Capítulo 6. Plugins do Kopete

O Kopete oferece plugins que oferecem funções que não são essenciais para as mensagens, mas que são úteis para algumas pessoas.

Plugins

Substituição Automática

A Substituição Automática permite-lhe corrigir as palavras incorretas ou poupar a escrita de certas palavras, usando abreviaturas.

Favoritos

O plugin de Favoritos cria favoritos na sua lista do KDE, a partir dos URLs que são recebidos nas mensagens de IM.

Notas do Contato

As Notas do contato permitem-lhe anotar quaisquer pedaços de informação sobre um metacontato.

Criptografia

Olivier Goffart

Charles Connell

revisão 1.3.0 (14/10/2007)

O plugin Criptografia permite-lhe enviar e receber mensagens criptografadas e/ou assinadas.

Este plugin permite-lhe usar uma implementação do OpenPGP para criptografar e assinar as mensagens durante as conversas. Lembre-se de que isto não é o mesmo que uma sessão de bate-papo segura com SSL. O plugin pode criptografar suas mensagens para uma única pessoa, de modo que apenas o dono da chave correspondente conseguirá ler. Se deseja que o receptor de suas mensagens possa certificar-se de que foi você quem as enviou, é necessário assiná-las. Assinatura e criptografia podem ser usadas em conjunto ou separadas. Ao receber uma mensagem criptografada, você verá um ícone de cadeado. Se ela foi assinada com uma assinatura verificável (quando tiver a chave pública do remetente), você verá o ícone de uma caneta. Para uma assinatura não-verificável será mostrada uma caneta vermelha.

Para configurar a Criptografia, selecione a sua chave privada na página de configuração do plugin. Depois, usando a opção Selecionar chave pública... do menu de contexto de cada metacontato, escolha a chave pública deles. Será então solicitada a sua senha ao usar este plugin.

Devido a limitações de alguns dos protocolos de mensagens instantâneas usados pelo Kopete, as mensagens criptografadas não poderão ser enviadas com estes protocolos. Se tentar usar um protocolo que não tenha suporte, você receberá um aviso.

O plugin Criptografia pode usar as chaves públicas armazenadas no seu livro de endereços do KDE para cada contato. Contudo, será necessário indicar o item do livro de endereços que está associado a cada metacontato. Para fornecer esta informação, escolha Propriedades no menu de contexto do metacontato e depois a ligação com o livro de endereços. Também poderá exportar as chaves públicas que tenha definido no seu livro de endereços. Se um metacontato tiver uma ligação ao livro de endereços, então a chave irá para o item correto do livro de endereços, substituindo os existentes. Se não existir qualquer ligação (por não existir um item no livro de endereços para essa pessoa), será criado um novo item. Esse item terá dois campos preenchidos: a chave pública do Kopete e o nome de exibição do metacontato.

Direitos autorais da documentação (c) Olivier Goffart e (c) 2007 Charles Connell

Destaque

O Realce funciona de certa forma como os filtros de e-mail, na medida em que lhe permite fazer com que certas coisas aconteçam em resposta a algumas mensagens. Assim como realça o texto, você poderá tocar alguns sons.

Histórico

O plugin do Histórico, quando ativado, registra as conversações de qualquer sistema de IM e permite-lhe ver as conversações antigas posteriormente. Um item Histórico irá aparecer no menu de contexto de cada contato, para poder ver o histórico de mensagens desse metacontato.

É adicionado o seguinte item aos menus da Lista de Contatos:

EditarVer Histórico

(Ativado quando um contato está selecionado) Isto mostra o navegador do Histórico para o contato selecionado.

São adicionados os seguintes itens à janela de Bate-Papo:

FerramentasHistórico Anterior (Alt+Shift+Seta Esquerda)

Isto permite-lhe ver o conjunto de mensagens imediatamente anterior no Histórico na janela de bate-papo.

FerramentasHistórico Seguinte (Alt+Shift+Seta Direita)

Isto mostra o próximo conjunto mais recente de mensagens do Histórico na janela de Bate-Papo.

FerramentasÚltimo Histórico

Isto mostra o conjunto mais recente de todos das mensagens do Histórico na janela de Bate-Papo.

KopeteTeX

O KopeteTeX permite aos cientistas e matemáticos manterem conversas com a linguagem de formatação LaTeX. As expressões que forem indicadas entre $$ são representadas como uma imagem na janela de conversação e poderão ser copiadas e coladas como código em LaTeX. Para usar este plugin, você necessita ter o LaTeX instalado

Ouvindo

Com o plugin Ouvindo, permite às pessoas com quem está conversando saberem o que você está ouvindo, digitando /media numa conversa, ou selecionando a opção Ferramentas+Enviar Informação Multimídia na janela de Bate-Papo.

OTR

O plugin de OTR permite-lhe criptografar conversas com o método de criptografia 'Off-The-Record' (não oficial ou fora-de-banda). Este método de criptografia funciona basicamente como a criptografia PGP, mas está otimizado para as mensagens instantâneas e lida com a troca de chaves por si só. A única coisa que terá de fazer é garantir que está realmente escrevendo para a pessoa que pensa que é, usando um dos mecanismos de autenticação do OTR.

Itens dos menus

É adicionado o seguinte item aos menus da Lista de Contatos:

EditarPolítica de OTR

(Ativo quando está selecionado um contato) Você poderá definir aqui a política de criptografia para cada contato. Definir este item como "Padrão", faz com que o Kopete use a configuração padrão na janela de configuração

São adicionados os seguintes itens à janela de Bate-Papo:

FerramentasConfiguração do OTRIniciar uma sessão OTR

Permite-lhe iniciar uma sessão criptografada com OTR.

FerramentasConfiguração do OTRTerminar a sessão OTR

Permite-lhe terminar uma sessão OTR previamente estabelecida.

FerramentasConfiguração do OTRAutenticar o contato

Use este item do menu se desejar autenticar o contato.

A janela de configurações

Na janela de configuração, o usuário possui várias opções para definir o comportamento dos módulos durante as suas sessões de conversação. A mais importante de todas é a configuração da política padrão. Defina a política como "Oportunista" se desejar que o Kopete verifique se os seus contatos suportam o OTR e estabeleça uma sessão criptografada sozinho ou como "Manual" se desejar controlar cada estado de criptografia separadamente. As opções "Sempre" e "Nunca" só são recomendadas para os usuários experientes que desejem definir a política com base em cada contato. Na área de "Chaves Privadas", você poderá criar o seu par de chaves pessoal para cada conta. Não terá que fazer isso manualmente. Se uma conta não tiver um par de chaves, será gerado automaticamente da primeira vez que for necessário. Na página de "Impressões Digitais Conhecidas", você poderá ver, verificar e apagar as impressões digitais conhecidas dos seus contatos.

Autenticação

Provavelmente você já terá recebido e-mail de pessoas que fingem ser bancos, agências de crédito, inclusive expatriados ricos da Nigéria. As pessoas mentem sobre quem são a toda a hora na Internet. A autenticação é uma forma de garantir que ninguém possa mentir para você sobre quem são, quando usarem o OTR.

Quando autenticar

Você deverá autenticar um amigo da primeira vez que falar com ele ao usar o OTR. Se não o fizer, não poderá realmente ter a certeza que outra pessoa não está desempenhando o seu papel ou tentando ouvi-lo na sua conversação. Contudo, logo que esteja autenticado uma vez com o seu amigo, não terá mais que fazer isso. O OTR irá fazer automaticamente a autenticação para todas as suas conversas futuras com esse amigo.

As únicas exceções ocorrem quando o seu amigo mudar entre vários computadores ou contas de IM. Nesse caso, você terá que autenticar uma vez para cada computador e conta. Logo que tenha feito isso, o seu amigo poderá usar à vontade qualquer um dos computadores onde você o autenticou, sendo que o OTR irá reconhecê-los automaticamente. Se o seu amigo usar um novo computador ou conta que o OTR não conheça, irá aparecer uma mensagem na sua janela de conversação avisando-o desse fato.

Quando autenticar
Como autenticar

Para autenticar alguém, abra uma conversa com ele e clique em "Autenticar o Contato" no botão de OTR. O OTR irá perguntar a você e ao seu amigo para inserir uma senha apenas conhecida por vocês os dois. Siga por favor os passos do assistente.

Se a autenticação foi bem sucedida, então você saberá que está realmente falando com o seu amigo. Qualquer impostor levará bastante tempo a adivinhar o que você escreveu, assim você será capaz de pegá-los em flagrante.

Canos

Os canos ou canais permitem-lhe encaminhar as mensagens recebidas ou enviadas por um programa externo. Uma mensagem recebida será encaminhada pelo executável antes de atingir a sua janela de conversação, enquanto as mensagens enviadas serão encaminhadas pelo executável antes de serem enviadas para a Internet. Os canais poderão receber o texto num de três formatos:

Corpo de texto simples

O corpo da mensagem, em texto ASCII simples

corpo de texto em HTML

O corpo da mensagem, em HTML, como apareceria se o seu parceiro tivesse enviado HTML para você, o qual será apresentado na janela de conversação

mensagem completa em XML

Um documento em XML que descreve todas as características da mensagem, incluindo o corpo em HTML.

Para a maior parte dos casos, você provavelmente irá usar as opções do corpo em texto simples ou em HTML. Estas opções poderão ser usados com os programas, como os tradutores ou a geradores de resumos. O formato em XML só é apropriado para ser usado num programa que tenha sido criado especificamente para lidar com este plugin. Se você quiser criar um programa que funcione com este plugin veja a documentação mais detalhada.

Estatísticas

Este plugin usa uma base de dados para reunir informações sobre os padrões de atividade dos seus contatos. Você poderá usar isto para ver se um contato está normalmente online, por exemplo.

Efeitos de Texto

O Efeito de Texto aplica alguns efeitos engraçados às suas mensagens antes de enviá-las, como colori-las ou alterar a sua capitalização. Só não se esqueça que você ativou essa opção - os autores receberam alguns Relatórios de Erros de usuários esquecidos dos Efeitos de Texto!

Tradutor

O plugin Tradutor permite-lhe indicar um idioma preferido para cada metacontato e traduz então as mensagens que vêm ou vão para eles, usando os serviços de traduções da Web como o Google™. Defina o seu próprio idioma preferido na caixa de diálogo Seleciona e configura os plugins. O idioma preferido de cada contato pode ser definido no seu menu de contexto.

É adicionado o seguinte item aos menus da janela de Bate-Papo:

FerramentasTraduzir (Ctrl+T)

Se você não ativou a tradução automática, isto traduz a conversa atual.

Presença na Web

A Presença na Web permite-lhe publicar a sua presença de IM na Web. Indique a localização do arquivo num servidor de FTP, (por exemplo), para que ele envie um trecho de HTML para esse arquivo, o qual você poderá incluir na sua página pessoal. A transparência de rede do KDE facilita esta tarefa. Isto é útil para os 'bloggers' fazerem amigos, ou para você poder usar o IM no seu trabalho.

Exemplo: o sftp://usuario@maquina.org/caminho/usuario/im.html usa o protocolo SFTP para enviar a sua presença diretamente para o servidor Web.

Veja os manuais do KIO para algumas sugestões sobre os protocolos específicos da rede.

Contribuindo com um plugin

O Kopete está desenhado para ser fácil criar plugins que forneçam funções adicionais. Por isso, se você teve uma ótima ideia para tornar o Kopete ainda melhor, entre em contato!