Personalizar a complementação automática do código

A complementação do código é discutida na seção deste manual sobre a escrita de código-fonte. No KDevelop, vem de duas origens: o editor e o motor de processamento. O editor (Kate) é um componente do ambiente do KDE e fornece a complementação automática com base nas palavras que já tiverem sido vista em outras partes do mesmo documento. Essa complementação automática poderá ser identificada na dica pelo ícone que a antecede:

A complementação de código do editor poderá ser personalizada com a opção ConfiguraçõesConfigurar o editorEdiçãoComplementação automática. Em particular, você pode selecionar quantos caracteres necessita digitar para que a janela de complementação automática apareça.

Por outro lado, a complementação automática própria do KDevelop é muito mais poderosa, uma vez que tem em conta a informação semântica sobre o contexto. Por exemplo, ele sabe que funções-membro deverão oferecer quando escrever objeto., etc., como demonstrado acima:

Esta informação de contexto vem de vários plugins de suporte às linguagens, os quais poderão ser utilizados depois de um determinado arquivo ter sido salvo (para que possa então verificar o tipo de arquivo e usar o suporte da linguagem correto).

A complementação do KDevelop está configurada para aparecer assim que digitar, praticamente em todo local onde seja possível completar algo. Isto é configurável na opção ConfiguraçõesConfigurar o KDevelopSuporte à linguagem. Se não estiver já definido (como deveria, por padrão), certifique-se de que a opção Ativar a invocação automática está ativa.

O KDevelop tem duas formas de mostrar uma complementação: a Complementação automática mínima mostra apenas a informação básica nas dicas de complementação (isto é o espaço de nomes, a classe, função ou variável). Isto será semelhante à completação do Kate (excetuando os ícones).

Por outro lado, a Complementação total irá também mostrar o tipo de cada item e, no caso das funções, também os argumentos que recebem. Do mesmo modo, se estiver preenchendo no momento os argumentos de uma função, a complementação total irá ter uma área informativa adicional sobre o cursor que lhe mostrará o argumento atual com que está lidando.

A complementação de código do KDevelop deverá também invocar para o topo e realçar em verde os itens de complementação que corresponderem ao tipo esperado, tanto na complementação mínima como na total, conhecido como melhores ocorrências.

As três opções possíveis para o nível de completação na janela de configuração são:

  • Sempre a complementação mínima: Nunca mostrar a Complementação total

  • Complementação automática mínima: Só mostrar a Complementação total quando esta tiver sido invocada manualmente (isto é, quando pressionar Ctrl+Espaço)

  • Sempre a complementação total: Mostrar sempre a Complementação total