Capítulo 2. Como jogar

Objetivo:

Afunde todos os navios do adversário antes que ele afunde todos os seus.

Se quiser jogar o Naval Battle deverá ter dois jogadores, sendo que um deles pode ser o computador ou um jogador em rede. Para jogar contra o seu computador, selecione primeiro o nível de dificuldade à direita da barra de status e depois a opção Um jogador na tela de boas-vindas ou diretamente no menu Jogo.

Para iniciar um jogo em rede, um jogador terá que hospedar o jogo selecionando a opção Hospedar jogo em rede na tela de boas-vindas ou escolher a opção JogoHospedar jogo.... Será aberta uma caixa de diálogo que lhe perguntará qual o seu Apelido: e Porta:. Normalmente, o Naval Battle irá sugerir o nome do seu usuário, mas você poderá digitar o que quiser. O número da porta predefinida deve estar correto, mas se tiver algum problema, poderá escolher qualquer outra porta livre acima de 1024.

Nota

Caso escolha uma porta diferente você deve avisar ao outro jogador, pois ambos precisam usar a mesma porta para estabelecer uma conexão.

O outro jogador precisa escolher a opção Conectar a um jogo em rede ou clicar em JogoConectar a um jogo.... Mais uma vez, um Apelido: será sugerido, mas você poderá indicar qualquer o nome que desejar. No campo Nome da máquina:, você deverá inserir o nome do servidor (a máquina do jogador que iniciou o jogo).

Quando terminar você poderá iniciar o jogo. Basta seguir as instruções na barra de status. Ela fará sugestões sobre o que deve ser feito depois. Quando olhar para a tela, você verá dois campos em grade, que são chamadas de áreas de batalha. A área da esquerda é a sua e será aqui onde você deve posicionar os seus navios e poderá seguir as ações militares do seu inimigo. A área da direita é onde a frota do seu inimigo se localiza. Quando for a sua vez de disparar, você precisa clicar em um determinado setor (um campo da área de batalha) onde você supõe que os navios se localizam.

Primeiro é necessário posicionar os seus navios. Quem inicia o jogo deve posicionar primeiro. Quando estiver pronto, o segundo jogador posiciona os seus navios.

O posicionamento dos navios é muito simples: Basta clicar no campo onde quer colocá-los. Você possui quatro navios para posicionar: o primeiro terá o tamanho de quatro quadrados, o próximo terá três, o seguinte dois, etc. Clique no campo onde deseja iniciar o posicionamento. Por padrão, os navios serão posicionados na horizontal, mas podem ser girados em 90 graus. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse antes de posicionar.

Quando um navio é atingido, será iniciado um incêndio nele. Para afundá-lo, atinja todos os quadrados que ele ocupa. Um navio afundado aparecerá desvanecido.

Agora você poderá usar o botão esquerdo do mouse para atirar na área de batalha inimiga. A barra de status indica quem está pronto para atirar.

Você poderá reiniciar o jogo se escolher a opção JogoReiniciar o jogo ou clicar em F5.

O primeiro jogador a destruir todos os navios do adversário vence o jogo.