Capítulo 1. Introdução

O Cervisia é uma interface amigável com o usuário para o sistema de controle de versão. O objetivo é suportar o CVS em uma interface unificada, com recursos de resolução de conflitos, visualizadores de diferenças e histórico, estado para as cópias de trabalho dos arquivos, e suporte para a maioria das funções de controle. Você pode obter o Cervisia compilando o programa Cervisia ou instalando o pacote Cervisia fornecido por sua distribuição.

Um sistema de controle de versão é uma ferramenta para gravar, gerenciar e distribuir diferentes versões de arquivos. O CVS é um sistema de controle de versão. Ele permite compartilhar suas modificações facilmente, bem como que cada contribuidor possa trabalhar em sua cópia local ao mesmo tempo, sem medo de sobrescrever modificações feitas por outros. Ele permite a recuperação de versões antigas (útil para análise de erros), a criação de ramificações (para desenvolvimento experimental ou para lançamentos de código) e mais.

O repositório principal normalmente mantém um projeto colaborativo (comercial ou não), mas você pode aproveitar as vantagens dos excelentes recursos de controle de versão oferecidos pelo CVS também para um projeto desenvolvido exclusivamente por você. É fácil configurar um repositório local, e você terá a habilidade de rastrear as mudanças que causaram erros, reverter mudanças, prevenir perda acidental de informação, etc.

O repositório mantém os arquivos do projeto, e cada contribuidor mantém sua própria cópia local, chamada cópia de trabalho ou área local. Um contribuidor pode adicionar suas modificações no repositório principal (um processo chamado envio) e/ou atualizar sua própria cópia para refletir as mudanças recentes feitas por outros contribuidores.