Dicas rápidas

A seguir será apresentado um conjunto de dicas para economizar tempo na utilização do Dolphin.

Criação rápida de favoritos

Para criar rapidamente um favorito associado à pasta atual no painel Locais, clique com o botão direito do mouse no espaço de trabalho e na opção Adicionar aos Locais no menu de contexto.

Localizar arquivos e pesquisar no conteúdo do arquivos

O Dolphin é capaz de procurar pelo nome e também pelo conteúdo dos arquivos. Se pressionar Ctrl+F ou usar a opção EditarLocalizar..., a barra de Pesquisa irá abrir já configurada com a pesquisa dentro da pasta atual e das suas subpastas.

Pesquisar por nome dos arquivos e pelo seu conteúdo

O Dolphin executando uma pesquisa pelos arquivos e pelo seu conteúdo.

A pesquisa não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas, nem necessita de caracteres especiais no início ou no fim do termo (*nome* e nome são equivalentes), mas você poderá usar caracteres especiais dentro do termo a pesquisar. O * irá corresponder a zero ou mais caracteres, enquanto o ? só corresponde a um caractere.

Esta funcionalidade pode ser usada com os serviços do Baloo que estiverem em execução. Sem esses serviços, um KIOSlave será executado para fornecer os resultados da pesquisa.

Com os serviços do Baloo ativos, a opção Em todos os lugares irá pesquisar em todas as pastas indexadas; sem o Baloo, esta opção inicia a pesquisa a partir da Pasta Pessoal do usuário.

Pesquisa com mais opções

O Dolphin em pesquisa com mais opções.

Use o botão Mais opções para expandir a barra Localizar. Isto oferece uma forma muito confortável para o usuário reduzir o número de resultados da pesquisa.

Para iniciar uma pesquisa, selecione um ou mais tipos de arquivo (Documentos, Áudio, Vídeo, Imagens), um período de tempo e a avaliação.

Alternativamente, você poderá usar estas opções no painel Locais, em conjunto com a barra de Filtro para localizar arquivos com o Baloo ou limitar a pesquisa aos arquivos que corresponderem à expressão do filtro.

Montagem de dispositivos removíveis

Uma forma rápida de montar dispositivos removíveis é clicar no dispositivo dentro do painel Locais. Isso irá montar e abrir o dispositivo no Dolphin.

Desfazer ações

O Dolphin é capaz de desfazer ou anular as alterações que os usuários tiverem feito nos arquivos. Por exemplo, se você enviou um arquivo para a Lixeira, o Dolphin consegue desfazer essa ação e restaurar na pasta a que pertencia anteriormente. Para anular uma ação, pressione Ctrl+Z ou selecione a opção EditarDesfazer: (nome da ação), por exemplo, Desfazer: Renomear.

Renomear um conjunto de arquivos

O Dolphin é capaz de renomear um conjunto de arquivos ao mesmo tempo. Cada arquivo terá o nome indicado, seguido de um número correspondente ao número de arquivos escolhidos para nomeação, como por exemplo, Imagem1.png, Imagem2.png, Imagem3.png. Isso é útil quando tiver, por exemplo, um conjunto de arquivos de fotos tiradas com uma máquina fotográfica digital.

Se quiser renomear um conjunto de arquivos, primeiro selecione os arquivos a serem renomeados. Isso pode ser feito clicando o botão esquerdo do mouse e desenhando um retângulo ao redor dos arquivos a serem renomeados ou manter pressionado o Ctrl e clicar em cada um desses arquivos (consulte Seleção dos itens na área de exibição para obter mais detalhes). Então abra a caixa de diálogo para alteração de nomes em lote pressionando a tecla F2 ou através do menu ArquivoRenomear...

Você terá então que inserir o nome que deseja dar aos arquivos. O caractere # também deverá estar presente dentro do nome. Os arquivos serão renomeados, sendo que o caractere # será substituído por um número diferente para cada arquivo.

Se todas as extensões de arquivos na sua seleção forem diferentes, o nome de todos os arquivos pode ser alterado sem usar # enquanto preserva as extensões dos arquivos. Isto é útil, por exemplo, para renomear o nome de um arquivo de vídeo e todos os arquivos de legenda associados que tenham os mesmos nomes de arquivo, mas com extensões diferentes.

Comparar uma seleção de arquivos ou pastas

Se o Kompare estiver instalado, você poderá usá-lo para ver as diferenças entre dois arquivos ou pastas.

Primeiro selecione os dois arquivos ou pastas a serem comparados. Depois, inicie o aplicativo Kompare com a opção do menu FerramentasComparar arquivos. O Kompare irá então abrir mostrando as diferenças entre os arquivos ou pastas.

Filtragem de arquivos

O Dolphin consegue filtrar uma seleção de arquivos, isto é, mostrar somente esses itens na área de exibição, cujo nome contém um determinado texto. Por exemplo, se quiser mostrar apenas os arquivos MP3 que existem em determinada pasta, poderá filtrar com o texto .mp3.

Para filtrar os arquivos, ative primeiro a barra do filtro, seja pressionando a tecla Ctrl+I ou através da opção FerramentasMostrar a barra de filtragem. Você poderá então inserir o texto a ser filtrado na barra de filtragem. A barra de filtragem pode ser desativada pressionando Esc ou clicando com o botão esquerdo do mouse no ícone Ocultar a barra de filtragem.