O Espaço de Trabalho do Cantor

Imagem do Espaço de Trabalho do Cantor

A interface da folha de cálculo do Cantor consiste de três partes:

  1. A barra de páginas, onde você poderá circular entre as folhas de cálculo abertas.

  2. Um painel de ajuda, onde você poderá obter ajuda sobre um determinado comando com a sintaxe "? comando".

  3. Um painel de Gerenciamento de Variáveis, onde você poderá ver uma lista com todas as variáveis disponíveis na folha de trabalho atual. Os painéis de Ajuda e de Gerenciamento de Variáveis são apresentados como páginas na barra lateral de uma janela do Cantor. O gerenciador de variáveis poderá ser usado apenas para as infraestruturas do Maxima (se estiver ativo na página ConfiguraçõesConfigurar o Cantor... Maxima), KAlgebra, Octave, Python2, Qalculate e Scilab.

  4. A folha de cálculo em si.

A Folha de Cálculo

A folha de cálculo é a área básica para trabalhar com o Cantor. Nela, você poderá introduzir as expressões, deixar que a infraestrutura faça os seus cálculos e olhar para os resultados. Os comandos que as folhas de cálculo aceitam dependem da infraestrutura escolhida, sendo que você deverá aprender a sintaxe apropriada (o botão Mostrar a Ajuda o leva diretamente para a documentação). Se souber o comando, mas precisar de informações adicionais, você poderá escrever "? comando", para que apareça uma ajuda de contexto à direita da área de trabalho. Se você quiser ver folhas de exemplo, poderá ir à opção Obter Folhas de Exemplo no menu Arquivo e obter as folhas que outros usuários tiverem publicado.

Para controlar cada elemento de comando na folha de trabalho, você poderá usar os botões de controle que aparecem à direita da folha de trabalho, ao passar o cursor do mouse sobre o campo de um elemento. Existem três ações básicas para cada elemento: Avaliar o elemento, para atualizar o resultado do cálculo do elemento, Arrastar o elemento para passar o elemento para outro local da folha de trabalho atual e Remover o elemento para retirar o elemento da folha de trabalho atual.

As definições do tipo de fonte e alinhamento das folhas de trabalho poderão ser alterados com a barra de ferramentas acima da folha de trabalho.

Configurações

O menu de Configurações permite-lhe alterar algumas opções da aparência da sua folha de cálculo atual.

Formatação com o LATEX

Esta opção muda a forma como os resultados são apresentados a si. Se estiver ativada, irá passar o resultado pelo sistema LATEX, de modo a produzir fórmulas apelativas visualmente. Por exemplo, o 3*x^2*sqrt(2)*x+2/3 transforma-se em 3*x^2*sqrt(2)*x+2/3

Realce de Sintaxe

O realce de sintaxe aumenta a legibilidade do código, realçando as palavras-chave ou os parênteses correspondentes com cores diferentes.

Completação

Quando esta opção estiver ativa, o Cantor mostrará completações possíveis para o comando que estiver digitando no momento, ao usar a tecla Tab. Se só existir uma escolha possível, ele irá inserir o resto do comando para você.

Números de Linha

Esta opção controla se as diferentes expressões deverão ter um número à frente, de modo que, se possível, possa por exemplo no Maxima voltar a invocar os resultados mais antigos com o comando %O1.

Animar a Folha de Cálculo

Esta definição controla se as diferentes animações serão usadas para realçar as alterações de uma folha de cálculo.