Capítulo 2. Fundamentos do Konqueror

Pamela Roberts

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga

Importante

Como todos os aplicativos do KDE, o Konqueror é altamente configurável. Este documento descreve como o Konqueror se comporta com as configurações padrão.

Um mouse com três botões pode ser útil se você estiver executando o Konqueror ou qualquer outro aplicativo do KDE. Se o seu mouse possui somente dois botões, você poderá ser capaz de configurar seu sistema para simular o botão do meio do mouse pressionando ambos os botões ao mesmo tempo.

Você pode ler mais sobre o uso do mouse em “Ações do Botão Esquerdo e do Meio do Mouse”

Se você estiver usando o duplo-clique para realizar uma ação, tome cuidado, pois da mesma maneira que o restante do KDE, o padrão do Konqueror é de clique simples.

Iniciando o Konqueror

Sendo uma combinação de Gerenciador de Arquivos e Navegador, o Konqueror automaticamente alternará entre estes dois modos conforme necessário, durante a sua execução, mas é conveniente estar apto a escolher que modo é usado quando você o inicia.

  • A partir do menu do lançador de aplicativos, selecione InternetKonqueror (Navegador Web) para iniciá-lo como navegador.

  • O Alt+F2 irá abrir o KRunner, para digitar um caminho para uma pasta, e), pressionando em seguida Enter, para iniciar no modo de gerenciamento de arquivos, ou poderá ainda digitar um URL como por exemplo http://www.konqueror.org para iniciar o Konqueror como um navegador Web.

Nota

Clique na seta preta à direita do ícone da Página Inicial para voltar para a sua Pasta Pessoal no modo de gerenciamento de arquivos e vice-versa.

Se o Konqueror for o gerenciador de arquivos padrão, ele também é iniciado automaticamente quando você clica com o botão esquerdo do mouse em um ícone da área de trabalho que represente uma pasta, tais como uma unidade de disco rígido ou o ícone Lixeira.