Capítulo 2. Guia de introdução ao Kalzium

A imagem abaixo mostra o Kalzium ao ser executado pela primeira vez, que pode ser carregado através do menu AplicativosEducaçãoCiênciasKalzium ou com o atalho Alt+F2 e digitando kalzium no campo de texto.

Janela principal do Kalzium

O Kalzium é dividido em um painel de informações à esquerda (em vermelho), uma área (em azul) que mostra os elementos da tabela periódica e um painel de legenda na parte inferior da janela (em verde). A barra de menus padrão permite-lhe escolher o que deseja exibir e a barra de status apresenta informações sobre os elementos. A área da tabela e os painéis podem ser ocultados usando os itens correspondentes no menu Exibir. Por exemplo, você pode ocultar o painel de informações em ExibirInformações.

Ao passar o ponteiro do mouse sobre um elemento da tabela, um resumo deste elemento será apresentado na aba Resumo do painel de informações.

Existem diversas formas de visualização da tabela: tabela periódica clássica, tabela periódica resumida, tabela periódica estendida, etc. Também é possível alterar o esquema de numeração ou mostrar os elementos por famílias, por grupos, por estrutura cristalina, dependendo do seu comportamento ácido, etc. Você poderá alterar tudo isso no menu Exibir.

Se quiser obter mais informações sobre um determinado elemento, basta clicar sobre ele na tabela para que a janela de informações seja apresentada.

Janela de informações

Você pode criar gráficos com o item do menu FerramentasCriar gráfico... Você poderá escolher o que deseja desenhar no eixo Y e o intervalo de elementos no eixo X. A imagem abaixo mostra a massa atômica dos elementos 1 a 10. Clique no botão de troca localizado entre os painéis dos eixos para mudar a posição dos eixos X e Y.

Janela de criação de gráficos

O Glossário (FerramentasGlossário...) explica as palavras químicas mais importantes e mostra imagens das ferramentas mais comuns, juntamente com uma explicação.

O Glossário