Capítulo 7. Configurações do KOrganizer

Para mudar a aparência e comportamento do KOrganizer, escolha a opção ConfiguraçõesConfigurar o KOrganizer... do menu. Você poderá obter mais informações sobre todas as opções e possibilidades de configuração em “Configuração Principal do KOrganizer.

Para configurar o conjunto de ferramentas disponíveis na barra, selecione a opção ConfiguraçõesConfigurar as Barras de Ferramentas... e leia a descrição detalhada.

Para mover as barras de ferramentas pela tela, coloque o cursor do mouse em cima da pega da barra de ferramentas e arraste-a para uma nova posição na janela do KOrganizer.

As informações de localização, como os formatos das datas e horas, poderá ser configurada no Configurações do Sistema; com o módulo País/região & idioma. Este módulo de controle pode ser acessado a partir do KOrganizer; selecione o item do menu ConfiguraçõesConfigurar a data & hora.... O KOrganizer terá que ser reiniciado, para que as alterações feitas no Configurações do Sistema tenham efeito.

Para configurar o local onde o KOrganizer guarda e obtém os eventos, itens de diário e tarefas dos calendários (em arquivos locais, servidores de 'groupware', itens de diário como 'blogs', arquivos da rede, etc.), verifique por favor a seção “Recursos de Calendário”.

Configuração Principal do KOrganizer

Este diálogo de opções permite-lhe configurar diferentes áreas do KOrganizer.

Página geral

Página pessoal

As opções pessoais relacionam-se com a sua identidade pessoal, entre outras coisas diversas que não se encaixam em nenhuma das outras categorias gerais.

Usar a configuração de e-mail da Configuração do Sistema

Assinale esta opção para usar o seu nome e endereço de e-mail, tal como estão definidos no Configurações do Sistema (Detalhes da ContaSenha & Conta do Usuário).

Nome completo

O Nome Completo está configurado inicialmente como Anônimo com um endereço de e-mail igual a ninguem@nenhumlugar. Você poderá alterar o seu nome, inserindo-o diretamente aqui ou poderá usar a sua Configuração de E-mail do Configurações do Sistema (ver acima). Este nome será mostrado como Organizador nas tarefas e nos Eventos.

Endereço de e-mail

O Endereço de E-mail será usado para identificar o dono do calendário. Quando outra pessoa abrir o seu calendário ou os eventos, ele/a não será capaz de modificá-lo porque ele estará disponível apenas para leitura.

Método padrão para anexação de e-mail

Esta opção permite-lhe escolher a forma como será anexado um e-mail a um evento. Você poderá anexar um e-mail completo, incluindo os anexos, um e-mail sem os anexos ou apenas uma referência para o e-mail.

Lembre-se que o anexo de um e-mail sem anexos poderá invalidar a sua assinatura.

Salvar página

Exportar para HTML periodicamente

Ao assinalar esta opção, você indica ao KOrganizer para fazer uma exportação do seu calendário e da sua lista de tarefas para um arquivo HTML na sua pasta pessoal, com um intervalo padrão de 10 minutos.

Confirmar as remoções

Quando assinalar a opção Confirmar as remoções, o KOrganizer pedirá para confirmar todas as remoções. Se isto não for assinalado, o KOrganizer não irá perguntar nada antes de remover os eventos.

Os Novos Eventos, Tarefas e do Diário Deverão

Esta opção permite-lhe escolher se a adição de novos itens irá usar um calendário por padrão ou dirá ao KOrganizer para lhe pedir qual o calendário usar para salvar os itens novos.

Especificidade do servidor de Kolab2: É recomendado selecionar Ser perguntado sobre o calendário a usar, se você pretende usar a funcionalidade das pastas compartilhadas do servidor de Kolab. Isto permitirá manter o controle das informações disponíveis para você e quais são publicadas nas pastas compartilhadas.

Data e Hora

Página Regional

O dia começa às

Selecione a hora a que você dá início ao seu dia na lista abaixo. Poderá ser a hora a que normalmente acorda ou a hora que começa a trabalhar. Esta opção não o impede de adicionar ou ver os itens antes dessa hora, simplesmente configura a hora que será mostrada por padrão no topo da área do calendário. Use a barra de rolagem para ver as horas dos eventos anteriores ou posteriores na vista da Agenda.

Usar os feriados da região

Selecione o seu país na lista ou, se não estiver listado, selecione (Nenhum). Se o seu país estiver selecionado, o KOrganizer irá reconhecer e mostrar as suas datas importantes e feriados na área do calendário.

Horário de trabalho

As opções Hora de início do dia e Hora do fim do dia permitem-lhe indicar quando o seu dia de trabalho começa e quando acaba. O KOrganizer separa as horas de trabalho, marcando-as com uma cor diferente das horas livres, feriados e dias sem trabalho.

Adicionalmente, você pode marcar ao lado de cada dia da semana. Assinale os dias que correspondem aos dias de trabalho, para poder marcar as horas de trabalho nesses dias. Assinale a opção Excluir os feriados para evitar que o KOrganizer marque as horas de trabalho nos dias de feriados regionais definidos na lista Usar os feriados da região acima.

Página de valores padrão

Hora padrão para os compromissos

Selecione a hora de início padrão para os eventos na respectiva lista. Ao selecionar a opção Novo evento do menu Ações ou criar um evento de outra forma qualquer que o KOrganizer não consiga adivinhar quando você irá desejar que o seu evento comece, o KOrganizer irá colocar esta hora no editor da hora inicial como valor predefinido.

Duração padrão dos novos compromissos (HH:MM):

Selecione a duração dos eventos na respectiva lista. Ao selecionar a opção Novo Evento do menu Ações ou criar um evento de outra forma qualquer que o KOrganizer não consiga adivinhar quando tempo você irá desejar que o seu evento dure, o KOrganizer irá usar esta duração como valor pré-definido.

Lembretes

Selecione um Tempo padrão de lembrete para determinar com quanto tempo de antecedência em relação ao evento em questão o lembrete será ativado.

Defina um arquivo a ser usado como o arquivo de som padrão para novos lembretes. Você pode sempre especificar outro arquivo em lembrete avançado, acessível a partir dos editores de evento e tarefas.

Assinale as duas próximas opções se você deseja ativar lembretes para todos os eventos e tarefas recém-criados. Você sempre pode desativar os lembretes no diálogos do editor.

Visões

Estas opções permitem-lhe configurar várias vistas do KOrganizer:

Página Geral

Próximos 'x' dias:

Esta opção permite-lhe alterar o número de dias mostrados pela opção Próximos X dias do menu Ir.

Ativar as dicas para mostrar os resumos

Se o seu resumo para um evento for maior do que o espaço disponível na vista atual, os caracteres restantes não são mostrados. Assinale a opção Ativar as dicas que mostram o resumo dos eventos se quiser um resumo completo apresentado quando o cursor do mouse permanecer em cima do compromisso durante alguns segundos.

As tarefas usam as cores da categoria

Marque esta opção para que as tarefas usem as cores da categoria e não as cores específicas do seu estado de vencido, a tempo ou vencido hoje.

Opções do Navegador de Datas:

Mostrar itens que se repetem diariamente

Se a opção Mostrar os itens que recorrem diariamente estiver assinalada, os dias que contenham eventos recorrentes diariamente são mostrados em negrito no Navegador de Datas.

Mostrar os itens que recorrem semanalmente

Se a opção Mostrar os itens que recorrem semanalmente estiver assinalada, os dias que contenham eventos recorrentes semanalmente são mostrados em negrito no Navegador de Datas.

Mostrar tarefas em vez de eventos quando estiver na Visão de Tarefas

Marque esta opção para mostrar os dias que contêm tarefas em negrito no navegador de datas, quando estiver na vista de Lista de tarefas.

Mostrar diários em vez de eventos quando estiver na Visão Diário

Marque esta opção para mostrar os dias que contêm diários em negrito no navegador de datas, quando estiver na vista do Diário.

Os números das semanas selecionam uma semana de trabalho no modo de semana de trabalho

Se a caixa Os números das semanas selecionam uma semana de trabalho no modo de semana de trabalho estiver selecionada, clicar nos números das semanas ao lado do Navegador de datas irá navegar através das semanas de trabalho ao invés dos 7 dias normais da semana.

Página da Visão da agenda

Opções da Área da agenda:

Tamanho da hora:

Com isto você poderá controlar a altura das linhas na vista da Agenda.

Mostrar ícones nos itens da visão de agenda

Marque esta opção para exibir os ícones (lembrete, recorrência, etc.) nos itens da vista de Agenda

Mostrar tarefas

Esta opção ativa ou desativa a visibilidade das tarefas nas vistas de Dia, Semana e Mês na vista da Agenda. Se você tiver várias tarefas que tenham uma data-limite associada, poderá querer desligá-las para evitar uma grande confusão.

Mostrar a hora atual (linha Marcus Bains)

Esta opção ativa ou desativa uma linha vermelha que indica a hora atual na vista de Dia ou Semana (linha de Marcus Bains). Esta linha indica o tempo que falta, por exemplo, para começar uma reunião.

Mostrar os segundos na hora atual (linha Marcus Bains)

Esta opção ativa ou desativa os segundos na linha da hora atual (linha de Marcus Bains).

A seleção do intervalo de tempo na agenda inicia o editor de eventos

Marque esta opção para iniciar o editor de eventos automaticamente, quando você selecionar um intervalo de horas na visão diária e semanal. Para selecionar um intervalo de horas, arraste o mouse da hora de início até a hora de fim do evento que você está planejando.

Uso das cores

Selecione a opção Categoria dentro, calendário na borda se você gostaria de desenhar itens de calendário na sua cor de categoria associada, com as bordas do item desenhadas na cor do calendário.

Selecione a opção Calendário dentro, categoria na borda se você gostaria de desenhar itens de calendário na sua cor do calendário associado, com as bordas do item desenhadas na cor da categoria.

Selecione a opção Somente categoria se você gostaria de desenhar os itens de calendário (interior e bordas) na cor da sua categoria associada.

Selecione a opção Somente calendário se você gostaria de desenhar os itens de calendário (interior e bordas) na cor do seu calendário.

Por favor, use a página de configuração de Cores e fontes para configurar estas cores.

Colorir os dias de trabalho com uma cor de fundo diferente

Ative isto se você deseja que o fundo da vista da Agenda seja preenchido com uma cor diferente nos dias em que você tiver pelo menos um evento para todo o dia marcado como ocupado.

Por favor, veja a área de configuração de cores para selecionar a cor de fundo para ocupado de sua preferência a ser exibida na visão da Agenda.

Exibição de múltiplos calendários

Selecione se todos os calendários deverão ser reunidos numa única vista de Agenda, se cada calendário deverá ser apresentado na sua própria vista de Agenda ou se a visualização dos calendários deverá ser feita em abas. A vista lado a lado pode ser personalizada com o Configurar vista no menu de contexto.

Página de Visualização mensal

Opções da Vista mensal:

Opções de exibição

Use as primeiras quatro opções para exibir a hora, ícones (lembrete, recorrência, etc.), tarefas ou diários na vista de Mês.

A visão mensal usa toda a janela

Se ativar esta opção, a vista de Mês será mostrada em toda a janela do KOrganizer em vez de compartilhar a janela com a barra lateral (o Navegador de datas, as tarefas e os recursos de calendários).

Colorir os dias de trabalho com uma cor de fundo diferente

Ative isto se você deseja que a cor de fundo da vista de Mês seja preenchida com uma cor diferente nos dias em que você tiver pelo menos um evento para todo o dia marcado como ocupado.

Por favor, veja a área de configuração de cores para selecionar a cor de fundo para ocupado de sua preferência a ser exibida na visão da Agenda/Mês.

Uso das cores

Configure as cores para a vista de Mês, tal como na vista da Agenda.

Página da Vista de Tarefas

Opções da vista de tarefas:

Sempre mostrar as tarefas concluídas no fim da lista

Se você ativar esta opção, todas as tarefas completadas serão agrupadas no fundo da Lista de tarefas.

A visão da lista de tarefas usa toda a janela

Ative esta opção para usar o KOrganizer em tela inteira ao exibir a vista da Lista de tarefas. Você ganhará algum espaço para a vista da Lista de tarefas, mas outros elementos, como o Navegador de datas, os detalhes das tarefas e a lista dos calendários, não serão exibidos.

Gravar as pendências concluídas nas entradas de diário

Se assinalar esta opção, o KOrganizer irá adicionar automaticamente um item de diário para todas tarefas completadas.

Cores e fontes

Cores

Selecione a cor usada para as férias, para o realce e para as categorias de eventos específicas. Você poderá escolher uma cor diferente para cada categoria. Claro que o uso de muitas cores poderá tornar a exibição confusa por isso use o bom-senso. A utilização de cores depende também das preferências de visualização.

Cor do feriado

Este botão abre a janela para Selecionar uma Cor, o que lhe permite selecionar a cor do feriado. Essa cor será usada para o nome do feriado, na vista de Mês, e na data do feriado no Navegador de datas.

Cor de fundo da visão de agenda

Este botão abre a janela para Selecionar uma Cor, o que lhe permite selecionar a cor de fundo da vista da Agenda.

Cor de fundo dos dias ocupados

Este botão abre a janela para Selecionar uma cor, o que lhe permite selecionar a cor de fundo para ocupado da vista da Agenda ou do Mês. Esta cor somente é usada quando a opção para destacar dias ocupados com uma cor diferente estiver ativada nestas vistas.

Cor da linha da hora atual na visão de agenda

Este botão abre a janela para Selecionar uma Cor, o que lhe permite selecionar a cor da linha da hora atual (Marcus Bains).

Cor das horas de trabalho

Este botão abre a janela para Selecionar uma Cor, o que lhe permite selecionar a cor principal para as horas de trabalho da vista da Agenda.

Cor das pendências que vencem hoje

Este botão abre a janela para Selecionar uma Cor, o que lhe permite selecionar a cor das tarefas que terminam hoje.

Cor das tarefas atrasadas

Este botão abre a janela para Selecionar uma Cor, o que lhe permite selecionar a cor das tarefas cujo prazo já passou.

Categorias

Este grupo permite-lhe atribuir uma cor a cada categoria. Selecione uma categoria na lista e pressione o botão para abrir a janela para Selecionar uma Cor, que lhe permite selecionar a cor dessa categoria. Dependendo da configuração da visualização, esta cor será usada para marcar os eventos e as tarefas que pertencem a esta categoria nas suas vistas de Agenda e de Mês.

Recursos

Este grupo permite-lhe atribuir uma cor a cada recurso. Selecione um recurso na lista e pressione o botão para abrir a janela para Selecionar uma Cor, que lhe permite selecionar a cor dessa categoria. Dependendo da configuração da visualização, esta cor será usada para marcar os eventos e as tarefas que usam este recurso nas suas vistas de Agenda e de Mês.

Página de fontes

Barra da hora

Pressione este botão para escolher o tipo, estilo e tamanho do texto da barra de horas.

Visualização mensal

Pressione este botão para escolher o tipo, estilo e tamanho do texto da vista de Mês.

Visão da agenda

Pressione este botão para escolher o tipo, estilo e tamanho do texto da vista da Agenda (nas vistas do Dia, Semana e de Semana de trabalho).

Linha da hora atual

Pressione este botão para escolher o tipo de letra, o estilo e o tamanho da linha Marcus Bains (uma linha colorida na vista da Agenda que indica a hora atual).

Agendamento de Grupo

Usar comunicação do Groupware

Assinale esta opção para enviar mensagens de e-mail automaticamente ao criar, atualizar ou remover eventos que envolvam outras pessoas. Esta mensagem de e-mail poderá ser um convite aos participantes de um evento que tenha criado, o cancelamento de um evento seu, uma resposta ou uma atualização do seu estado de participante, um pedido de mudança do evento, etc. Assinale esta opção se quiser usar as funcionalidades de 'groupware' (por exemplo, configurar o Kontact como um cliente de Kolab para o KDE).

Enviar a cópia dos eventos por mail, para o dono

Quando assinalar a opção Enviar a cópia dos eventos por e-mail para o dono, você irá obter uma cópia de todas as mensagens de e-mail que o KOrganizer envia devido a um pedido seu para os participantes no evento.

Transporte de correio

Aqui você poderá selecionar o tipo de transporte de e-mail que deseja usar. Você tanto poderá usar o KMail ou o comando sendmail® (o qual deverá estar instalado no seu sistema para funcionar).

Endereços de email adicionais

Isto diz ao KOrganizer quais os outros endereços de e-mail que você possui. Você poderá adicionar, editar e remover os endereços de e-mail adicionais. Estes endereços de e-mail são os que você possui além do que está definido nas preferências pessoais. Se receber um convite para um evento através de outro endereço de e-mail, você precisa indicar aqui este endereço para que o KOrganizer possa reconhecê-lo como seu e adicionar o item ao seu calendário.

Livre/ocupado

A informação de livre/ocupado representa uma agenda de disponibilidade. Ao apresentar os intervalos em que uma pessoa já tem compromissos anteriores, os outros poderão evitar marcar compromissos para esses períodos. Lembre-se que só as horas são publicadas, não os eventos, razões ou convidados.

O KOrganizer suporta a publicação e obtenção da informação de livre/ocupado, quer manual quer automaticamente.

Publicar

Publicando a sua informação de livre/ocupado, permite a outros levar em conta o seu tempo ocupado no calendário ao convidá-lo para uma reunião.

Publicar automaticamente a informação de livre/ocupado

Ative esta opção se quiser que a sua informação de livre/ocupado seja enviada automaticamente. Lembre-se que você poderá ignorar esta opção e optar por enviar a sua informação de Livre/Ocupado através do menu Agendar do KOrganizer.

Se o seu aplicativo estiver configurado para trabalhar como um cliente de KDE do Kolab, isto não será necessário. O servidor Kolab2 se encarrega de publicar a sua informação de Livre/Ocupado e gerencia o acesso a ela pelos outros usuários.

Tempo mínimo entre envios (em minutos)

Se optar por publicar as suas informações automaticamente, você pode configurar o intervalo de tempo em minutos entre cada envio.

Publicar (por padrão 60) dias de informação de livre/ocupado

Configura o número de dias do calendário que deseja publicar e disponibilizar para os outros

URL do Servidor

Digite a URL do servidor onde se encontram publicadas as suas informações de Livre/Ocupado. Peça esta informação ao administrador do servidor.

Exemplo de servidor de Kolab2: webdavs://kolab2.com/freebusy/jose@kolab2.com.ifb

Nome de usuário

Insira a informação do usuário relativa à sua conta no servidor

Especificidade do servidor Kolab2: O seu UID (Unique IDentifier - Identificador Único) foi registrado, onde, por padrão, será semelhante ao seu endereço de e-mail no servidor Kolab2, mas também pode ser diferente. Neste caso, digite o seu UID. Caso não o conheça, solicite-o ao administrador do servidor.

Senha

Digite aqui a sua senha (senha de autenticação no servidor).

Recordar a senha

Assinale esta opção se quiser que o KOrganizer recorde a sua senha e deixe de solicitá-la cada vez que enviar a sua informação de Livre/Ocupado.

Atenção

Não é recomendado guardar a sua senha no arquivo de configuração, por razões de segurança.

Obter

Obtendo a informação de Livre/Ocupado que os outros publicaram, você poderá considerar os calendários deles ao convidá-los para uma reunião.

Obter automaticamente as informações de disponibilidade de outras pessoas

Automatiza o processo de obtenção da informação de livre/ocupado dos outros usuários. Preencha a seção de informação do servidor abaixo, para habilitar esta opção.

Usar o endereço de e-mail completo na obtenção

Esta opção permite-lhe alterar o nome do arquivo que será obtido do servidor. Se assinalar esta opção, ele irá obter um arquivo de livre/ocupado chamado usuário@dominio.ifb, caso contrário irá obter o usuário.ifb. Pergunte ao administrador do servidor se não tiver certeza de como configurar esta opção.

Especificidade do servidor de Kolab2: Se você está configurando o KOrganizer para ser um componente de um cliente de Kolab para KDE (Kontact/Kolab), você terá que assinalar esta opção.

URL do Servidor

Indique a URL do servidor de onde a sua informação de Livre/Ocupado deverá ser obtida. Peça ao administrador do servidor esta informação.

Exemplo de servidor do Kolab2:webdavs://kolab2.com/freebusy/

Nome de usuário

Insira a informação do usuário relacionada à sua conta no servidor.

Senha

Digite aqui a sua senha (senha de autenticação no servidor).

Recordar a senha

Assinale esta opção, se quiser que o KOrganizer recorde a sua senha e deixe de solicitá-la cada vez que obtém os arquivos de livre/ocupado.

Atenção

Não é recomendado guardar a sua senha no arquivo de configuração, por razões de segurança.

Plugins

Para mais informações sobre como configurar plugins, por favor consulte Capítulo 8, Plugins