Capítulo 2. Configurando o Calligra e o seu sistema

Embora o Calligra deva funcionar muito bem por si só, poderá ser necessário otimizar algumas coisas para obter o melhor do Calligra. Este capítulo mostra-lhe o que poderá fazer para atingir melhores resultados com o seu novo pacote de escritório e adequá-lo às suas necessidades. O Calligra é altamente configurável, mesmo ao nível de detalhe das barras de ferramentas e dos menus.

Personalizando a GUI do Calligra

Apesar do Calligra vir como uma GUI (interface gráfica com o usuário) que pode atender as necessidades da maioria das pessoas, existem boas razões pelas quais você pode desejar mudar o modo como os programas parecem.

Minha mãe, por exemplo, tem um pouco de medo e botões e entradas de menu que ela não compreende. Para ajustar o Calligra às necessidades dela, eu reduzi a GUI para um mínimo de funcionalidade. Como ela apenas precisa escrever cartas e usar certos modelos, não é necessário mais funcionalidade que salvar, abrir, imprimir, etc.

Graças ao conceito de ação do Qt™ e KDE, você pode facilmente personalizar as barras de menus e ferramentas do Calligra. Infelizmente, no momento, não existe nenhum diálogo fácil-de-usar para fazer seu Calligra armazenar a configuração da sua GUI em arquivos XML e você deverá editá-los manualmente. Felizmente, esta situação irá mudar no futuro; por enquanto, você deve ter algum conhecimento básico de como um documento XML funciona (ou HTML, que é um subconjunto do XML).

Normalmente, cada aplicativo Calligra possui pelo menos dois destes arquivos XML: um descrevendo a GUI do shell (basicamente, o que você vê se nenhum documento for aberto) e um descrevendo a GUI da respectiva parte (o que você vê normalmente). Por exemplo, para o Calligra Words, estes dois arquivos XML são chamados calligra_shell.rc e words.rc.

Aqui está um exemplo simples de como se parece um arquivo rc.

Exemplo 2.1. Um exemplo de um arquivo rc simples

<!DOCTYPE QConfig ><qconfig>
<menubar>
<menu name="Edit"><text>Edit</text>
<action name="edit_cut"/>
<action name="edit_copy"/>
<action name="edit_paste"/>
<separator/>
<action name="edit_find"/>
</menu>
<menu name="Insert"><text>Insert</text>
<action name="insert_picture"/>
<action name="insert_clipart"/>
<menu name="Variable"><text>Variable</text>
<action name="insert_var_datefix"/>
<action name="insert_var_datevar"/>
</menu>
</menu>
</menubar>
<toolbars>
<toolbar name="edit_toolbar" position="right">
<action name="edit_cut"/>
<action name="edit_copy"/>
<action name="edit_paste"/>
</toolbar>
</toolbars>
</qconfig>