Modo Visualização

O modo Visualização apresenta as imagens em tamanho real. A mesma barra lateral disponível no modo Navegação é exibida à esquerda. Abaixo existe a Barra de miniaturas, que lhe permite a rolagem através das imagens da pasta atual. Ela pode ser minimizada, clicando no botão Barra de miniaturas. Se clicar novamente ela será restaurada. Para mudar o tamanho das miniaturas, mova o divisor com o botão esquerdo do mouse.

O modo Visualização suporta a exibição de várias imagens lado a lado. Você pode selecionar várias imagens no modo Navegação antes de alternar para o modo Visualização, ou pode clicar no botão + que aparece ao pairar o ponteiro do mouse sobre as imagens na barra de miniaturas e adicionar um painel exibindo esta imagem. Um - aparecerá então que permitirá que você remova este painel.

Quando várias imagens são exibidas, uma pequena barra de ferramentas aparece abaixo de cada imagem, permitindo-lhe excluir a imagem ou remover este painel. Você pode realizar operações de ampliação/redução de forma independente para cada imagem ou sincronizá-las. Alterne isto selecionando o Sincronizar à esquerda da barra de zoom ou pressionando Ctrl+Y. Você pode alternar entre as imagens clicando em seus painéis, ou usando seu teclado. Para mudar para a imagem da direita, pressione Tab. Para mudar para a imagem da esquerda, pressione Shift+Tab.

A barra deslizante do canto inferior direito controla o zoom da imagem. Os botões Ajustar e 100% estão próximos da barra de zoom e têm dois níveis de zoom predefinidos. O botão Ajustar altera a exibição da imagem atual para o tamanho da janela e o botão 100% altera a exibição da imagem para seu tamanho original. A tecla de atalho F alterna entre ambos os modos de vídeo.

Quando uma imagem estiver no modo de ajuste ao tamanho da tela, você poderá ir para a imagem anterior ou seguinte com as teclas direcionais. Quando ampliar, as teclas direcionais são usadas para se deslocar na imagem. Isto é muito semelhante ao comportamento oferecido pelos celulares e câmeras digitais.

Quando uma imagem estiver ampliada, irá aparecer um quadro com a miniatura da imagem, permitindo-lhe deslocá-la com o mouse e as teclas direcionais. Esse quadro ficará oculto automaticamente após algum tempo, voltando a aparecer apenas quando a imagem for ampliada, reduzida ou deslocada.

Você pode definir o que acontece quando for para a imagem B, após ter ampliado uma área da imagem A, usando as opções do grupo Modo de zoom na página Exibição de imagens da janela de configuração do Gwenview, que pode ser acessada em ConfiguraçõesConfigurar o Gwenview....

  • Se definir como Ajustar automaticamente cada imagem, a imagem B será reduzida para caber na tela.

  • Se definir como Manter o mesmo zoom e posição, todas as imagens compartilham o mesmo fator de zoom e posição: A imagem B fica com os mesmos parâmetros de zoom da imagem A (e se estes forem alterados, a imagem A será exibida com o zoom e posição atualizados).

  • Se definir como Zoom e posição por imagem, todas as imagens irão lembrar do seu próprio fator de zoom e posição: A imagem B fica inicialmente configurada com os mesmos parâmetros de zoom da imagem A, mas lembrará o seu próprio fator de zoom e posição (se estes forem alterados, a imagem A não será exibida com o zoom e posição atualizados).

Dica

Você pode iniciar diretamente no modo Visualização, se carregar o Gwenview através da opção Abrir como do menu de contexto em outro programa ou executando-o pela linha de comando com o nome de um arquivo imagem como argumento.

As seguintes operações de imagem adicionais estão disponíveis no modo Visualização:

  • EditarRecortar (Shift+C): Esta operação permite-lhe descartar as partes da imagem que não quiser.

    Você poderá acessar os parâmetros avançados de recorte se assinalar a opção Configurações avançadas na parte inferior da janela. Use os campos correspondentes para ajustar a operação de recorte.

    Também é possível ajustar a área recortada, arrastando as alças em quadrados cinza nas bordas da imagem. Você pode mover a área recortada ao clicar e manter clicado o botão esquerdo do mouse, arrastando-o com o ponteiro do mouse.

    Quando estiver pronto, clique no botão Recortar para ver o resultado. Use a área superior do painel para salvar os resultados ou desfazer/refazer a operação.

  • EditarRedução de olhos vermelhos: Esta operação reduz o efeito de "olhos vermelhos" encontrado normalmente em fotografias tiradas com flash da câmera.