Capítulo 1. Introdução

Índice

Termos

O kdesvn é um cliente subversion para o KDE.

Você precisar ter algum conhecimento sobre o subversion, mas, felizmente, a maioria dos itens são autoexplicativos.

Os relatórios de erros e solicitações de novas funcionalidades podem ser enviados através do Sistema de gerenciamento de erros do KDE.

Termos

Se estiver familiarizado com sistemas de controle de versões, poderá ignorar isto - ou ler e corrigir o autor ;)

Repositório

Central de armazenamento de dados. Pode ser um banco de dados ou um sistema de arquivos simples. Sem os clientes especiais, você não poderá ler os dados nele contidos. O kdesvn é um cliente para repositórios do Subversion.

Cópia de trabalho

Uma cópia simples de um repositório no sistema de arquivos local. Esta é usada com qualquer gerenciador de arquivos normal, editando arquivos, etc. As informações do RCS podem ser lidas com clientes como o kdesvn.

Lembre-se de que o subversion não sabe nada sobre o KIO, sendo necessário que a cópia local esteja em uma área onde possa ser acessada sem qualquer protocolo específico, por exemplo, fish:// ou algo do gênero não será possível.

WebDav

WebDAV é um protocolo que lhe permite modificar arquivos em um servidor Web remoto. O Subversion é um tipo especial de WebDAV quando os repositórios são acessados a partir de um servidor Web. Em uma utilização normal, este modo é apenas para leitura. Com configurações especiais, você poderá obter um WebDAV ativo para leitura e gravação que poderá acessar com um navegador especializado. O kdesvn NÃO é um cliente WebDAV, mas o Konqueror é através do seu protocolo webdav://. Contudo, com o kdesvn você poderá navegar pela árvore de versões de um repositório (através de http://)