Painéis

O Dolphin permite colocar um conjunto de painéis ao lado da área de exibição. Eles podem ser ativados com a opção ExibirPainéis. Se quiser mover os painéis para uma posição diferente, até mesmo para fora da janela, basta desbloqueá-los e depois clicar no título do painel a ter sua posição alterada e, então, arrastá-lo para o local desejado.

Locais

Por padrão, o painel Locais aparece à esquerda da janela. Ele mostra todos os locais que estiverem marcados como favoritos, os dispositivos de armazenamento conectados ao computador, os itens acessados recentemente e permite-lhe pesquisar por certos tipos de arquivos. A ordem desses elementos poderá ser alterada com a ação arrastar e soltar.

A forma mais simples de adicionar uma pasta ao painel Locais é arrastar e soltar a pasta nesse painel. Além disso, você poderá clicar dentro do painel com o botão direito do mouse e escolher a opção Adicionar entrada... no menu de contexto. O primeiro procedimento cria um favorito em nível de sistema, enquanto o segundo pode ser usado para adicionar a localização atual da barra de localização ou de outra pasta ou dispositivo desejado. Será aberta uma caixa de diálogo onde a legenda, a localização e o ícone poderão ser alterados, além de permitir a indicação de que o uso desse item será restrito ao Dolphin.

Se clicar com o botão direito do mouse irá abrir o menu de contexto para editar, adicionar, ocultar ou remover os itens. Também é possível alterar o tamanho dos ícones para um dos valores predefinidos ou bloquear/desbloquear os painéis.

O menu de contexto tem uma ação para abrir o item em uma nova aba. Os dispositivos podem ser desmontados usando o menu de contexto.

Informações

O painel Informações mostra dados estendidos sobre os itens selecionados, sobre a pasta atual ou sobre o arquivo onde o ponteiro do mouse se encontra, incluindo o seu tamanho, tipo e data da última modificação. A informação também inclui uma previsão ampliada do arquivo selecionado. Você também poderá atribuir a ele uma avaliação, etiquetas de identificação e comentários.

Pastas

O painel Pastas mostra uma estrutura de exibição em árvore do sistema de arquivos. Ele só apresenta as pastas. Ao selecionar uma pasta com o botão esquerdo do mouse, a área de exibição do Dolphin muda para apresentar o conteúdo da pasta selecionada.

Terminal

Este painel contém um terminal. O terminal será aberto na pasta que se encontra visível na área de exibição do Dolphin. Mudar de pasta na área de exibição ativa do Dolphin irá mudar a pasta de trabalho do terminal e vice-versa. O terminal funciona apenas com mídias locais.