Configuração das Barras de Ferramentas

O KOrganizer tem quatro barras de ferramentas: uma barra principal (com os botões Novo evento, Nova tarefa, Novo diário, Voltar, Avançar, Hoje, Dia e Semana), uma barra de Vistas (para optar entre a Agenda, Vista Mensal, Linha Temporal, Lista de tarefas e Diário), uma barra de Escalonamento (com as opções Publicar a Informação do Item, Enviar os Convites aos Participantes, Enviar a Atualização do Estado e o Livro de Endereços) e uma barra de Filtros, que lhe permite selecionar e gerenciar um filtro para as áreas do KOrganizer. Você poderá personalizar estas barras de ferramentas de várias formas: poderá adicionar ícones novos, mudar o tamanho dos ícones, mudar a posição das barras de ferramentas e adicionar uma descrição de texto aos ícones.

Há duas maneiras de modificar a posição das barras de ferramentas:

  • Você poderá clicar com o botão direito do mouse na barra de ferramentas para mostrar o Menu da Barra de Ferramentas. O tamanho dos ícones e a posição de texto poderá também ser ajustado neste menu.

  • Se a barra de ferramentas estiver destravada, você poderá simplesmente arrastar a barra de ferramentas pela pega do lado esquerdo de cada barra de ferramentas e soltá-la onde desejar. Veja também outras operações de arrastar e soltar simples.

As barras de ferramentas são configuradas em dois lugares:

  • O conjunto de ferramentas é configurado na opção de menu ConfiguraçõesConfigurar as Barras de Ferramentas....

  • O estilo gráfico (tamanho dos ícones, posição do texto, etc.) é ajustado através do Menu de Contexto da Barra de Ferramentas. Clique com o botão direito do mouse para acessar a este menu.

Janela para Configurar as Barras de Ferramentas

Esta janela permite que você personalize o conjunto de ferramentas de uma barra de ferramentas. Ela pode ser acessada selecionando o item de menu ConfiguraçõesConfigurar as Barras de Ferramentas....

Escolhendo a barra de ferramentas

Primeiro, você precisa escolher a barra de ferramentas que deseja modificar. Todas as ações aplicam-se à barra de ferramentas que está selecionada na lista que se encontra no topo da janela.

Ações Disponíveis

Existem dois retângulos abaixo do título da barra de ferramentas: as Ações disponíveis e as Ações atuais. Usando as setas para a esquerda e para a direita (localizadas entre os retângulos), o usuário poderá adicionar ícones do grupo de Ações disponíveis para o grupo de Ações atuais e vice-versa. A barra de ferramentas irá possuir todos os ícones que se encontrem no retângulo Ações atuais. As setas para cima e para baixo permitem-lhe mudar a posição de um ícone.

Os botões abaixo da lista Ações atuais permitem que você mude o ícone e o texto de um botão. Na janela Mudar texto você pode selecionar Ocultar texto quando a barra de ferramentas mostra o texto ao lado dos ícones para economizar espaço neste modo de modo que todos os botões fiquem visíveis.

Dica

Lembre-se de que menos ícones poderá ser melhor, uma vez que a tela fica menos confusa e, por isso, irá parecer mais limpa. Por exemplo, se você cortar e colar sempre com os atalhos de teclado, não precisa dos ícones para Recortar, Copiar e Colar.

Menu de Contexto da Barra de Ferramentas

Este menu permite-lhe alterar a aparência das barras de ferramentas. Clique com o botão direito na barra de ferramentas para acessar a este menu.

Mostrar texto

Se o texto é mostrado ao lado dos ícones, selecione se o texto do botão é exibido.

Posição do Texto

Inicialmente, os ícones possuem um texto associado ao lado. Você poderá preferir ter o texto abaixo de cada ícone ou. Poderá também optar por ter texto simples sem quaisquer ícones.

Tamanho do Ícone

O usuário poderá alterar o tamanho dos ícones. Faça a sua escolha entre ícones pequenos, médios, grandes e gigantes.

Posição do bloqueio da barra de ferramentas

Se desbloquear uma barra de ferramentas, você poderá movê-la para o topo, para a base, esquerda ou direita ou mesmo para fora da janela principal do KOrganizer.