Capítulo 4. Vistas e Filtros

Embora os calendários (recursos) possam conter eventos, tarefas e/ou itens de diários, estes itens são bastante diferentes na sua natureza. As tarefas poderão não ter qualquer data associada a eles, assim, uma vista em agenda não é adequada para eles. Os itens de diário são uma coleção das suas reflexões, acontecimentos ou experiências. Eles necessitam do seu próprio modo de visualização, uma vez que não estão relacionados com a lista de eventos a ocorrer ou com a lista de tarefas, etc.

Para resolver o desafio de mostrar a informação da vista de forma intuitiva e útil, o KOrganizer oferece várias vistas, filtros e capacidades de pesquisa. Você poderá também atribuir eventos relacionados e tarefas a categorias, as quais o irão ajudar a vê-las mais tarde, com filtros ou cores.

Vistas do KOrganizer

Nesta seção, serão descritos os vários modos de visualização, assim como será apresentada uma visão geral sobre a forma de navegação nos seus dados pessoais com o KOrganizer.

A janela do KOrganizer pode estar dividida em duas áreas principais: a janela principal e a barra lateral. A janela principal mostra as áreas principais e a barra lateral mostra o Navegador de datas, a Visão de tarefas, o Visualizador de itens e o Gerenciador de calendários. Para mostrar ou ocultar os componentes da barra lateral, marque ou desmarque os itens do submenu ConfiguraçõesBarra Lateral.

O Navegador de datas é oferecido para que você possa navegar e selecionar datas. A data de hoje estará assinalada com uma pequena caixa; as datas que tiverem eventos agendados nelas estarão em negrito (os eventos diários ou semanais recorrentes poderão não estar marcados em negritos, dependendo da configuração da visualização) e os feriados aparecerão em vermelho. Se você quiser saltar para uma data, basta clicar sobre ela. Mantenha o botão do mouse pressionado para selecionar várias datas consecutivas de uma vez. As vistas O Que Tem a Seguir, Lista, Agenda e Diário só irão mostrar os eventos, tarefas ou do diário das datas selecionadas no Navegador de datas. A vista do Mês irá mostrar os eventos ou tarefas do primeiro mês que aparece no Navegador de datas (os dias do mês selecionados não irão mudar na vista do Mês, só o mês é que muda).

O componente da barra lateral para Visão das tarefas apresenta as suas tarefas, como a área de tarefas. É útil se você quiser ver as suas tarefas enquanto usa as outras vistas.

O componente da barra lateral Visualizador de itens mostra os detalhes dos eventos, tarefas ou do diário atuais.

Finalmente, o componente da barra lateral do Gerenciador de calendários permite-lhe ativar ou desativar os recursos na lista, assinalando ou desligado a área de recursos e gerenciando-os da mesma forma. Para mais informações, veja por favor em “Recursos de Calendário”.

Você poderá navegar pelo seu calendário, se escolher a opção IrRecuar do menu (ou pressionando o botão da barra de ferramentas ), que volta para o dia, semana, mês ou ano anteriores, escolhendo a opção IrAvançar do menu (ou pressionando o botão da barra de ferramentas ), que irá para o dia, semana, mês ou ano seguinte (dependendo da vista) ou escolhendo a opção IrIr para Hoje do menu (ou pressionando o ícone da barra de ferramentas), que irá incluir o dia de hoje na vista atual.

Área o Que tem a Seguir

Esta área mostra os eventos e as tarefas num formato simples que você possa ler rapidamente. Todos as tarefas em aberto serão apresentados, mas somente os eventos dos dias selecionados na barra lateral do Navegador de Datas serão apresentados. Os eventos e as tarefas são apresentados um para cada linha.

Mude para a vista O Que Se Segue, escolhendo a opção ExibirO que se segue do menu.

Vista em Lista de Eventos

Esta vista mostra todas as suas tarefas, eventos e itens de diário para as datas selecionadas no Navegador de datas como uma lista. Os tarefas em aberto que não terminem nas datas selecionadas não aparecem. Esta vista é boa para mostrar vários eventos de um único dia de uma forma compacta. Também é útil se os seus eventos estão espalhados num período de tempo grande que não seria mostrado por completo na tela se você usasse uma das outras vistas.

Os itens são mostrados um por cada linha. As colunas mostram se um lembrete está ativado (um ícone de campainha nele mostra que o lembrete está ativo), se ele se repete várias vezes (um ícone de setas seguidas significa um evento recorrente), a informação da hora de início e de fim. Passando o cursor do seu mouse por cima de um item será mostrada uma dica com informações detalhadas sobre o item.

Mude para a vista em listagem, escolhendo a opção ExibirLista de Eventos do menu.

Visão da agenda

A vista da Agenda apresenta seus eventos ou tarefas para um ou mais dias, ordenados cronologicamente. Você pode também ver a extensão de cada evento na linha do tempo. Para ativar a vista da Agenda, selecione o menu ExibirAgenda ou pressione o botão the da barra de ferramentas.

O Dia, a Semana de trabalho e a Semana são variações da vista da Agenda. De fato, você poderá definir os dias que aparecem na Agenda a qualquer momento, selecionando-os no Navegador de datas.

A hora é indicada por uma barra de horas do lado esquerdo da vista. Uma barra de rolagem à direita é fornecida quando o dia inteiro não conseguir ser apresentado numa única tela (que é o normal). Cada retângulo da vista representa um compromisso individual e mostra a hora de início e de fim do mesmo, bem como o seu resumo. Um ícone com uma campainha é apresentado se você estiver configurado um lembrete para o compromisso. Um ícone com setas seguidas é apresentado se o compromisso se repetir várias vezes. Mantendo o mouse sobre o ícone das setas irá aparecer uma dica com informações mais detalhadas sobre a recorrência. Para que o KOrganizer mostre uma linha vermelha que marca a hora atual no dia atual (a linha de Marcus Bains), assinale a opção Mostrar a hora atual (linha de Marcus Bains) na configuração da visualização do KOrganizer.

Você poderá redimensionar qualquer evento com o seu mouse. Basta mover o cursor do mouse para perto da borda superior ou inferior do evento e arrastar essa borda para cima ou para baixo. Desta forma, você poderá modificar visualmente a hora de início e de fim do seu evento. Isto também funciona nas vistas da Semana e da Semana de trabalho. Em outras palavras, é possível alterar as horas de início e de fim com o mouse, bastando para isso mover a borda superior ou inferior do evento para a nova hora.

Qualquer evento poderá ter sua hora mudada com o mouse. Mova o cursor do mouse para cima do evento e arraste-o para a nova hora. Isto também funciona para as vistas da Semana e da Semana de trabalho. Os eventos poderão ser movidos para outras datas que poderão não estar visíveis no momento. Mova o cursor do mouse por cima do evento e arraste-o para o Navegador de datas.

Uma vez que a Agenda não poderá conter o dia inteiro para a maioria das telas, você poderá deslocar-se para cima ou para baixo para visualizar todo o dia. Contudo, existe uma dica útil que lhe indica se existem eventos invisíveis para cima ou para baixo da sua posição atual; é uma pequena seta apontando para baixo e outra apontando para cima, respectivamente no fundo e no topo do painel principal.

Dica

Existem dois atalhos úteis para adição de eventos:

  • Faça duplo-clique em qualquer região do horário livre, para que o KOrganizer crie automaticamente um evento com a duração padrão(configurável na janela de preferências). Você poderá editar imediatamente a descrição. Os eventos ajustam-se em incrementos de meia-hora, arredondando-se à meia-hora mais próxima do local onde você clicou.

  • Selecione qualquer região aberta de tempo e faça duplo-clique nela ou comece a escrever o título do evento. O KOrganizer irá definir automaticamente a duração e a hora de início, tal como foi definido na área de seleção da vista da Agenda.

Para ajudá-lo a organizar a sua agenda, a cor dos eventos refletem a sua categoria e dependem da configuração da aparência do KOrganizer. Eles poderão também refletir o seu recurso. Assim, se você atribuir categorias aos eventos e cores diferentes às categorias, será capaz de identificar rapidamente o tipo de evento pela sua cor.

A vista da Agenda poderá mostrar os eventos de todos os seus calendários, reunidos numa única agenda, ou ainda mostrar uma agenda por calendário. Ter ambas as agendas disponíveis por páginas também é possível e poderá ser personalizado na janela de configuração.

Vista Diária

Esta vista apresenta a vista da Agenda para um único dia.

Mude a visualização para a vista do Dia, escolhendo a opção IrDia ou pressionando o botão Dia da barra de ferramentas.

Vista dos Próximos X Dias

Esta vista apresenta a vista da Agenda para os próximos dias, a começar de hoje. Você poderá alterar o número de dias a mostrar na configuração da aparência do KOrganizer. O valor padrão é igual a 3.

Mude a vista para a vista dos próximos 'x' dias, selecionando a opção IrPróximos X Dias do menu (X representa o número de dias, normalmente 3).

Vista da Semana

A vista da Semana oferece uma vista semelhante a do Dia. São mostrados os eventos para sete dias, uns após os outros.

Mude a visualização para a vista da Semana, selecionando a opção do menu IrSemana ou pressionando o botão Semana na barra de ferramentas.

Vista da Semana de Trabalho

Esta é a mesma que a vista da Semana, com a diferença que apenas os dias úteis da semana são apresentados.

Mude a vista para a vista da Semana de trabalho, escolhendo a opção IrSemana de Trabalho do menu.

Visualização mensal

A vista do Mês mostra todos os eventos para o mês atual com um formato semelhante a um calendário. Cada célula desta vista representa um dia e cada dia contém todos os eventos que possam caber na área disponível (se você maximizar a janela poderá ver mais compromissos). A informação sobre o estado de recorrência e do lembrete é indicado através de uma campainha e de setas seguidas, tal como nas outras vistas.

Navegue pela vista do Mês com as setas do Navegador de datas ou com os itens e botões das barras de ferramentas do menu Ir. Uma vez que a área visível de um dia poderá não conter todos os eventos e tarefas, você poderá usar o teclado para navegar pelos itens ou você poderá usar as barras de rolagem para visualizar todos os eventos e tarefas desse dia.

Passe o seu cursor do mouse por cima de qualquer item do calendário para mostrar uma dica com os detalhes do item. Faça duplo-clique numa área em branco para criar um evento e duplo-clique em qualquer item do calendário para editá-lo.

Para auxiliá-lo a organizar os seus dados, a cor dos eventos poderá refletir a sua categoria e o seu recurso, dependendo da configuração da aparência do KOrganizer. Assim, se você atribuir categorias aos eventos e cores diferentes às categorias, poderá identificar o tipo de evento (ou recurso) pela sua cor.

Mude a visualização para a vista do Mês, selecionando a opção do menu ExibirVista do Mês ou pressionando o botão Mês na barra de ferramentas.

Vista da Linha do tempo

A vista da Linha do tempo mostra todos os eventos, para o período selecionado, num diagrama de Gantt. Todos os calendários são apresentados numa linha separada.

Passe o seu cursor do mouse por cima de qualquer item do calendário para mostrar uma dica com os detalhes do item. Faça duplo-clique numa área em branco para criar um evento e duplo-clique em qualquer item do calendário para editá-lo.

Lista de tarefas

A Lista de tarefas mostra um local onde você poderá soltar notas rápidas (ou de longo prazo) sobre as coisas que precisa de fazer. A Lista de tarefas aparece sempre à direita abaixo do Navegador de Datas. Você poderá mostrá-la também no painel principal clicando no ícone Lista Por-Fazer ou selecionando a opção do menu ExibirLista de tarefas.

Você poderá indicar na sua tarefa uma data-limite, ou em outras palavras, uma data em que o item deverá estar terminado.

Você poderá também atribuir prioridades às tarefas, para que apareçam ordenados em ordem de prioridade. Quanto menor o número, maior a prioridade, exceto o caso do zero (0), que é definido como sem prioridade.

Para criar uma nova tarefa, clique com o botão direito no componente da barra lateral da Lista de tarefas e escolha a opção Nova tarefa do menu de contexto. Se você clicou num item já existente, irá obter mais opções: poderá Mostrar o resumo, Editar... os detalhes da tarefa, Remover a tarefa de uma vez ou poderá Criar uma subtarefa. Você poderá criar, por exemplo, uma grande tarefa como a construção de uma casa, e criar subtarefas como a escolha do local de construção, a contratação de um arquiteto, a contratação dos trabalhadores e finalmente preparar uma festa para os seus amigos.

Quando você selecionar a opção Nova tarefa..., será criado um novo item deste tipo e então poderá inserir todas as informações necessárias.

Clique em qualquer tarefa da lista para selecioná-la.Se você clicar na cruz à esquerda da descrição da tarefa, irá mudar o estado de completa da tarefa em si. Se fizer duplo-clique na descrição da tarefa, poderá ser capaz de editar todos os detalhes desta tarefa por-fazer.

Você poderá também optar por Limpar os Completados no menu do botão direito para remover todas as tarefas que já tenha marcado como completada.

As tarefas também podem ser arrastadas com o mouse para reorganizar a hierarquia ou para trocar tarefas com outras janelas do calendário. Você poderá ler também uma introdução sobre todas as operações de 'arrastar e soltar' disponíveis.

Vista do Diário

A vista do Diário oferece um local onde você poderá registrar as suas reflexões, acontecimentos ou experiências. Você poderá mostrar a vista do Diário no painel principal, clicando no botão da barra de ferramentas Vista do Diário ou selecionando a opção do menu ExibirAgenda.

Quando você clica no atalho para adicionar um item do diário, será criado um novo item do diário. Se você quiser editar um item do diário, basta clicar no campo de texto e editá-lo! Para remover um item do diário, clique no botão de remoção ao lado do Título do item do diário.