Na Linha de Comando

Apesar do Konqueror ser um gerenciador de arquivos GUI muito poderoso e flexível, haverão ocasiões em que usuários Linux® / UNIX® experientes desejarão retornar às origens e trabalhar no nível de linha de comando de texto.

Claro que você poderá abrir uma instância do Konsole, provavelmente com a opção do menu do Konqueror FerramentasAbrir Terminal ou com o atalho de teclado F4.

Se você só quiser lançar um programa ou ver um URL, a opção FerramentasExecutar comando do Shell... (Ctrl+E) poderá ser mais simples.

FerramentasExecutar Comando de Shell... (Ctrl+E) abre uma pequena caixa de diálogo de linha de comando onde você pode inserir um comando shell como ps -ax | grep kdeinit. Observe que ela não suporta todos os recursos de controle de caracteres de um terminal, logo aplicativos como top e less não funcionarão corretamente, mas o retorno estará disponível imediatamente sem a demora que envolve iniciar o Konsole.

Para as operações mais complexas, o Konqueror tem outro recurso legal; a opção do menu ConfiguraçõesMostrar Emulador de Terminal, que abre uma nova janela de terminal como uma nova janela dentro do Konqueror. Enquanto o ícone de ligação estiver visível no canto inferior direito de cada janela, o terminal irá seguir as mudanças de pastas que você fizer na janela normal do gerenciador de arquivos.

Incluindo o emulador de terminal