Capítulo 8. Perguntas frequentes

8.1. O que Kopete significa? Como pronuncio?
8.2. Quando eu tenho mais de um serviço de mensagens abaixo do nome de um usuário na minha lista de contatos e eu clicar no nome desse usuário, ele irá enviar a mensagem para ele no serviço de mensagens errado.
8.3. Preciso me conectar através de um proxy SOCKS, mas não consigo encontrar as opções de configuração de proxy no Kopete. Como configuro o Kopete para usar o SOCKS?
8.4. É possível personalizar os ícones que vejo no Kopete?
8.5. Não vejo nenhum plugin na janela para “Configurar plugins”. O que está acontecendo?
8.6. Tenho muitas <ambientes de trabalho / monitores / computadores> e/ou falo com muitas pessoas ao mesmo tempo. Diante disso, gostaria que o Kopete pudesse reproduzir um <som / mostrar uma mensagem / mudar meu papel de parede / reiniciar meu computador> sempre que eu <receber uma nova mensagem / alguém estiver conectado / alguém ficar desconectado > Quando isso será adicionado?
8.7. Por que as transferências de arquivos não funcionam?
8.8. Por que esse comportamento estranho de clique simples? É muito incômodo!
8.9. É possível personalizar o visual da interface do usuário?
8.10. Gostaria de ter uma determinada funcionalidade na próxima versão do Kopete.
8.11. Meu Kopete finaliza de forma inesperada ou tem/teve um comportamento imprevisto (esse comportamento NÃO se enquadra na categoria "Kopete não funciona como o Pidgin", etc.).
8.12. O suporte ao SSL no Jabber deixou de funcionar. Recebo a mensagem de que o plugin QCA TLS provavelmente está ausente. O que devo fazer?
8.13. Eu uso o Jabber e o ICQ em conjunto. Sempre que estou conectado com o Jabber, sou desconectado do ICQ com uma mensagem de erro informando que estou conectado com outro cliente. O que está acontecendo?

8.1.

O que Kopete significa? Como pronuncio?

O nome do Kopete vem da palavra chilena Copete, que significa um copo com os seus amigos. O Duncan, o autor original, gravou uma amostra áudio.

8.2.

Quando eu tenho mais de um serviço de mensagens abaixo do nome de um usuário na minha lista de contatos e eu clicar no nome desse usuário, ele irá enviar a mensagem para ele no serviço de mensagens errado.

Você poderá alterar a ordem das contas pela qual o Kopete tenta enviar mensagens para as pessoas, usando as setas Subir e Descer no canto inferior direito da janela de configuração de contas. O Kopete irá tentar ligar-se às contas a partir do início. Contudo, se um serviço tiver um valor de estado maior que as outras para esse usuário, o Kopete irá usar esse serviço. Por exemplo, se uma pessoa tiver três serviços e dois estejam marcados como ocupados e um como ligado, o Kopete irá tentar sempre contactar o usuário por esse serviço ligado.

Dica

Se você clicar no pequeno ícone do protocolo à direita do item do menu, em vez do nome da pessoa, você irá sempre tentar contactar a pessoa, usando esse serviço!

8.3.

Preciso me conectar através de um proxy SOCKS, mas não consigo encontrar as opções de configuração de proxy no Kopete. Como configuro o Kopete para usar o SOCKS?

  • ICQ™, AIM™ e Jabber usam a infraestrutura de rede do KDE. Os detalhes do seu proxy SOCKS são configurados com o resto do KDE, em Configurações do Sistema, Rede e conectividadeConfigurações de redeProxy.

8.4.

É possível personalizar os ícones que vejo no Kopete?

Você poderá mudar para ícones de emoção usando a aba 'Ícones de emoção' da página Aparência da janela Configurar o Kopete.

Para instalar novos conjuntos de ícones, olhe primeiro na KDE Store,, onde existem vários conjuntos de ícones emotivos para transferir.

Os ícones são fáceis de instalar - você só tem que colocar uma pasta que contenha os arquivos dos ícones, em conjunto com um arquivo XML que descreva o mapeamento do texto para as imagens em $KDEDIR/share/apps/kopete/pics/emoticons (ou $KDEHOME, por exemplo, em /home/jose/.kde/).

  1. Copie a pasta extraída para $KDEDIR/share/apps/kopete/pics/emoticons ou para $HOME/.kde/share/apps/kopete/pics/emoticons (ou onde o $KDEHOME estiver)

  2. Selecione o 'Configurar o Kopete' no menu Configuração e clique em Aparência no painel esquerdo da janela de Preferências, clicando depois na aba 'Ícones de emoção'

  3. Selecione o conjunto de ícones que você acabou de instalar na lista

  4. Agora você poderá usar os ícones emotivos recém instalados no Kopete

Para substituir os ícones do protocolo, você terá de substituir os ícones em $KDEDIR/share/apps/kopete/icons ou fornecer substituições na mesma pasta em $KDEHOME. Atualmente, não existe nenhum conjunto de substituição que possa extrair simplesmente para aí.

8.5.

Não vejo nenhum plugin na janela para Configurar plugins. O que está acontecendo?

Existem duas soluções para esse problema. Se você usou pacotes binários, então certifique-se de que usou os adequados para a sua distribuição e versão específica da mesma. O cruzamento de versões e de distribuições não irá funcionar com o Kopete. Se não existirem pacotes binários para o seu sistema, você terá que compilar o Kopete com os pacotes de código-fonte. Se você compilou o seu KDE, então o Kopete deverá usar o mesmo prefixo usado para o KDE. Se, por outro lado, tiver compilado os pacotes de código-fonte, então terá que certificar-se de que o seu Kopete está instalado no mesmo local que o seu KDE; se não estiver, poderá forçar isso indicando um comando de prefixo no cmake. Exemplo: cmake -DCMAKE_PREFIX=/opt/kde4 (onde /opt/kde4 é o seu prefixo). Para saber qual o prefixo do seu KDE, digite which dolphin em uma janela do Konsole. Isso deverá mostrar algo do tipo /opt/kde4/bin/dolphin, sendo que o /opt/kde4 será o seu prefixo ou, caso indique /usr/bin/dolphin, então o seu prefixo será /usr. Depois, certifique-se de que executou o comando make install, e verifique se não tem nenhuma instalação perdida do Kopete, originada de versão anterior instalada em outro local. Você também pode ter que executar o kbuildsycoca4 manualmente, após a instalação do Kopete. O kbuildsycoca4 atualiza a base de dados do plugin. Ele é executado após a instalação de novos programas que usam os plugins, mas é possível que o comando kopete seja executado para executar o Kopete antes que a atualização seja concluída.

8.6.

Tenho muitas <ambientes de trabalho / monitores / computadores> e/ou falo com muitas pessoas ao mesmo tempo. Diante disso, gostaria que o Kopete pudesse reproduzir um <som / mostrar uma mensagem / mudar meu papel de parede / reiniciar meu computador> sempre que eu <receber uma nova mensagem / alguém estiver conectado / alguém ficar desconectado > Quando isso será adicionado?

Isso já existe (surpresa!). O Kopete é um aplicativo do KDE e, como tal, utiliza o KNotify para todas as notificações. Para quem não conhece, o KNotify é uma arquitetura muito poderosa, que lhe permite fazer praticamente tudo o que quiser quando receber um evento de um aplicativo do KDE. Você pode reproduzir um som, mostrar uma mensagem passiva, registrar uma mensagem ou até mesmo executar seus comandos personalizados, como um script shell, para fazer tudo o que desejar. Para acessar esse "tesouro", vá para a caixa de diálogo ConfiguraçõesConfigurar notificações. Serão apresentadas todas as diferentes ações que podem ser efetuadas para os eventos relacionados acima. Como dica, veja alguns dos outros aplicativos do KDE para ver quais os eventos que eles deixam capturar. Um exemplo bastante útil são as mensagens passivas que o avisam da chegada de novas mensagens no KMail.

8.7.

Por que as transferências de arquivos não funcionam?

Existem muitas razões para isso. O WLM foi o primeiro protocolo no qual o suporte para transferências de arquivos foi implementado. Esse suporte também foi adicionado ao Jabber e ao IRC, na versão 0.9.0 do Kopete (incluído no KDE 3.3), e ao ICQ e ao AIM, na versão 0.50.0 do Kopete (incluído no KDE 4.0.0). Da mesma forma, as transferências de arquivos poderão não funcionar se estiver usando um firewall - veja a seção WLM no capítulo de protocolo.

8.8.

Por que esse comportamento estranho de clique simples? É muito incômodo!

O Kopete é um aplicativo do KDE. Não somos um aplicativo de terceiro qualquer, que optou por se "parecer" com o resto do KDE. Também temos o aspecto do "comportamento" e "integração" do KDE, o que significa que o Kopete segue o comportamento padrão do KDE para "cliques simples". Se desejar mudar isto, significa que será necessário alterar esse comportamento em todo o KDE. Você poderá mudar para um estilo de clique duplo se iniciar as Configurações do Sistema e ir para Dispositivos de EntradaMouse e alterar a opção Clique duplo para abrir arquivos e pastas (seleciona os ícones com o primeiro clique).

8.9.

É possível personalizar o visual da interface do usuário?

A única resposta para isto é, não. O Kopete foi projetado para ser um Mensageiro Instantâneo do KDE e isso implica também em ter o visual e comportamento do KDE. Ao adicionar novos temas visuais, nós iríamos quebrar essa regra e ter suporte para as duas opções (com e sem temas visuais) para o aplicativo seria impraticável. Basta selecionar um estilo diferente nas Configurações do Sistema do KDE e aproveitar a transparência dos menus e outros agrados visuais que o KDE atualmente oferece. Poderá, contudo, executar o Kopete usando um estilo diferente. Basta executar kopete --style=marble como exemplo. Qualquer outro estilo válido do Qt™ ou do KDE irá funcionar.

8.10.

Gostaria de ter uma determinada funcionalidade na próxima versão do Kopete.

Entre no Sistema de Rastreamento de Erros do KDE e crie um pedido de nova funcionalidade (wishlist) para o aplicativo kopete. Por favor, escreva com bastante detalhe e clareza. No entanto, isso NÃO garante que essa funcionalidade será adicionada a alguma versão, mas permite-nos considerá-la.

8.11.

Meu Kopete finaliza de forma inesperada ou tem/teve um comportamento imprevisto (esse comportamento NÃO se enquadra na categoria "Kopete não funciona como o Pidgin", etc.).

Por favor, relate-nos esse erro através do Sistema de Rastreamento de Erros do KDE, criando um relatório de erro para o aplicativo 'kopete'. Os relatórios só serão aceitos se estiverem escritos em inglês, forem suficientemente detalhados e, caso esteja envolvido com alguma finalização inesperada, tiverem um backtrace (o texto na aba Backtrace logo que o Kopete finalizou). No entanto, se estiver usando o Kopete do git, envie-nos um e-mail para a lista de discussão de desenvolvedores do Kopete em vez de criar um relatório de erro.

8.12.

O suporte ao SSL no Jabber deixou de funcionar. Recebo a mensagem de que o plugin QCA TLS provavelmente está ausente. O que devo fazer?

Como a mensagem de erro indica, falta-lhe o plugin QCA TLS, que lida com a criptografia TLS/SSL do plugin do Jabber. Instale o pacote qca-tls (e, eventualmente, o qca-ossl) ou baixe o plugin a partir da página Web. Lembre-se de que você só precisa instalar o plugin qca-tls e não a biblioteca do QCA em si. Não é necessário recompilar o Kopete, nem sequer reiniciá-lo. Caso tenha o plugin instalado e, mesmo assim, ele ainda não funciona, é porque o Qt™ provavelmente não consegue encontrá-lo. Como o qca-tls se instala como um plugin do Qt™, você só deverá garantir que ele fique instalado na pasta de plugins da versão do Qt™ que estiver usando para executar o Kopete.

8.13.

Eu uso o Jabber e o ICQ em conjunto. Sempre que estou conectado com o Jabber, sou desconectado do ICQ com uma mensagem de erro informando que estou conectado com outro cliente. O que está acontecendo?

Lembra-se quando alterou os transportes de ICQ no outro cliente de Jabber? Você configurou um Transporte de ICQ, o que lhe permite falar com pessoas do ICQ a partir do Jabber. O ICQ não permite várias conexões simultâneas e irá desconectá-lo. Encontre o contato no formato 123456@icq.jabber.org na sua lista de contatos do Jabber e o exclua.