Preencher os dados da sua conta no Kopete

Você agora possui uma conta em um servidor Jabber e o Kopete está lhe perguntando Passo dois: Informações da conta. O Kopete adiciona o seu ID do Jabber e a sua senha nos campos obrigatórios automaticamente. Se quiser que o Kopete lembre a sua senha, para que não precise digitá-la sempre que se conectar ao seu servidor, assinale a opção Lembrar senha.

Se quiser usar as suas contas existentes do Google Talk ou do bate-papo no Facebook com o Kopete (estes atualmente também são servidores Jabber), use o seu endereço do GMail ou a sua conta no Facebook (explicado aqui) para se conectar aos servidores.

Opcionalmente, você pode assinalar a opção Excluir de conectar todas as contas. Isto diz ao Kopete para não passar ao status conectado, quando se conectar em todas as suas contas do Kopete (pelo fato de o Kopete ser um multi-mensageiro, com suporte a muitos outros protocolos, tais como o ICQ ou o MSN). Quando você assinalar isto, precisará conectar-se efetivamente nesta conta, todas as vezes que você quiser se conectar ao seu servidor.

O seu Kopete agora deve parecer como isto:

Janela de informações da conta

Janela de informações da conta

Clique na aba Conexão para verificar as opções adicionais. Especialmente, selecione a opção Usar protocolo de criptografia e desmarque a Permitir autenticação com senha em texto simples por razões básicas de segurança.

A informação padrão do servidor deverá estar correta, caso esteja em uma rede doméstica normal, sem configurações especiais de firewall.

A seção Configurações da localização é outra característica especial do Jabber: Você pode definir Recursos para identificar a partir de onde você realiza as conversas. Por exemplo, se você se conecta ao Jabber a partir do seu celular e do seu notebook ao mesmo tempo (sim, você pode fazer isso), o recurso explica aos seus contatos onde você está. Dessa forma, você poderá chamá-los de Notebook ou Android, dependendo do dispositivo onde está instalado o Kopete. Lembre-se de que os seus recursos podem ser vistos a partir dos seus parceiros de bate-papo (serão adicionados ao JID da seguinte forma: romeu@montague.net/Notebook). Por isso, você deve considerar alguma privacidade ao escolher o nome dos seus recursos.

No nosso exemplo, o Recurso será configurado como Portátil. A prioridade é muito útil quando lidar com vários dispositivos e indicar no cliente do seu parceiro qual dos seus dispositivos está conectado no momento (por exemplo o seu celular ou o seu portátil) para contactar neste caso. O número de prioridade mais alto dos seus recursos conectados receberá a mensagem.

Definir a configuração da conta

Definir a configuração da conta

A próxima página, a Transferência de arquivos, normalmente não é afetada ao configurar uma conta Jabber em uma rede normal.

Finalmente, existem algumas configurações de privacidade na aba Privacidade, que são auto-explicativas. A opção Usar o antigo formato PGP integrado para as mensagens assinadas e criptografadas (leia aqui o que significa PGP) não é recomendada, pois existe um método para fazer com o OTR integrado, o qual será explicado posteriormente neste tutorial.

Neste ponto, você pode clicar em Próximo novamente, para que a sua conta seja configurada. Você pode escolher uma cor opcional para a sua conta e, quando se sentir preparado para fazer a sua primeira conexão com o seu servidor Jabber, a opção Conectar agora precisa ser assinalada.

Último passo de configuração

Último passo de configuração

Agora você pode concluir a configuração.

Caso contrário, você pode conectar-se manualmente ao servidor, se clicar emStatusConectado na janela principal do Kopete ou se clicar com o botão direito no símbolo do Kopete na área de notificação e selecionar a opção Definir statusConectado. Se escolheu a opção Excluir ao conectar todas as contas anteriormente, você precisa se autenticar ao clicar no botão direito na área de notificação do Kopete e selecionar a opção seu-JID@exemplo.orgConectado.

Alterar o status para conectado

Alterar o status para conectado