Glossário

Elemento de Calendário

Uma ferramenta para escolher a data dentro de certas janelas de dados, como a janela de edição de eventos. É apresentado como um pequeno botão à direita do campo de datas. Quando clicar nesse botão, você verá um calendário de um mês. Use as setas para ir para uma data desejada ou clique no nome do mês ou no número do ano para ir diretamente para o mês ou ano desejados.

Navegador de Datas

O calendário que se encontra no canto superior esquerdo da janela do KOrganizer. É a forma principal de navegar pelas datas e para selecioná-las. As setas simples andam para a frente ou para trás em incrementos de um mês, enquanto que as setas duplas andam um ano para a frente ou para trás de cada vez. A data de hoje será assinalada com uma pequena caixa. As datas que possuem eventos agendados nelas estão em negrito. Se você quiser selecionar uma data, basta clicar nela. Mantenha a tecla Ctrl pressionada e selecione as datas se você quiser escolher várias datas próximas. As datas serão então apresentadas no painel principal.

Os eventos recorrentes não são sempre apresentados. O usuário poderá evitar a apresentação dos compromissos recorrentes no Navegador de Datas. Obtenha mais informações no capítulo de Vistas.

Data de vencimento

A data limite é simplesmente a data em que a sua tarefa terá que ser concluída. Por exemplo, se a sua tarefa consistir em devolver os seus livros à biblioteca até 16 de Novembro, essa data é chamada de data limite da tarefa

Painel principal

Normalmente a parte maior do tela, à direita do Navegador de datas. Mostra uma vista do Dia, Semana de trabalho, Semana normal ou Mês, assim como a Lista de tarefas.

O botão direito do mouse só pode ser usado na vista de Lista e de Lista de tarefas. Ele mostra um menu local. O botão esquerdo pode ser usado em qualquer vista.

Livre/ocupado

A informação de livre/ocupado é um conjunto de intervalos de horas de ocupação. Ao apresentar os intervalos em que uma pessoa já possui compromissos, os outros poderão evitar organizar compromissos para esses período. Lembre-se que só as horas serão publicadas, não os títulos, as descrições ou os participantes. Em outras palavras, a informação de livre/ocupado é apenas a agenda com as ocupações.

Ao adicionar participantes para o seu evento, você deverá saber se eles estão livres ou ocupados nessa hora em especial, antes de enviar os convites. Se os participantes tornarem pública a sua informação de livre/ocupado, o KOrganizer poderá obter esta informação e exibi-la na página Livre/Ocupado da janela para Editar o Evento.