Gerenciando modelos

A partir do assistente ArquivoNovo a partir de modelo..., você pode também baixar arquivos de modelo adicionais clicando no botão Baixar mais modelos.... Isto abre a janela para baixar novidades, de onde você pode instalar modelos adicionais. bem como atualizá-los ou removê-los. Existe também um módulo de configuração para modelos, que pode ser acessado clicando em ConfiguraçõesConfigurar o KDevelopModelos. A partir dele, você pode gerenciar tanto modelos de arquivo (explicado acimo) como modelos de projeto (usado para criar projetos novos).

É claro, se nenhum dos modelos disponíveis for adequado para o seu projeto, você sempre pode criar novos. A maneira mais fácil é provavelmente copiar e modificar um modelo existente, enquanto este rápido tutorial e o documento de especificação mais extenso estão aqui para auxiliá-lo. Para copiar um modelo instalado, abra o gerenciador de modelos clicando em ConfiguraçõesConfigurar o KDevelop...Modelos, selecione o modelo que deseja copiar, e então clique no botão Extrair modelo. Selecione uma pasta de destino, e então clique em OK, e o conteúdo do modelo será extraído para a pasta selecionada. Agora você pode editar o modelo abrindo os arquivos extraídos e modificando-os. Após terminar, você pode importar seu novo modelo para o KDevelop abrindo o gerenciador de modelos, ativando a aba correspondente (seja a de Modelos de Projeto ou Modelos de Arquivo) e clicando em Carregar modelo. Abra o arquivo de descrição do modelo, que é o que possui o sufixo .kdevtemplate ou .desktop. O KDevelop irá comprimir os arquivos em um pacote de modelo e importar o modelo.

Nota

Ao copiar um modelo existente, certifique-se de renomeá-lo antes de importá-lo novamente. Caso contrário, você sobrescreverá o modelo antigo, ou acabará com dois modelos com nomes idênticos. Para renomear um modelo, renomeie o arquivo de descrição para algo único (mas mantenha o sufixo), e mude a entrada Nome no arquivo de descrição.

Se você deseja escrever um modelo a partir do zero, você pode iniciar com um modelo de classe C++ de exemplo criando um novo projeto e selecionando o projeto Modelo de classe C++ na categoria KDevelop.