Glossário

Aplicativo de Console

Aplicativo originalmente escrito para um ambiente não gráfico, ou seja, orientado à texto. Estes aplicativos se executam bem no KDE. Eles devem ser rodados com um emulador de console, como o Konsole. Eles não serão alertados automaticamente quando você encerra sua sessão KDE. Você não deve esquecer-se de salvar documentos abertos nestes aplicativos antes de sair do KDE.

Aplicativos do console suportam o copiar e colar de aplicativos compatíveis com o KDE. Simplesmente marque o texto no aplicativo console com seu mouse, alterne para o aplicativo compatível com o KDE e pressione Ctrl+V para colar o texto. Se você deseja copiar a partir de um aplicativo KDE para um aplicativo de console, primeiro marque o texto com seu mouse, pressione Ctrl+C, alterne para o aplicativo de console e pressione o botão do meio de seu mouse[1].



[1] Se seu mouse não possui botão do meio, você deve pressionar os botões esquerdo e direito ao mesmo tempo. Isto é chamado de emulação do botão do meio e deve ser suportado por seu sistema operacional para funcionar.