Fundamentos da Interface com o Usuário

Ao iniciar o KCachegrind com um arquivo de dados de auditoria como argumento, ou após carregar um através do ArquivoAbrir, você verá um painel de navegação contendo a lista de funções à esquerda, e na parte principal à direita, uma área com visualizações para a função selecionada. Esta área de visualização pode ser configurada arbitrariamente para mostrar múltiplas visualizações de uma vez.

Na primeira vez, esta área estará dividida numa parte superior e outra inferior, tendo cada uma delas diferentes áreas que podem ser selecionadas em páginas separadas. Para mover essas áreas, use o menu de contexto das páginas e ajustando as divisórias entre elas. Para mudar rapidamente de disposições de visualização, use as opções VerDisposiçãoIr para a Seguinte (Ctrl+) e VerDisposiçãoIr para a Anterior (Ctrl+).

Uma coisa importante para a visualização é o tipo de evento ativo: para o Callgrind, este é por exemplo os 'Cache Misses' (Falhas na Cache) ou o Cycle Estimation (Estimativa da 'Cache') para o OProfile, este é o Temporizador no caso mais simples. Você poderá alterar o tipo de evento com uma lista na barra de ferramentas ou na janela do Tipo de Evento. Uma primeira visão geral das características de execução deverá ser apresentada quando você selecionar a função main na lista da esquerda, e ver a visualização do gráfico de chamadas. Aí, você poderá ver as chamadas em curso no seu programa. Lembre-se que o gráfico de chamadas só mostra as funções com uma grande quantidade de eventos. Se fizer duplo-clique numa função do gráfico, ela irá mudar para mostrar as funções chamadas pela selecionada.

Para explorar mais a GUI, além deste manual, dê uma olhada na seção de documentação na página Web do projeto. Além disso, cada elemento gráfico do KCachegrind tem ajuda O Que é Isto?.