Capítulo 2. Usando o Dolphin

Interface de usuário do Dolphin

A imagem abaixo mostra a interface de usuário padrão do Dolphin:

Interface de usuário padrão do Dolphin.

Interface de usuário padrão do Dolphin.

Os elementos da interface padrão são:

  • A barra de ferramentas, que pode ser usada para acessar rapidamente as ações mais frequentes. Essa barra pode ser personalizada, se clicar sobre ela com o botão direito do mouse e depois selecionar a opção Configurar barras de ferramentas... do menu de contexto; a opção Configurar barras de ferramentas... a partir do botão Controle, localizado à direita da barra de ferramentas; ou então o item ConfiguraçõesConfigurar barras de ferramentas... a partir do menu principal.

    A barra de ferramentas padrão.

    Os itens da barra de ferramentas, cujos ícones são suficientes para reconhecer o comando, não possuem texto descritivo ao seu lado. Isso pode ser alterado se clicar com o botão direito do mouse e selecionar o item abaixo de Mostrar texto. O botão Controle, localizado à direita na barra de ferramentas, só aparece se o menu estiver oculto.

  • A barra de localização, que mostra sempre o caminho até a pasta atual. Pode ser alternada entre dois modos diferentes. Consulte a seção sobre a barra de localização para obter mais detalhes.

  • A área de exibição, que apresenta todos os arquivos e pastas da pasta atual.

  • O painel Locais, que fornece acesso rápido aos locais marcados como favoritos e aos outros discos e dispositivos.

    Se a pesquisa no desktop e a indexação de arquivos estiverem ativadas no módulo de Pesquisa no Desktop das Configurações do Sistema, o painel também irá apresentar os itens Salvos recentemente e permitirá pesquisar por Documentos, Imagens, Arquivos de áudio e Vídeo.

  • A barra de status, que mostra o nome, tamanho e tipo do arquivo sob o ponteiro do mouse ou, então, a quantidade e tamanho dos arquivos selecionados. À direita, existe uma barra de zoom que possibilita ajustar o tamanho dos ícones na área de exibição.

  • A barra de menus (oculta por padrão), que oferece acesso a todos os comandos e opções de configuração. Consulte o capítulo Referência de comandos para obter uma lista completa dos comandos. A barra de menus poderá ser ativada ou desativada com a opção Mostrar barra de menus (Ctrl+M) do menu Configurações ou com o botão Controle.

    Se a barra de menus estiver oculta, todas as ações estarão disponíveis a partir do botão Controle.

  • Os painéis adicionais Informações, Pastas e Terminal estão ocultos por padrão. Para mais informações, consulte a seção Painéis.