Capítulo 2. Uso básico

Construindo objetos

Construindo pontos

Você poderá construir pontos de várias formas:

  • Selecione ObjetosPontosPonto na barra de menu ou clique no botão apropriado da barra de ferramentas. Você poderá então construir um ponto clicando na posição desejada da janela.

    Nota

    Pressione a tecla Shift para ativar o modo de desenho instantâneo que permite você fazer com que qualquer ponto em uma construção aponte exatamente para a grade.

    Nota

    Atualmente, isto funciona da mesma forma para construir também outros objetos: clique no item desejado do menu ou da barra de ferramentas e selecione os objetos necessários para construir o objeto.

  • Uma vez que você precisa normalmente construir os pontos, basta clicar em algum ponto da tela com o botão do meio do mouse de modo a construir um ponto para você, sem ter que ir a um menu ou a um botão.

  • Você poderá criar pontos enquanto está criando outros objetos em segundo plano, selecionando-os opcionalmente no objeto que está criando. Para mais informações, veja em “Construindo outros objetos”.

Foi criado um ponto

Construindo outros objetos

Criar outros objetos que não sejam pontos é feito normalmente selecionando o item apropriado do menu Objetos, ou clicando num dos botões da barra de ferramentas.

Construindo uma circunferência

Isto irá iniciar a construção do tipo de objeto escolhido. Todos estes tipos necessitam de argumentos. Por exemplo, se você selecionou uma circunferência através do centro e de um ponto, você terá que indicar dois pontos: um para o centro e outro para um ponto da circunferência.

Estes argumentos são também objetos e poderão ser selecionados, clicando nos mesmos. Quando você mover um objeto que possa ser usado para construir o objeto, será mostrada uma imagem preliminar de como o objeto se parecerá. Para os objetos que necessitem de pontos como argumentos, você poderá criar um novo ponto na posição atual do cursor e selecioná-lo com o botão esquerdo do mouse.

Você poderá sempre cancelar a criação do novo objeto com a tecla Esc ou clicando no botão Cancelar Construção (o octógono vermelho com um X) na barra de ferramentas.

Construindo uma circunferência