Atalhos da Web

Se habilitado, o recurso Atalhos da Web do Konqueror permite submeter uma consulta diretamente a um motor de busca ou site web semelhante sem ter que primeiro visitar o site inicial.

Por exemplo, inserindo gg:konqueror na Barra de Localização e pressionando Enter você pedirá ao Google™ para procurar itens relacionados ao Konqueror.

Para ver quais os atalhos da Web estão disponíveis, e possivelmente adicionar os seus próprios use a opção do menu ConfiguraçõesConfigurar Konqueror... e abra os Atalhos da Internet.

Uma vez lá, para criar um novo Atalho da Web, selecione a opção Novo... para que apareça agora uma nova janela nova pedindo as opções e especificações do seu novo Atalho da Web. O primeiro campo é o nome legível do motor de busca; isto é, corresponde apenas ao nome do motor de busca, como por exemplo, o Google™.

No próximo campo, você deverá inserir o URI que é usado para efetuar uma procura no motor de busca. O texto inteiro a ser procurado poderá ser indicado como \{@} ou \{0}. A versão recomendada é a \{@}, uma vez que remove todas as variáveis de pesquisa (nome=valor) do texto resultante, enquanto o \{0} será substituído pelo texto da pesquisa sem modificações.

Você poderá usar o \{1}... \{n} para indicar certas palavras da pesquisa e o \{nome} para definir um valor indicado como nome=valor na pesquisa do usuário. Além disso, é possível indicar várias referências (nomes, números e sequências de texto) de uma vez, como por exemplo em (\{nome1,nome2,...,"texto"}). O primeiro valor correspondente (à esquerda) será usado como valor de substituição para o URI resultante. Um texto entre aspas poderá ser usado como valor padrão, se mais nada corresponder à esquerda da lista de referências.

Para criar aqui um Atalho Web básico, todavia, tudo o que é necessário é o URI que é usado para fazer uma pesquisa no motor de busca. A seguir ao nosso exemplo anterior com o Google™, seria indicado algo do gênero http://www.google.com/search?q=\{@}&ie=UTF-8&oe=UTF-8. Você poderá encontrar com frequência o local onde colocar o \{@} se fizer uma pesquisa no motor de busca em questão, analisando depois o endereço do URL. Por exemplo, se fizer uma pesquisa no Google™ pelo Konqueror, irá produzir o URL: http://www.google.com/search?q=konqueror&ie=UTF-8&oe=UTF-8. Agora, tudo o que necessita é substituir o Konqueror por \{@} neste exemplo para descobrir o URI correto a inserir.

No terceiro campo, você precisa inserir o atalho do URI. Por exemplo, o gg no gg:konqueror. Na próxima opção — a lista — terá a opção para selecionar a codificação de caracteres que será usada para codificar o texto da pesquisa. Logo que tenha introduzido todas as opções corretamente, pressione Enter, para que o seu novo Atalho Web fique agora disponível no Konqueror.