Módulo de Informação do Estado do Samba

O Monitor de Estado do Samba e do NFS é uma interface para os programas smbstatus e showmount. O Smbstatus relata as conexões atuais do Samba, e faz parte das ferramentas do Samba, que implementa o SMB (Bloco de Mensagens de Sessões ou Session Message Block), também chamado de protocolo NetBIOS ou LanManager.

Este protocolo pode ser usado para fornecer compartilhamento de serviços de impressora ou compartilhamento de unidade em uma rede, incluindo máquinas executando os vários sabores de Microsoft® Windows®.

O showmount faz parte do pacote NFS (Sistema de Arquivos de Rede ou Network File System), e é o modo UNIX® tradicional de compartilhar pastas na rede. Neste caso, a saída do comando showmount -a localhost é analisada. Em alguns sistemas, o showmount está localizado em /usr/sbin; verifique se você possui o showmount em seu caminho (PATH).

Exporta

Nesta página você pode ver uma lista grande que mostra as conexões atualmente ativas para compartilhamentos Samba e NFS de sua máquina. A primeira coluna mostra a você se o recurso é um volume Samba (SMB) ou um volume NFS. A segunda coluna contém o nome do volume, a terceira o nome da máquina remota que acessa este compartilhamento, e as colunas restantes possuem significado somente para volumes Samba.

A quarta coluna contém o ID (Identificador) do usuário que acessa este compartilhamento. Note que isto não precisa ser igual ao ID no UNIX® deste usuário. O mesmo se aplica para a próxima coluna, que exibe o ID do grupo deste usuário.

Cada conexão para um de seus volumes é manipulada por um único processo (smbd); a próxima coluna mostra o ID (pid) deste processo smbd. Se você finalizar este processo, o usuário conectado será desconectado. Se o usuário remoto trabalha do ambiente Windows®, tão logo quando este processo for finalizado, um novo será criado, assim, ele quase não irá notar.

A última coluna mostra quantos arquivos estão atualmente abertos para este usuário. Você pode ver aqui quantos arquivos estão abertos exatamente agora, e você não pode ver quantos arquivos ele copiou, abriu anteriormente, etc.

Compartilhamentos Importados

Aqui você vê quais volumes Samba e NFS de outras máquinas estão montados em seu sistema local. A primeira coluna mostra se é um volume Samba ou NFS; a segunda coluna exibe o nome do volume, e a terceira mostra onde ele está montado.

Os volumes NFS montados você deve ver no Linux® (isto foi testado), e deve funcionar também em Solaris™ (isto não foi testado).

Registro

Esta página apresenta o conteúdo de seu arquivo de registro local do Samba, de um modo agradável. Se você abrir esta página, a lista estará vazia. Você deve pressionar o botão Atualizar, e então o arquivo de registro do Samba será lido e os resultados mostrados. Verifique se o arquivo em seu sistema está realmente na localização correta, como especificado na linha de entrada. Se está em outro local, ou se ele possui outro nome, corrija-o. Depois de modificar o nome do arquivo, deve pressionar o botão Atualizar novamente.

Os registros do Samba agem de acordo com o nível de registro (veja em smb.conf). Se o loglevel = 1, então o Samba registra somente quando alguém conecta-se em sua máquina e quando esta conexão é fechada. Se loglevel = 2, então ele registra também quando alguém abre um arquivo e quando fecha-o. Se a opção loglevel for maior que 2, então mais informações são armazenadas.

Se você está interessado em saber quem acessa sua máquina e quais arquivos são acessados, deve ajustar o nível de registro para 2 e criar regularmente um novo arquivo de registro do Samba (pode configurar uma tarefa no cron que, por exemplo, uma vez por semana move o seu arquivo de registro para outro diretório, ou algo semelhante). Caso contrário, o seu arquivo de registro do Samba pode se tornar muito grande.

Com as quatro caixas de verificação abaixo, você pode decidir quais eventos serão exibidos na lista. Pressione o botão Atualizar para ver os resultados. Se o nível de registro de seu Samba estiver muito baixo, poderá não visualizar as informações.

Clicando no cabeçalho de uma coluna, você pode ordenar a lista, de acordo com esta coluna.

Estatísticas

Nesta página você pode filtrar o conteúdo da terceira página, para visualizar certas informações.

Vamos dizer que o campo Evento esteja configurado para Conexão, o campo Serviço/Arquivo configurado para *, Máquina/Usuário configurado para *, Exibir informações expandidas do serviço esteja desabilitado e Exibir informações expandidas da máquina esteja desabilitado.

Se você pressionar o botão Atualizar agora, verá a frequência que a conexão foi aberta para compartilhar * (isto é, para qualquer volume) da máquina * (isto é, de qualquer máquina). Habilite agora Exibir informações expandidas da máquina e pressione Atualizar novamente. Você verá, para cada máquina que combina com o padrão (curinga *), quantas conexões foram abertas por ele.

Pressione agora Apagar resultados.

Ajuste agora o campo Evento para Acesso a Arquivo e habilite Exibir informações expandidas do serviço e pressione o botão Atualizar novamente.

Você verá agora a frequência com que cada arquivo foi acessado. Se você habilitar também a opção Exibir informações expandidas da máquina , verá a frequência com que cada usuário acessou cada um dos arquivos.

Nas linhas de entrada Serviço/Arquivo e Máquina/Usuário você pode usar os curingas * e ?, do mesmo modo que são usados na linha de comando. Expressões regulares não são reconhecidas.

Clicando no cabeçalho de uma coluna, você ordena a lista de acordo com esta coluna. Desta maneira, você pode verificar quais os arquivos foram abertos com mais frequência, ou qual usuário abriu mais arquivos, e assim por diante.

Autor da Seção

Módulo de direitos autorais 2000: Michael Glauche e Alexander Neundorf

Originalmente escrito por: Michael Glauche

Atualmente mantido por: Alexander Neundorf

Contribuições

  • Conversão para miniaplicativo do Centro de Controle:

    Matthias Hölzer-Klüpfel

  • Uso do K3Process em vez do 'popen', entre outras verificações de erros:

    David Faure

  • Conversão para o módulo KCM; páginas 2,3 e 4 adicionadas, e correções de erros:

    Alexander Neundorf

Direitos Autorais da Documentação 2000 - Alexander Neundorf

Documentação traduzida para docbook por Mike McBride

Tradução atual de Marcus Gama