Apêndice C. Manual do Jabber

Este documento foi convertido a partir da página do KDE UserBase Kopete/Jabber.

Tradução: André Marcelo Alvarenga
revisão KDE
SC 4.6 (05/12/2010)

Sobre o XMPP do Jabber

O XMPP ou Jabber (estas palavras atualmente significam o mesmo) é o nome de um protocolo de rede aberto e descentralizado, usado para mensagens instantâneas. Está desenhado como uma infraestrutura cliente-servidor, com muitos servidores por toda a Internet, onde qualquer pessoa poderá obter uma conta. Os servidores estão normalmente conectados a vários clientes de um lado e a outros servidores de XMPP da Internet no outro. Inventaremos um pequeno exemplo para explicar como funciona:

Romeu ama Julieta e deseja se comunicar com ela através da rede Jabber. Ele poderá escrever mensagens do seu cliente (que está conectado com montague.net) à sua namorada, cujo cliente está conectado a um servidor chamado capulet.com.

Quando ele registrou uma conta em um servidor, ele escolhe um JID (Identificador do Jabber). Este JID funciona basicamente como um endereço de e-mail e está conectado ao nome do servidor com um @. Um exemplo de JID válido do Romeu é romeu@montague.net.

Para poder falar com outras pessoas, o Romeu tem que adicionar os seus JIDs à sua lista de contatos. Eles podem estar conectados ao mesmo servidor (por exemplo bob@montague.net), assim como podem ter origem em outro servidor (por exemplo pedro@wasinet.org ou, obviamente, julieta@capulet.com).

Visualização da rede Jabber

Visualização da rede Jabber

O Jabber/XMPP é, obviamente, capaz de muitos mais serviços (por exemplo criptografia ponto-a-ponto de mensagens, conferências de voz e vídeo, conversas em grupo), que o tutorial irá introduzir parcialmente mais tarde.

Dois grandes provedores de mensagens instantâneas usam o Jabber/XMPP nos seus servidores em segundo plano: o Google Talk e o bate-papo do Facebook. As contas dentro destes sistemas podem ser usadas como se fossem contas normais de Jabber no Kopete. Os detalhes serão explicados posteriormente ou podem ser encontrados nas páginas Web destes provedores.

Com esta informação poderemos começar com a parte principal do tutorial. Como configurar um cliente Jabber funcional e quais as funcionalidades interessantes existem no Kopete.