As Partes do Konqueror

Uma rápida olhada nas principais partes da janela do Konqueror:

Aqui está uma captura de tela do Konqueror

A Barra de título é uma faixa que percorre o topo da janela do Konqueror, e funciona da mesma maneira que em outros aplicativos do KDE. Um clique direito na porção central levantará o menu da Barra de Título.

A Barra de menu é a faixa contendo os nomes dos menus. Clique esquerdo em um nome para alternar a exibição ou ocultação daquele menu, ou use Alt+letra sublinhada no nome como tecla de atalho, por exemplo Alt+E para mostrar o menu Editar. Os vários menus serão descritos na seção Barra de menu deste documento.

A Barra de ferramentas contém os ícones para as operações usadas mais frequentemente. Clicar com o botão esquerdo num ícone irá ativá-lo. Uma breve descrição do que esse ícone faz quando você passar o cursor por cima dele.

Alguns ícones, por exemplo os ícones de Acima e Voltar na captura de tela anterior, possuem uma pequena seta à direita. Se você clicar com o botão esquerdo do mouse nesta seta, um pequeno menu aninhado aparecerá.

O clique direito na Barra de ferramentas trará o Menu da Barra de ferramentas que você pode usar para mudar a aparência e posição da Barra de ferramentas.

A Barra de Localização mostra o caminho para o diretório, URL ou arquivo visualizado. Você pode digitar um caminho ou URL aqui e pressionar Enter ou clicar com o botão esquerdo no ícone Ir existente na extremidade direita da Barra de Localização para acessá-lo. O ícone preto na extremidade direita da Barra de Localização limpa a caixa de entrada de texto.

A Barra de Favoritos é a área sob a Barra de Localização da figura anterior. Você poderá adicionar os favoritos usados com maior frequência aqui; para isso, veja a seção Organizando os Seus Favoritos deste documento.

A Janela é a área principal do Konqueror e pode mostrar-lhe o conteúdo de um diretório, página web, documento ou imagem. Usando o menu Janela você pode dividir a janela principal do Konqueror em uma ou mais visões separadas, útil para operações de arrastar e soltar, ou configurá-la para conter duas ou mais visões em aba.

A Barra de Estado localiza-se na parte inferior da janela do Konqueror e normalmente mostra informações gerais sobre coisas que o ponteiro do mouse passa por cima. Se você tiver dividido a janela principal em um determinado número de visões, você obterá uma Barra de Estado para cada visão, e ela incluirá uma pequena luz verde em sua extremidade esquerda que mostrará qual a visão ativa. Um clique direito na Barra de Estado apresenta o Menu do Botão Direito do Mouse da Barra de Estado.

Nota

Não se preocupe se o seu Konqueror não se parecer exatamente com esta figura, uma vez a que ele é altamente configurável. Em particular:

  • Você pode usar o menu Configurações para escolher se deseja mostrar ou ocultar a Barra de Menu, Barra de Ferramentas Principal, Barra de Localização, Barra de Favoritos, ou mesmo adicionar uma nova Barra de Ferramentas.

  • Se as barras de ferramentas estiverem desbloqueadas, você pode também arrastá-las para uma nova posição, clicando com o botão esquerdo nos manipuladores existentes na extremidade esquerda das barras e movendo-as mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse enquanto as arrasta.

  • Esta captura de tela não mostra o Barra lateral opcional.

Para mais detalhes sobre como mudar a aparência do Konqueror, veja a seção Configurando o Konqueror