Navegação

Para acessar um arquivo com o Konqueror você primeiro precisa navegar pela árvore de pastas para encontrar a pasta contendo o arquivo procurado.

Para mover-se entre pastas você pode simplesmente subir ou descer a árvore:

  • Para descer para uma subpasta clique com o botão esquerdo no seu nome ou ícone -- ou se já a tiver selecionado (veja abaixo) -- basta pressionar Enter.

  • Para subir na árvore de pastas, clique no botão Subir da Barra de Ferramentas, ou use a sequência de teclas Alt+Acima ou ainda poderá usar a opção do menu IrAcima.

Para selecionar um arquivo ou pasta em uma pasta exibida sem abri-lo use as teclas de seta acima e abaixo para mover-se pelos itens. O item selecionado será destacado e algumas informações sobre ele serão exibidas na Barra de Estado.

Mudar o Modo de exibição para a Detalhes poderá ajudá-lo a localizar as pastas na árvore sob a pasta atual. Neste modo, cada pasta é mostrada com uma pequena caixa à esquerda. Se a caixa contiver um sinal de >, clicar com o botão esquerdo nessa caixa (não no nome ou no ícone da pasta), irá mostrar uma subárvore que contém os arquivos e as subpastas existentes dentro dessa pasta. A caixa irá então mudar para passar a mostrar um v. Clicar com o botão esquerdo nessa caixa, irá fechar a subárvore. Logo que tenha encontrado a pasta que está procurando, clique com o botão esquerdo no nome da pasta ou no seu ícone para abri-la.

A Barra Lateral pode também auxiliá-lo a encontrar o que procura no sistema de arquivos.

Você pode ir diretamente para qualquer pasta alternando com ArquivoAbrir localização ou Alt+O para a barra de localização e digitar o caminho. O recurso de Complementação de texto do Konqueror pode ser útil quando você faz isto. Não se esqueça que no Linux® / UNIX® as letras maiúsculas e minúsculas são diferentes para nomes de arquivos e pastas.

Logo que você tenha passado para uma nova pasta você poderá voltar à sua escolha anterior ao usar o botão de Voltar, a opção do menu IrVoltar ou a combinação de teclas Alt+Esquerda. Uma vez que tenha voltado alguma vez, você poderá avançar a partir daí. Use o botão Avançar, a opção do menu IrAvançar ou a combinação de teclas Alt+Direita.

Em alternativa, você poderá também optar por subir para a pasta mãe clicando, na barra de ferramentas, no botão Cima, na opção do menu IrCima ou a combinação de teclas Alt+Acima.

Dica

Clique na marcação à direita dos botões da barra de ferramentas para Acima, Voltar ou Avançar ou selecione estes itens no menu Ir para que apareça um menu com as localizações visitadas recentemente.

Encontrando Arquivos e Pastas

Se você não sabe ou não lembra onde um arquivo ou pasta está em seu sistema, então use o atalho Ctrl+F ou a opção FerramentasLocalizar arquivo... da barra de menus. Isto inicia o aplicativo de procura de arquivos KFind. Veja no Manual do KFind como usar este aplicativo.

Nota

Se o nome do arquivo ou pasta iniciar com um ponto, então ele é um arquivo ou pasta oculto, e ele normalmente não será exibido no Konqueror. Para ver arquivos e pastas ocultos use a opção VerMostrar Arquivos Ocultos da Barra de Menu.

Outra razão pela qual o Konqueror pode não estar exibindo o arquivo ou pasta que você está procurando é que o plugin de Filtro de Visualização pode estar configurado para exibir somente determinados tipos de arquivos.

Dispositivos removíveis

Qualquer dispositivo removível (pendrive, disquetes, unidades de CDs ou outras partições de disco rígido que você possa ter no seu sistema) irá aparecer normalmente dentro das pastas / , /media, /mnt ou /auto, tendo uma localização como /mnt/floppy ou /cdrom. Os detalhes irão depender de como o seu sistema foi configurado.

O UNIX® / Linux® precisa que você monte um dispositivo removível quando você o insere na unidade, e monte outras partições de disco rígido quando você deseja acessá-las. Você também pode precisar desmontar um dispositivo removível antes de removê-lo para registrar que ele não está mais disponível.

Como isto é feito dependerá da configuração do seu sistema:

  • Usando o Notificador de dispositivos

    Em uma sessão do KDE, a janela do Notificador de dispositivos aparecerá quando você inserir um dispositivo removível e ela permite que você selecione um aplicativo apropriado para esta mídia ou simplesmente monte o dispositivo.

  • Se você usar o leiaute Exibição de pasta para o seu ambiente de trabalho, é possível ter ícones de dispositivos removíveis na sua área de trabalho, que podem ser montados com um clique do botão esquerdo do mouse. Fazer isto pode trazer uma janela do Konqueror mostrando o conteúdo do dispositivo. Para desmontar, clique com o botão direito no ícone e escolha o item Desmontar. Acesse a seção Criar novo... deste Manual para ver como criar um ícone como este.

  • Ou você pode fazer isto do modo tradicional digitando em uma janela de console de texto:

    mount /mnt/floppy

    para montar, por exemplo, a unidade de disquete, e

    umount /mnt/floppy

    para desmontá-lo (umount e não unmount).

    Nota

    Ao invés de abrir um console de texto para digitar os comandos mount ou umount, você pode preferir usar o recurso FerramentasExecutar Comando do Shell (Ctrl+E) do Konqueror.