Ferramentas

Editor molecular

O editor molecular permite-lhe ver e editar moléculas usando as bibliotecas do Avogadro 2.

Ao usar o painel de controle à esquerda, você poderá alterar os parâmetros de visualização, editar ou medir as moléculas. Existem três abas neste painel: Aparência, Editar e Medida. No topo da janela há um controle para selecionar o Estilo do visualizador (pode ser Barras e esferas, Licorice, Van der Waals, Van der Waals (OA) (OA significa Oclusão de Ambiente), ou Quadro de arame). Os botões da parte inferior da janela podem ser usados para Salvar molécula, Baixar novas moléculas, Carregar molécula e Fechar a janela. Os arquivos baixados são gravados na sua pasta Documentos, de onde poderão ser carregados para o editor.

O painel de Estatísticas mostra o nome (se disponível), a fórmula e o peso da molécula.

A aba Aparência pode ser usada para ver uma molécula carregada. Ao pressionar o ponteiro do mouse sobre a área de exibição, você poderá alterar o ponto de visualização. Use o botão esquerdo do mouse para girar a molécula, o botão direito para movê-la e o botão esquerdo para ampliá-la.

A aba Editar permite a edição da molécula. Você pode adicionar elementos selecionando-os na lista Elemento e clicar com o botão esquerdo do mouse no painel de visualização à direita.

A aba Medida pode ser usada para medir distâncias e ângulos na molécula. Para fazer a medição, use as instruções indicadas na aba.

o “Editor molecular”

Tabela de isótopos

A Tabela de isótopos... mostra-lhe os isótopos dos elementos.

Existem tipos diferentes de isótopos, onde alguns são estáveis e outros não. Os isótopos instáveis podem decair como raios alfa ou como raios beta. Estas diferenças são codificadas através da utilização de cores diferentes.

a janela “Tabela de isótopos”

O Kalzium pode exibir os isótopos de um intervalo de elementos.

Criar gráfico

A janela Criar gráfico... permite-lhe desenhar alguma informação sobre os elementos. O eixo X representa um intervalo de elementos (de um número até outro mais elevado). Você define este intervalo com os campos Primeiro elemento e Último elemento da caixa de diálogo. Clique no botão de troca localizado entre os painéis dos eixos para mudar a posição dos eixos X e Y.

a janela “Criar gráfico”

O Kalzium pode desenhar alguns dados para um intervalo de elementos.

Efetuar cálculos

A opção Efetuar cálculos é a calculadora do Kalzium. Esta calculadora contém uma grande variedade de tipos de calculadoras para diferentes tarefas, efetuando diferentes cálculos.

Você pode encontrar as seguintes calculadoras no Kalzium:

Calculadora de massa molecular

Essa calculadora ajuda-o a calcular as massas moleculares de diferentes moléculas.

Você pode indicar a forma reduzida dos nomes das moléculas com a adição de mais abreviações.

janela da “Calculadora de massa molecular”

O Kalzium calcula a massa molecular do fenol.

Calculadora de concentrações

Você pode calcular as quantidades, que incluem:

  • Quantidade de substância

  • Volume de solvente

  • Concentração da substância

Existe uma grande variedade de unidades para escolher, assim como diferentes métodos para indicar as quantidades.

a janela da “Calculadora de concentrações”

O Kalzium calcula os parâmetros da solução.

Calculadora nuclear

Essa calculadora utiliza os dados disponíveis no Kalzium para prever as massas esperadas de um determinado material ao longo do tempo.

a janela da “Calculadora nuclear”

O Kalzium calcula os parâmetros de decaimento do urânio.

Calculadora de gases

Essa calculadora pode determinar os valores da temperatura, pressão, volume, quantidade de gás, etc., para os vários gases ideais e não ideais.

a janela da “Calculadora de gases”

O Kalzium calcula os parâmetros do gás.

Calculadora de titulação

Essa calculadora tenta descobrir o ponto de equivalência de um medidor de pH, com base no melhor ajuste da titulação com uma tangente hiperbólica. Você também pode deixá-la resolver um sistema de equações de equilíbrio e ver como a concentração de uma espécie varia em função de outra.

Existem duas abas na página da calculadora:

Valores experimentais

Você pode usar esta calculadora para criar o gráfico dos seus dados experimentais obtidos durante uma titulação e encontrar o volume de equivalência. É altamente recomendável inserir um número par de pontos para que o algoritmo seja aplicado mais adequadamente, ordenado por volume (o valor do eixo X).

Equações teóricas

Aqui você pode preencher a tabela com as equações que você obteve anteriormente para o equilíbrio químico.

Por exemplo, se você tiver esta reação A + B -> C + D, então você terá a equação K=(C*D)/(A*B). Assim, você deve digitar K na coluna Parâmetro e (C*D)/(A*B) na coluna Valor. Se quiser atribuir um valor conhecido ao parâmetro, basta digitar o valor numérico no campo Valor.

Por exemplo, você pode usar o sistema:

A=(C*D)/(B*K)

K=10^-3

C=OH

OH=(10^-14)/H

H=10^-4

B=6*(10^-2)

Então você deve digitar D como eixo X e A como eixo Y: assim você vai descobrir como a concentração de A varia em função da concentração de D.

Nota

Não use parênteses para expoentes: 10^-3 está correto, enquanto 10^(-3) está errado.

Os resultados podem ser visualizados pressionando o botão Desenhar gráfico. O gráfico mostra em vermelho a curva que se forma das equações teóricas, em azul os pontos experimentais e em verde a curva aproximada para os pontos experimentais. Você pode salvar o gráfico como uma imagem SVG.

a janela da “Calculadora de titulação”

Exemplo predefinido dos resultados da titulação.

Balanceamento de equações

O Balanceamento de equações permite ao usuário resolver equações químicas. Aqui está um exemplo:

aH2O + bCO2 -> cH2CO3

A equação calculada será mostrada na parte superior da janela. Como você pode ver no primeiro exemplo, também é possível definir o valor de um ou mais coeficientes. Os outros coeficientes serão ajustados. Além disso, é possível usar os parênteses em torno dos elementos ou das cargas eletrônicas, tal como aparece nos dois últimos exemplos.

a janela de “Balanceamento de equações”

O Kalzium calcula o balanceamento da equação.

Frases de risco/segurança

As Frases R/S, também conhecidas como Indicações de Risco e Segurança, indicações R/S ou números R/S, são um sistema de códigos e frases para indicar os produtos químicos e compostos perigosos. A frase R/S de um composto consiste em uma parte de risco (R) e outra parte de segurança (S), sendo cada uma seguida por uma combinação de números. Cada número corresponde a uma frase. A frase correspondente a uma determinada combinação de letra/número e tem o mesmo significado em diferentes idiomas.

janela “Frases R/S”

O Kalzium pode mostrar as Frases de risco/segurança

Glossário

O Glossário apresenta as definições das ferramentas mais usadas em química, assim como algumas informações de conhecimento geral. Do lado esquerdo da janela, você pode ver a árvore de itens. Na parte superior existem termos químicos e na parte inferior existe uma segunda árvore com ferramentas de laboratório.

Na parte superior da janela existe uma barra de pesquisa. Se você digitar na barra, as árvores serão imediatamente ajustadas. O pequeno botão à direita da barra de pesquisa irá limpar o conteúdo digitado.

o “Glossário”

Tabelas

As tabelas mostram as listas do alfabeto grego que são usadas para apontar algumas entidades químicas e físicas, assim como os prefixos em latim e os algarismos romanos que correspondem aos algarismos arábicos comuns.

a janela das “Tabelas”

Barra lateral

Resumo

Resumo

A aba Resumo é a primeira e mostra-lhe um resumo do elemento sobre o qual o mouse se encontra.

Exibir

A aba Exibir é a segunda no painel de navegação.

Você é apresentado primeiro aos seguintes ícones e textos:

a página do “Estado da matéria”

O Kalzium pode mostrar quais os elementos estão sólidos/líquidos/gasosos a uma determinada temperatura.

A aba Exibir pode ser usada para filtrar a tabela periódica. Por exemplo, esta funcionalidade permite-lhe explorar os elementos no período de tempo definido. Isto é ótimo para ter uma ideia de como a tabela periódica foi alterada ao longo do tempo, à medida em que novos elementos foram descobertos. Escolha a opção Data de descoberta na lista Gradiente. Se você mover a barra para a esquerda, a cor de alguns elementos irá desaparecer e se movê-la para a direita, ela voltará a aparecer. Do mesmo modo, o número irá variar de forma constante.

O número representa a data que você está vendo no momento. Se mover a barra deslizante para 1856, por exemplo, você verá apenas os elementos que eram conhecidos em 1856.

o gradiente da “Data de descoberta”

A tabela periódica no passado (elementos conhecidos em 1856)