Capítulo 5. Inserindo Dados

Eventos

Os eventos são compromissos futuros, como as reuniões de negócios, os aniversários pessoais e as idas ao cinema. Os eventos também poderão durar vários dias, como as férias.

A inserção de um novo evento é bastante simples. Basta selecionar AçõesNovo Evento.... Irá aparecer uma janela contendo cinco abas no fundo.

Se desejar, você pode utilizar uma maneira diferente para criar um novo evento:

  1. Utilize o Navegador de Datas para ir para a data do evento.

  2. Alterne para a vista da Agenda e clique no ícone de vistas desejado na Barra de Vistas ou selecione a janela desejada no menu Ir. Uma vez que o seu evento começa numa hora em particular, você deverá escolher uma vista que mostra as horas do dia. Você poderá escolher entre Dia, Semana de trabalho ou Semana. A vista do Mês é mais útil para as tarefas, que estão descritas abaixo.

  3. No painel principal, faça duplo-clique na hora e data em que o seu evento começa.

  4. Irá aparecer uma janela contendo cinco abas. Insira os seus dados, tal como descrito abaixo.

Uma imagem da janela para Editar o Evento do KOrganizer

Uma imagem da janela para Editar o Evento do KOrganizer

Esta é uma descrição aprofundada dos campos e itens da janela de eventos individuais. Nem todos os campos precisam ser preenchidos; alguns poderão ficar em branco. Leia a Seção de campos obrigatórios para informações mais detalhadas. E, se preferir aprender com exemplos, existe um na seção sobre como Inserir um evento.

Título:

Insira uma breve descrição do evento no campo de Título. Esta descrição é o texto mostrado no painel principal do KOrganizer.

Localização:

Insira uma breve descrição sobre o local em que o evento irá tomar lugar.

Início e Fim

O KOrganizer sugeriu as datas de Início e de Fim do seu evento. Espera-se que os eventos comecem e acabem na mesma data. Altere estas datas de acordo com a sua vontade. Insira as datas diretamente ou use o Item do Calendário. Selecione a hora em intervalos de quarto-de-hora ou insira a hora exata nos respectivos campos. Estes campos só estão disponíveis quando a opção O dia todo estiver desmarcada.

A Página Geral

Detalhes:

Insira uma descrição extensa do evento no retângulo grande sem texto. Você poderá escrever aqui tantos detalhes quantos desejar. Se o evento for, por exemplo, uma reparação geral planejada do seu carro, você poderá listar aqui todos os itens que necessitam de reparação. Mais à frente você poderá imprimir esta lista e fornecê-la ao seu mecânico. Se o evento consistir em compras, o usuário poderá usar este campo para a lista de compras propriamente dita. Imprima o evento e leve-o para o supermercado com você.

Categorias

Você poderá atribuir várias categorias a um item do calendário. Clique na lista para exibir todas as categorias disponíveis. Assinale as opções adequadas para o evento.

Você pode também adicionar uma nova categoria, modificar ou apagar um categoria na janela Editar categorias. Abra esta janela em ConfiguraçõesGerenciar categorias.

Dica

A sua aula de idioma no trabalho pode pertencer tanto a categoria de Negócios como a de Educação, enquanto que o aniversário do seu casamento pode pertencer à categoria Pessoal e à Ocasião Especial - a escolha é sua.

Acesso:

Selecione Público, Privado ou Confidencial para manter o evento privado ou confidencial. Atualmente, esta opção coloca o atributo CLASS dos eventos como PUBLIC, PRIVATE ou CONFIDENTIAL. Contudo, para que estas opções sejam mesmo usadas para restringir o acesso da informação, elas dependerão da implementação do cliente e/ou do servidor de 'groupware'.

Atenção

Atualmente, o KOrganizer irá mostrar os itens que pertençam a outras pessoas e estejam marcados como confidenciais. Os outros clientes poderão tratá-los de outra forma, mas tenha cuidado ao publicar eventos privados ou confidenciais: o vCalendar e o iCalendar são arquivos de texto e poderão ser lidos com qualquer editor de texto (se alguém tiver acesso de leitura a eles). Assim, se você quiser manter os itens realmente confidenciais, certifique-se de usar um recurso que só você possa acessar.

Página de participantes

Selecione nesta página as pessoas que deseja convidar para o seu evento.

Uma imagem da janela para Editar o Evento do KOrganizer - página de Participantes

Uma imagem da janela para Editar o Evento do KOrganizer - página de Participantes

Organizador da reunião:

Configura a identidade que corresponde ao organizador desta tarefa ou evento. Se o KOrganizer estiver configurado para enviar e-mails de convites, a identidade selecionada nesta lista será usada ao enviar estes e-mails. A identidade padrão poderá ser definida na seção Pessoal da configuração do KOrganizer, ou então configurada no módulo Detalhes da conta->Senha & Conta do Usuário do Configurações do Sistema;. Além disso, as identidades são obtidas da sua configuração do KMail e do seu livro de endereços. Se você optar por definir isso a nível global do KDE no Configurações do Sistema, certifique-se de assinalar a opção Usar a configuração de e-mail das Configurações do Sistema da seção Pessoal da configuração do KOrganizer.

Lista de participantes

A lista no centro da página exibe os participantes selecionados para este evento, e permite que você adicione participantes inserindo o nome e o endereço de e-mail e que você edite ou remova-os.

Se o destinatário estiver no seu Livro de Endereços, você não terá que se lembrar do endereço de e-mail deles. Basta clicar no botão Selecionar o Destinatário... e escolhê-lo na lista. Lembre-se que este é o livro de endereços padrão do KDE, que é também usado pelo KMail e poderá ser chamado também como um aplicativo em separado (KAddressBook).

Participantes

Selecione o papel do participante (Participante, Participante opcional, Observador ou Cadeira - Comitê) na lista à esquerda da entrada. O papel é um lembrete simples sobre qual posição o convidado tomará neste evento.

Estado

Selecione o estado do participante (Necessita ação, Aceitou, Rejeitou, Tentativa, Delegada) na lista à direita de uma entrada. Se você usar as agendas de 'groupware' e solicitar respostas dos seus participantes, à medida que vai recebendo as respostas, o estado do participante será atualizado. Se não solicitar respostas, você terá que alterar o estado manualmente.

Pedir uma Resposta

Selecione Pedir uma resposta na lista se este convidado deverá responder ao seu plano agendado. Em consequência, o destinatário será avisado por e-mail com a informação da agenda do evento. Irá aparecer um pequeno envelope na lista de detalhes para indicar isto. Esta funcionalidade é especialmente útil quando o agendamento em grupo está ativo, uma vez que o estado dos participantes será atualizado automaticamente.

Página Lembrete

Lembrete

Selecione o lembrete padrão na lista e pressione Adicionar se o KOrganizer deve lembrar-lhe sobre um evento.

Use o botão Configurar para abrir a janela Editar lembrete existente. Se usar esta janela, você poderá definir quantos minutos, horas ou dias antes ou após o início ou fim do evento você deseja ser lembrado. Você pode definir intervalos de repetição para os seus lembretes e criar lembretes especiais que exibem texto, enviam mensagens, tocam sons ou executam programas.

Dica

Se você optar por executar um programa ou script específico no momento do lembrete, certifique-se, no entanto, de que você possui permissões suficientes para rodar este programa. Caso contrário, o programa não será executado.

Página de Recorrência

Alguns eventos ocorrem regularmente. Aqui você poderá indicar o agendamento exato.

Uma imagem da página para Editar o Evento do KOrganizer - página de Recorrência

Uma imagem da página para Editar o Evento do KOrganizer - página de Recorrência

Nota

Para ativar a configuração, comece selecionando uma regra de recorrência à direita da Recorrência a partir da lista combinada. Se Nunca estiver assinalado, você não será capaz de fazer nenhuma alteração nesta página.

Regra de Recorrência

Escolha aqui se deseja repetir este evento diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente. A seguir veremos algumas opções mais detalhadas:

Diariamente

Indica se o evento ocorre todos os dias (1), em dias alternados (2) e assim por diante.

Semanalmente

Indica se o evento ocorre todas as semanas (1), semana-sim semana-não (2) e assim por diante. Indica também os dias (Domingo ... Segunda) em que o evento ocorre.

Mensalmente

Você poderá indicar ao evento para ocorrer no mesmo dia do mês, ou numa semana e num dia da semana específico. Terá então que escolher entre estas duas possibilidades. Por padrão, o KOrganizer assume que você deseja repetir no mesmo dia do mês no calendário (por exemplo, no dia 15). Você poderá também ajustar o período, de modo a repetir mensalmente, trimestralmente entre outras opções.

Anualmente

Este é semelhante ao Mensal. Você terá de optar por inserir um dia do ano no calendário (por exemplo, o 250º dia do ano) numa semana específica de um dia específico da semana no mês (por exemplo, a segunda 3ª-feira de Março), ou um dia do mês de um mês em particular. Por padrão, o KOrganizer considera que você quer inserir o dia do mês. Você poderá ajustar o período para refletir os eventos que ocorrem bienalmente, a cada quatro anos, etc.

Intervalo da Recorrência

Por padrão, os eventos que se repetem fazem isso para sempre; não existe nenhum fim para a repetição. Isto pode ou não ser desejável e, por isso, você pode terminar a repetição indicando uma data final ou um número de repetições.

Exceções

Você poderá ter uma boa regra de recorrência configurada, mas chegar à conclusão que existem algumas exceções. Se você configurar o horário das suas aulas da universidade, por exemplo, mas quiser deixar exceções para as férias e para outras períodos semelhantes. Nesta área, você poderá adicionar, alterar e remover datas da lista de exceções (isto é as horas em que, mesmo que a regra de recorrência tenha correspondência, o evento não será agendado). Escolha uma data com o seletor respectivo e clique em Adicionar para a incluir. Para remover datas, selecione-as no campo do lado direito e depois clique em Remover.

Anexos

Os eventos e tarefas poderão conter anexos. Eles poderão ser guardados como hiperligações ou incorporados. Para adicionar um anexo, pressione o botão Adicionar.

Uma imagem da janela para Editar o Evento do KOrganizer - página de Anexos

Uma imagem da janela para Editar o Evento do KOrganizer - página de Anexos

Assinalar a opção Guardar o anexo incorporado fará com que o anexo seja guardado dentro do calendário, o que poderá ocupar bastante espaço, dependendo do tamanho do anexo. Se esta opção não estiver assinalada, então só será guardada uma hiperligação para o anexo. Não use uma hiperligação se tiver anexos que mudem frequentemente de local ou possam ser movidos (ou removidos) do seu local atual.

São oferecidas as seguintes ações no menu de contexto para lidar com os anexos:

Abrir

Apresenta o anexo selecionado com a aplicação a ele associada.

Salvar como...

Permite salvar um anexo existente com um nome diferente.

Copiar, Recortar e Colar

Permite copiar, recortar e color para e da área de transferência.

Remover

Apaga o anexo selecionado.

Propriedades...

Permite alterar um anexo existente.

Gerenciar modelos

O botão Gerenciar modelos abre uma janela que lhe permite salvar o evento atual como um modelo, para que possa reutilizar os dados inseridos para os eventos futuros. Por exemplo, você poderá salvar um modelo para uma reunião que ocorre no mesmo local e com as mesmas pessoas.

Com o botão Aplicar, você poderá usar um modelo existente para o seu evento. Usando o exemplo do parágrafo anterior, poderá iniciar a agenda da reunião.