Capítulo 1. Visão Geral

Pamela Roberts

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga

O Konqueror é um avançado gerenciador de arquivos para a coleção de programas do KDE, fornecendo funções de gerenciamento de arquivos que vão desde as operações simples de cortar, copiar e colar, até as avançadas de navegação em arquivos de rede remotas ou locais. O conteúdo das pastas podem ser exibidos numa variedade de modos de visão de texto e ícones, que podem incluir miniaturas com previsão de imagens ou conteúdo dos arquivos. As propriedades dos arquivos e pastas podem ser facilmente examinadas e alteradas, e os aplicativos executados com um simples clique do botão esquerdo do mouse.

No KDE SC 4, o Dolphin é o gerenciador de arquivos padrão. Para alterar o componente padrão de navegação nas pastas, abra Aplicativos padrão nas Configurações do Sistema e selecione o Konqueror como gerenciador de arquivos.

O Konqueror é um navegador Web compatível com o HTML 4.01, com suporte embutido ao JavaScript (ECMA-262), CSS (Folhas de Estilo) e scripts bidirecionais (como em Árabe ou Hebraico). Ele fornece suporte para execução segura de miniaplicativos Java™, plugins do Netscape® para visualização de Flash™, RealAudio® e RealVideo® e SSL para comunicações seguras. Recursos avançados incluem a complementação automática de URL e formulários, a habilidade de importar favoritos de outros navegadores e a navegação em abas.

O Konqueror é também um excelente cliente FTP completo em recursos.

O Konqueror é um aplicativo de visualização universal, capaz de exibir imagens e documentos sem a necessidade de executar outro aplicativo. Ele faz isso com componentes embutidos (Partes do KDE) fornecidos por outros aplicativos, tais como o Gwenview para visualização de imagens, o Okular para documentos PDF e PostScript® e outros documentos.

O Konqueror é um aplicativo completamente personalizável, onde qualquer um pode configurá-lo para atender suas necessidades, seja mudando o estilo como um todo, os tamanhos de textos e ícones, até selecionar os itens que aparecem na barra de menu, mudar a quantidade e posições das barras de ferramentas e definir uma nova combinação de teclas de atalho. Configurações diferentes de perfis podem ser salvas para fácil acesso quando necessário.