fornecer essa opção.