Plugins

Um recurso bastante poderoso do Kopete é a capacidade de usar plugins. Existe um conjunto de plugins pré-instalados (novos podem instalados, por exemplo, com o gerenciador de pacotes da sua distribuição Linux®) e eles podem ser habilitados e configurados em Plugins. Você pode habilitá-los, assinalando a opção respectiva. A maioria deles são também autoexplicativos, porém, os mais úteis serão explicados aqui. Um plugin bastante útil é o Histórico. Com esta opção habilitada, o Kopete irá registrar todos os seus bate-papos e gravá-los no seu disco rígido. Você pode consultar na sua janela de bate-papo, quando selecionar o ícone Exibir histórico ou quando abri-lo com FerramentasExibir histórico.

OTR

Um dos plugins mais importantes relativo à privacidade é o OTR. Este pequeno módulo criptografa todo o seu bate-papo do início ao fim e impossibilita a leitura da conversa por terceiros. Após habilitar o plugin, você precisa abrir as suas configurações (clique no ícone da chave-inglesa) e Gerar uma chave.

Gerar uma chave OTR

Gerar uma chave OTR

Isto pode levar algum tempo e você precisa aguardar até o Kopete terminar. Depois disso, feche a janela do OTR com o botão OK e Aplicar as alterações. Eventualmente, você precisará reiniciar o Kopete após isto. Depois, abra uma janela de bate-papo do contato com o qual deseja se comunicar de forma segura. Vá para FerramentasConfigurações do OTR ou use o ícone Criptografia OTRIniciar sessão OTR. O Kopete irá iniciar a sessão se o seu contato tiver suporte ao OTR. Caso contrário, você receberá uma mensagem de erro.

Primeira utilização do OTR

Primeira utilização do OTR

Para garantir que o seu contato adicionado é realmente quem diz ser, é necessário autenticá-lo uma vez. Você pode fazer isto emFerramentasConfigurações do OTRAutenticar contato. É possível escolher entre três opções:

  • A primeira é fazer uma pergunta ao seu parceiro, cuja resposta somente ele pode saber.

  • A próxima possibilidade é uma frase-senha secreta que o seu parceiro precisa saber (você pode considerar dar-lhe essa senha através de outro canal de comunicação seguro, por exemplo telefone).

  • Em terceiro lugar, existe a opção para verificar manualmente a impressão digital do OTR. Esta é a opção mais segura, mas não é muito conveniente e, se puder escolher uma das outras, será mais confortável e rápido. Quando verificar a impressão digital, você terá que perguntar ao seu parceiro qual é a impressão digital do OTR deles, através de uma conexão segura (por exemplo telefone ou e-mail criptografado) para que ela possa ser verificada.

Vamos assumir a escolha da primeira opção e faremos uma pergunta ao nosso parceiro. Escreva-a no campo e indique a resposta esperada que o seu parceiro deverá digitar, para que ele ou ela seja autenticado.

Fazendo uma pergunta secreta

Fazendo uma pergunta secreta

Ao continuar, o seu parceiro verá a pergunta e, caso responda corretamente, o OTR será ativado.

Configuração do OTR concluída

Configuração do OTR concluída

O seu parceiro poderá fazer o mesmo em resposta. Então, quando você ver uma janela de autenticação fazendo-lhe uma pergunta, apenas responda-a para que você também seja um usuário autenticado na lista de contatos do seu amigo.

Autenticação do OTR

Autenticação do OTR

Sempre que se comunicar com segurança, você verá o ícone de cadeado verde no topo da sua janela de bate-papo. Para finalizar a conexão segura, você pode fechar a sua janela de bate-papo ou clicar em Criptografia OTRTerminar sessão OTR.