Capítulo 5. Protocolos do Kopete

O Kopete chama aos vários sistemas de IM 'Protocolos'. Quando você adiciona uma conta, esta é específica de um determinado protocolo. Ainda que o Kopete tente fazer com que todas as mensagens instantâneas apareçam de maneira semelhante, independentemente do protocolo que usa, existem algumas diferenças a nível do suporte de funcionalidades avançadas, como a transferência de arquivos e multimídia.

Protocolos

AIM

O AIM suporta salas de conversação. Use o comando Juntar-se à Conversa..., do menu de contas do AIM, para se juntar a uma sala de conversação do AIM. Também são suportadas as imagens dos contatos e os ícones emotivos personalizados.

ICQ

O ICQ tem uma funcionalidade de Invisibilidade que lhe permite ocultar-se dos contatos selecionados. Você poderá também pesquisar no diretório de usuários do ICQ, quando estiver adicionando um contato. Existe uma vasta gama de detalhes do contato que poderão ser definidas com a opção Propriedades.

Jabber

O Jabber, também conhecido por XMPP, suporta a transferência de arquivos, as conferências e muitos outros serviços oferecidos pelo servidor de Jabber. Por exemplo, muitos servidores de Jabber possuem um diretório de usuários e alguns oferecem transportes para outros sistemas de mensagens. Para acessar os serviços, use a opção Serviços... do menu de contas. A transferência de arquivos do Jabber poderá funcionar sem encaminhamento de portas, mas obtém uma melhor performance se for possível uma ligação direta. Por padrão, usa-se o porta 8010 para o encaminhamento de portas, mas este valor é configurável nas opções de cada conta.

Google Talk

Uma vez que o Google Talk se baseia no Jabber, ele é bem suportado no Kopete, exceto nas conversas de voz, sobre o qual ainda há trabalho a se fazer para o suporte completo.

Para configurar o Kopete para o Google Talk: Use o seu endereço de e-mail completo do Google Mail como nome de usuário. Assinale as opções Usar criptografia do protocolo (SSL), Permitir autenticação por senhas não-cifradas e Substituir a informação pré-definida do servidor. O servidor é o talk.google.com ou o gmail.com e deverão ser usados as portas 443 ou 5223.

Novell GroupWise

O GroupWise Messenger é um sistema de mensagens empresarial da Novell Inc. É suportado o conjunto completo de funcionalidades, incluindo a privacidade, as conversas em grupo, o texto formatado e a pesquisa de usuários.

Gadu-Gadu

O Gadu-Gadu é um sistema de conversação oriundo da Polônia. Atualmente, o Kopete suporta as funções básicas de conversação.

WinPopup

O WinPopup é uma forma de usar o Kopete para enviar mensagens para os computadores Windows® da rede local. O protocolo WinPopup só suporta mensagens únicas de texto simples.

Outros protocolos

Assim como os protocolos indicados acima, o Kopete possui suporte para diversos outros protocolos. Na maioria dos casos, eles não estão ativados por padrão ou necessitam da instalação de plugins adicionais. Entretanto, fornece-se o suporte para o SMS, o Skype e o SILC neste contexto. Contudo, a equipe do Kopete não se responsabiliza por estes protocolos.