Gerenciar Atalhos e Grupos

Adicionar Grupos

O módulo permite-lhe ordenar os atalhos relacionados em grupos. Por exemplo, se você tiver alguns atalhos relacionados com o seu leitor de música, poderia criar um grupo para eles chamado Leitor de Música.

Para adicionar um novo grupo, clique no botão Editar abaixo da área esquerda e selecione a opção Novo grupo.

Adicionar Atalhos

Para adicionar um novo atalho, clique no botão Editar abaixo da área esquerda e selecione a opção Novo.

O primeiro menu que aparece permite-lhe selecionar o tipo de evento ativado. Estão disponíveis as seguintes opções:

Atalho global

Estes são atalhos predefinidos que serão reconhecidos em qualquer lugar, desde que esteja rodando uma Área de Trabalho Plasma™ do KDE.

Ação da janela

As ações das janelas são eventos que ocorrem quando algo acontece a uma janela em particular, como o momento em que aparece, ganha foco ou é fechada.

Ação de gesto do mouse

Uma ação de gesto do mouse é disparada quando um movimento em particular do mouse (ou touchpad) é efetuado.

Assim que tiver selecionado o tipo de evento, irá aparecer outro submenu que lhe permite selecionar um tipo de ação. Estão disponíveis os seguintes tipos:

Comando/URL

Esta ação irá invocar um comando ou abrir um URL quando o atalho for disparado.

Comando de D-Bus

A ação irá invocar um método de D-Bus em um aplicativo em execução ou num serviço do sistema. Para mais informações sobre o D-Bus, veja a Introdução ao D-Bus no KDE TechBase.

Enviar entrada do teclado

Esta ação irá enviar dados introduzidos pelo teclado ao aplicativo em execução, como se você mesmo os tivesse inserido.

Assim que tiver selecionado o tipo de ação, você poderá então editar o atalho a seu gosto. Veja mais informações em “Modificar os Atalhos”.

Exclusão de atalhos e grupos

Para excluir um atalho ou grupo selecione-o e depois clique no botão Editar abaixo da área esquerda, selecionando depois a opção Excluir.

Exportar Grupos

Você poderá exportar um grupo, para que possa salvar os atalhos nele contidos e usá-los noutro computador ou manter uma cópia de segurança.

Para exportar um grupo, selecione o grupo a exportar, depois clique no botão Editar abaixo da área da esquerda e selecione a opção Exportar grupo..., que abre uma nova janela que lhe permite definir algumas opções sobre o grupo exportado. Estão disponíveis as seguintes opções:

Ações de exportação

Isto permite-lhe selecionar o estado em que estarão os atalhos quando forem importados mais tarde. Selecione o Estado atual para manter o seu estado atual, Ativo para garantir que estão todos ativos ou Inativo para garantir que estão todos desativados.

ID

Aqui você poderá inserir o texto para identificar o grupo. Se o grupo for incluído por padrão, este texto também poderá ser preenchido por padrão.

Permitir mesclagem

Isto define o que acontece se o grupo já existir no sistema em que é importado o grupo exportado. Quando estiver ativo, todas as ações novas serão adicionadas ao grupo no sistema de destino, enquanto as ações que tiverem o mesmo nome, mas uma configuração diferente, serão atualizadas com a configuração do arquivo importado. Se estiver desativado, o módulo recusar-se-á a importar o arquivo.

Nome do arquivo

Aqui você poderá indicar o nome do arquivo para onde deseja exportar o atalho. Também poderá selecionar o botão Navegar à direita do campo de texto para abrir a janela Arquivo e selecionar um arquivo aí.

Dica

Os arquivos exportados usam a extensão .khotkeys por padrão.

A janela para Exportar um Grupo.

Exportar um grupo de atalhos.

Importar Grupos

Para importar um grupo, clique no botão Editar abaixo da área esquerda e selecione a opção Importar.... Uma janela de seleção de arquivos será aberta, permitindo-lhe localizar um arquivo previamente criado com a função Exportar.