Procurando uma Visão Anotada de um Arquivo

Com o comando cvs annotate, o CVS oferece a possibilidade de ver - para cada linha no arquivo - quem modificou uma linha mais recentemente. Esta visão é útil para encontrar quem introduziu uma mudança no comportamento de um programa ou quem deve ser questionado sobre alguma mudança ou erro no código.

O Cervisia lhe dá o acesso a este recurso, mas ele posteriormente enriquece as informações de uma maneira interativa. Você obtém uma visão anotada selecionando VerAnotação.... Outra possibilidade é pressionar o botão Anotação no Diálogo de navegação de registro. Em Figura 4.3, “Uma captura de tela do diálogo de anotação do Cervisia você pode ver uma captura de tela do diálogo.

Figura 4.3. Uma captura de tela do diálogo de anotação do Cervisia

Uma captura de tela do diálogo de anotação do Cervisia

No diálogo de anotação, você pode ver em uma janela a última versão do arquivo selecionado (ou a versão da revisão A, no caso de você ter lançado o diálogo de anotação a partir do Diálogo do navegador de registro). Nas colunas antes do texto, você obtém algumas informações relacionadas à última mudança em cada linha. Na primeira coluna o número da linha é mostrado. Na segunda coluna você vê o nome do autor e o número da revisão. Finalmente, na terceira coluna você vê o conteúdo atual da linha.

Consequentemente, quando uma determinada linha parecer estranha para você ou você encontrar um erro nela, você pode imediatamente ver quem é o responsável por aquela linha. Mas não é só isso, você pode também encontrar porque aquela linha foi mudada. Para isso, mova o cursor sobre o número de revisão respectivo. Então uma dica aparecerá que mostra a mensagem de log e a data da mudança.