Numeração

A numeração é a forma de identificar os 18 grupos da tabela periódica. Você pode alterar a numeração para IUPAC, IUPAC antigo, CAS ou deixar sem numeração.

As seguintes opções do menu ExibirNumeração podem ser usadas para apresentação:

  • Sem numeração: Se esta opção estiver ativa, não é feita nenhuma numeração dos períodos.

  • IUPAC (padrão) é o International Union of Pure and Applied Chemistry. Esta é uma organização que define a maioria dos padrões sobre assuntos relacionados à química. Os números do novo sistema IUPAC apresentam cada coluna com números arábicos de 1 (um) a 18 (dezoito).

  • CAS é o Chemical Abstracts Service. No sistema CAS as letras A e B foram designadas para os elementos do grupo principal (A) e para os elementos de transição (B). Ainda que a numeração IUPAC seja a oficial, a CAS é ainda usada em salas de aula e laboratórios.

  • O sistema IUPAC antigo definia o nome das colunas com números romanos seguidos da letra A ou B. A numeração das colunas obedecia a seguinte regra: as colunas um a sete eram numeradas de IA a VIIA; as colunas 8 a 10 eram numeradas como VIIIA; as colunas 11 a 17 eram numeradas de IB a VIIB; e a coluna 18 era numerada como VIII. Devido à confusão que o sistema IUPAC antigo e o CAS criaram, a IUPAC adotou o seu novo sistema.