Selecionando objetos

A seleção dos objetos poderá ser feita de duas formas:

  • Clicando simplesmente num objeto, fará com que esse objeto fique selecionado, retirando a seleção de outros objetos que estivessem previamente selecionados. Se você não quiser esse comportamento, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica num objeto.

  • Ao clicar e arrastar para um local vazio da tela, você poderá selecionar todos os objetos dentro do retângulo que é criado. Esta ação irá limpar a seleção atual. Como no caso anterior, se mantiver pressionada a tecla Ctrl, irá evitar esse comportamento.

Quando tiver mais de um objeto sob o mouse (indicado pelo Qual objeto? na barra de status e no cursor do mouse), você poderá escolher facilmente o objeto a selecionar ou adicionar á seleção atual. Clique com o botão esquerdo do mouse, enquanto mantém pressionada a tecla Shift ou clique com o botão direito do mouse para ter um menu de contexto com todos os objetos sob o mouse. Então, você poderá selecionar o objecto que necessita. Como foi dito anteriormente, o comportamento da tecla Ctrl irá afetar a seleção.

Selecionando objetos