Desempenho

Mike McBride

Tradução: Marcus Gama
revisão KDE
4.4 (24/11/2009)

Configurações da desempenho

O KDE é usado numa enorme variedade de computadores por diversos usuários. Na categoria de desempenho, esta janela permite a cada usuário ajustar as opções que poderão fazer com que o computador onde está instalado o Konqueror responda melhor.

Instâncias do Konqueror

A primeira seção desta janela chama-se Minimizar o uso da memória e tem três opções que determinam o número máximo de instâncias do Konqueror que poderão ser abertas numa máquina a qualquer momento.

Nota

Não confunda as instâncias do Konqueror com as janelas ou páginas do Konqueror. O número de instâncias do Konqueror é determinado pelo KDE, não pelo usuário. Você poderá pensar nas instâncias como os dados ocultos das suas janelas e páginas do Konqueror. Uma instância do Konqueror poderá conter os dados de várias páginas e janelas. A sua escolha das opções exclusivas a seguir não limita o número de janelas que você pode abrir em determinada momento, mas sim quantas instâncias do Konqueror poderá abrir no total.

A razão para que as opções que faça nesta janela serem importantes é evidente quando algo corre mal e o Konqueror é obrigado a fechar uma instância. Todas as janelas do Konqueror associadas a uma instância do Konqueror devem ser fechadas imediatamente (sem ter tempo para salvar os dados ou as localizações dos favoritos). Assim, quanto mais instâncias puder abrir ao mesmo tempo, menos um problema em uma instância o afetará no seu trabalho. Cada instância necessita de mais memória, o que poderá ser um problema nos sistemas que tenham pouca memória.

As suas opções são:

Nunca

Não existem restrições. Você poderá abrir em qualquer momento um número arbitrário de instâncias do Konqueror. A vantagem desta opção é que, se qualquer instância do Konqueror travar, as outras não irão sofrer nada. A desvantagem é que cada instância do Konqueror irá ocupar mais memória.

Somente para navegação de arquivos (recomendado)

Se esta opção estiver selecionada, você poderá ter tantas instâncias do Konqueror abertas quantas desejar na navegação pela Web, mas só terá uma instância do Konqueror para o gerenciamento de arquivos.

Sempre (use com cuidado)

Se esta opção for selecionada, você só poderá ter uma instância do Konqueror rodando em qualquer momento. Isto poupa memória ao sistema, mas se a sua janela do Konqueror travar, todas as suas janelas de navegação fecham imediatamente sem aviso prévio. Isto só deverá ser usado em sistemas extremamente limitados em memória.

Pré-carregamento

A subseção chamada Pré-carregamento também tem um compromisso entre a memória e o desempenho.

O Pré-carregamento diz respeito ao carregamento de uma instância do Konqueror para a memória, antes de um usuário pedir para iniciar o Konqueror. O efeito positivo disto é que, se um usuário pedir ao KDE para carregar o Konqueror, a janela aparece instantaneamente, porque a maior parte do aplicativo já foi carregado previamente. O efeito negativo é que essa instância do Konqueror está usando memória que poderia ser usada por outros programas. Por padrão, quando um usuário fecha o Konqueror, o KDE não fecha a instância. Isto significa que, da próxima vez que um usuário quiser carregar o Konqueror, o carregamento é quase instantâneo novamente.

O campo incremental Número máximo de instâncias a manter pré-carregadas: pode ser usado para ajustar o número máximo de instâncias pré-carregadas. Esta opção não afeta o momento temporal em que estas são carregadas. Também não limita o número de instâncias que podem ser usadas pelas janelas ativas. Só afeta o número de instâncias carregadas previamente.

A opção Pré-carregar uma instância após a inicialização do KDE faz exatamente isso. Ela diz ao KDE para carregar previamente uma instância do Konqueror na inicialização do KDE.

Nota

Isto aumenta um pouco o tempo de inicialização do KDE.

A opção final Sempre tentar ter pelo menos uma instância pré-carregada diz ao KDE que você deseja ter sempre o KDE com uma instância pré-carregada do Konqueror disponível, mesmo que não seja usada. Esta opção irá de fato diminuir o desempenho em algumas máquinas (especialmente as que tiverem memória física limitada).