Outras operações

Mesclar

Abra o repositório ou a cópia de trabalho, marque o item que deseja mesclar e selecione a opção SubversionGeralMesclar. Digite na caixa de diálogo seguinte os valores que pretende. Se for aberto a partir de um repositório, a origem 1 e a origem 2 estarão preenchidos; se for aberto a partir de uma cópia de trabalho, o destino estará preenchido com o item atualmente selecionado. O tratamento deste parâmetro é ligeiramente diferente de usar a visualização de diferenças interna do Subversion ou de usar um programa externo como o KDiff3. O destino deve ser SEMPRE um arquivo ou pasta local. Você poderá alternar entre uma mesclagem interna ou externa com a opção Usar mesclagem externa.

Mesclagem interna

O significado é exatamente o mesmo da ferramenta de linha de comando própria do subversion. Quando a origem1 e a origem2 forem iguais, as versões de início e de fim deverão ser diferentes. Se não forem iguais, a versão inicial é atribuída à origem1 e a versão final à origem2. O destino DEVE ser uma cópia de trabalho, caso contrário, o subversion mostrará uma mensagem de erro.

As opções de marcação têm os seguintes significados:

Recursivo

Torna todas as operações recursivas ao lidar com pastas.

Tratar os itens não-relacionados como relacionados

Se estiver ativa, os itens não-relacionados serão tratadas como se fossem. Caso contrário, o subversion irá remover um lado e adicioná-lo ao outro lado novamente.

Forçar a exclusão nos itens modificados/não-adicionados

Se não estiver definido e se a mesclagem precisar excluir um item modificado ou não-adicionado, a mesclagem do subversion não funcionará. Caso contrário, esses itens serão excluídos.

Apenas executar como teste sem modificação

Se estiver ativo, o subversion envia apenas a notificação do que iria fazer, mas não modifica a cópia de trabalho.

Usando um programa de mesclagem externo

Veja mais detalhes “Diferenças e Mesclagem” para configurar a ferramenta de mesclagem externa. O kdesvn gera a linha de comando como está descrito ali. Antes disso, ela faz o seguinte:

  1. Atribui a revisão inicial como revisão da origem 1 e a revisão final à origem 2. Depois, verifica se elas são diferentes (caminho e/ou revisão). Caso afirmativo, será feita uma mesclagem em três-pontos, senão será uma mesclagem simples entre a origem e o destino. Se a origem 2 estiver em branco, será também uma mesclagem simples.

  2. Faça uma exportação para uma pasta temporária. Se for uma mesclagem simples, só existe a revisão inicial de origem 1, caso contrário, serão usadas ambas as origens com suas revisões. Se o item for um arquivo e não uma pasta, então obtém o conteúdo de uma revisão específica.

  3. Gera a chamada para o seu programa de mesclagem externo, tal como definido nas Configurações. O resultado do erro será apresentado na janela de registro, para que você possa ver o que está acontecendo de errado (se algo estiver errado).

Nas diferenças com um destino de mesclagem interno, um arquivo/pasta fora do controle de versões não aparecerá porque as ferramentas externas irão ignorá-lo.

Se a opção recursiva não estiver definida, a exportação é feita como uma exportação plana. Cuidado: Ao fazer isso com cópias de trabalho, os itens externos não serão exportados.

Resolvendo conflitos

O kdesvn propriamente dito não tem um módulo de resolução de conflitos, mas você pode usar aplicativos externos a partir do kdesvn. Em “Programa de resolução de conflitos” você encontra uma descrição de como configurar este aplicativo.

Ao marcar um item com o status definido como em conflito (você verá uma cruz vermelha nesses itens), você poderá selecionar a opção SubversionCópia de trabalhoResolver o conflito, ou então, no menu de contexto Resolver o conflito (apenas nos itens em conflito), o kdesvn irá iniciar então o programa configurado (ou o padrão). Depois de concluir essa tarefa, você deverá marcar o item como resolvido (SubversionCópia de trabalhoMarcar como resolvido), caso contrário, não poderá enviar as suas alterações.